quarta-feira, 30 de outubro de 2019

"The Affair" traz às telas um caso quântico

Carlos Gerbase*

 Reprodução / IMDB
Helen (Maura Tierney) e Noah (Dominic West) em "The Affair"Reprodução / IMDB

Série norte-americana está em sua quinta e última temporada

A série norte-americana The Affair está em sua quinta e última temporada. Desde que comecei a acompanhar a história do casal Noah e Helen Solloway, fiquei encantado com a complexidade da narrativa, que muda de acordo com o ponto de vista da personagem que a está contando. Em vários momentos, não há certeza sobre o que de fato aconteceu. Os criadores da série, Sarah Treem e Hagai Levi, conseguiram a proeza de traduzir em ficção audiovisual um dos principais dramas da vida contemporânea: a derrota das certezas.

A modernidade ocidental está baseada na supremacia da ciência sobre a religião. O francês René Descartes inaugurou a era da razão, vinculando nossa existência ao pensamento material, e não à fé. Descartes ainda acreditava na alma, mas esta era entendida como um sinônimo de consciência. O inglês Isaac Newton complementou o cartesianismo ao estabelecer as bases da física moderna, com ideias e equações que explicam como as coisas se movem (ou ficam paradas). De maçãs a planetas, tudo é lógico e matemático.

O cinema é filho da modernidade. A televisão é neta. Filmes e séries, em sua grande maioria, contam histórias que “aconteceram assim”. Não à toa, as lentes das câmeras são chamadas de objetivas. O problema é que nossa compreensão do universo ficou muito mais complexa e subjetiva. A relatividade restrita de Einstein e o modelo atômico de Rutherford e Bohr, aliados ao princípio da incerteza de Heisenberg, minaram as certezas modernas. Para usar a famosa metáfora de Schrödinger, um gato numa caixa fechada pode estar vivo ou morto, dependendo do observador. Essa é uma das bases da física quântica. (Perdão pelas simplificações!)

A verdade dos eventos em The Affair é como o gato de Schrödinger. Os roteiristas da série dão mais um passo e colocam, numa perspectiva quântica, algumas das polêmicas mais quentes da atualidade. O feminismo, por exemplo, é dissecado e várias vezes retorcido nessa última temporada. Nada disso funcionaria, é claro, se não houvesse excelentes atores, e aí entram em cena Maura Tierney (espetacular), Dominic West e Ruth Wilson. Tenho certeza de que, quando a série acabar, suas personagens e suas histórias, tão incertas quanto humanas, continuarão habitando minha memória por um longo tempo.
-----------
* Carlos Gerbase é um cineasta brasileiro. Integrante por 24 anos da Casa de Cinema de Porto Alegre, deixa a produtora em 2011, juntamente com Luciana Tomasi, para criar a Prana Filmes. É também professor de cinema na PUCRS e escritor. Colunista quinzenal da ZH
Fonte:  https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carlos-gerbase/noticia/2019/10/the-affair-traz-as-telas-um-caso-quantico-ck2b2c6zs0ah001r2hh65vp8k.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário