Foto:
Wikimedia commons
O
escritor Amos Oz em evento no Brasil
O escritor
Amos Oz morreu nesta sexta-feira (28) em Israel. Ele sofria de câncer e tinha
79 anos. A notÃcia foi confirmada por sua filha, Fania Oz Salzberger. “Meu
amado pai morreu de câncer, agora mesmo, depois de uma recaÃda, em seu sono e
tranquilidade, cercado pelas pessoas que amava”, escreveu ela via Twitter.
Oz era o
mais célebre autor israelense. Nascido em Jerusalém em 1939, sob o nome Amos
Klausner e antes mesmo da fundação do Estado judaico, se fez conhecido ao redor
do mundo tanto pela seu trabalho como ficcionista como pelo ativismo polÃtico
pacifista.
Escreveu
dezenas de livros em hebraico, entre romances, contos e ensaios, além de
centenas de artigos em jornais, em Israel e fora do paÃs. Suas obras foram
traduzidas para mais de 45 idiomas, recebeu inúmeros prêmios e seu nome era
constantemente cotado para o Nobel de Literatura, que afinal não veio. Alguns
de seus livros mais conhecidos são “Caixa Preta”, “A pantera no porão” e “De
amor e trevas”.
A trajetória de Oz
O
escritor era filho de intelectuais que emigraram da Rússia no inÃcio dos anos
1920, no perÃodo entre-guerras na Europa, rumo à Palestina. Aos 15 anos de
idade, saiu de casa e foi morar em um kibutz, tipo de comunidade socialista e
rural muito comum entre os pioneiros do que viria a ser o Estado de Israel,
fundado em 1948.
Oz
estudou filosofia e literatura na Universidade Hebraica de Jerusalém. Mais
tarde tornou-se professor de literatura na Universidade Ben Gurion, em
Bersheba, no deserto do Neguev, ao sul de Israel. Seu primeiro romance é de
1966.
Lutou na
Guerra dos Seis Dias, de 1967, e na Guerra do Yom Kippur, em 1973. Após esses
conflitos, assumiu posição pública, por meio de artigos na imprensa, contra a
ocupação israelense de territórios palestinos na Cisjordânia e Gaza. Defendia a
solução de dois Estados, que havia sido proposta originalmente pela ONU
(Organização das Nações Unidas) em 1947.
Em 1978,
foi um dos fundadores do movimento alinhado à esquerda Shalom Achshav (“Paz
agora”, em hebraico.) Essa corrente pacifista reunia intelectuais e outros
ativistas, defendendo o reconhecimento recÃproco entre Israel e Palestina e o
compartilhamento de terras na região. O movimento existe até hoje, e completa
40 anos em 2018.
Foto:
Eloy Alonso/Reuters
O escritor isralense Amos Oz, que morreu em 28 de dezembro
de 2018
Entre a polÃtica e a
literatura
A
carreira de Amos Oz é marcada por essa dupla atividade, polÃtica e literária. E
embora muito de sua obra ficcional ecoe os conflitos locais ou os dilemas da
vida comunitária no kibutz, por exemplo, Oz fazia questão de manter bem
demarcada a linha que separava os dois campos de sua atuação como escritor.
Como
contou em diversas entrevistas ao longo da carreira, Oz tinha até mesmo um
artifÃcio para não misturar as coisas: para os artigos e ensaios polÃticos,
usava uma caneta preta. Para romances, contos, novelas, usava uma caneta azul.
“Eu nunca confundo as duas”, disse ele em 2009, prestes a completar 70 anos de
idade, ao jornal americano The New York Times. “Uma [caneta] serve para mandar
o governo ao inferno. A outra é para contar histórias.”
Em
entrevistas e palestras dadas pelo mundo, Oz era frequentemente provocado a
falar de polÃtica, a se posicionar sobre o conflito entre Israel e Palestina.
Ao mesmo tempo, como ficcionista de sucesso internacional, falava também sobre
literatura e lÃngua, sobre o prazer de contar uma boa história. Abaixo, o Nexo
seleciona quatro ideias expostas por Oz que explicam um pouco da visão de mundo
do escritor.
1. Contra o fanatismo
“O humor oferece imunidade maravilhosa contra
o fanatismo. Se o senso de humor fosse vendido em cápsulas, eu proporia uma
imunidade massiva contra esta praga dos nossos dias que é o fanatismo. E assim
quem sabe eu concorreria não ao Nobel de Literatura, mas de Medicina.”
Amos Oz
veio ao Brasil algumas vezes. Em 2017, disse a frase acima em palestra na Casa
do Povo, centro cultural fundado nos anos 1940 no Bom Retiro, em São Paulo,
ligado à comunidade judaica progressista. O evento era para lançar o livro
“Mais de uma luz – fanatismo, fé e conveniência no século 21”. Trata-se de um
ensaio de teor polÃtico, traduzido para dezenas de idiomas, lançado primeiro no
Brasil.
O
argumento central de Oz aqui é a luta contra o fanatismo de todos os lados: da
esquerda e da direita, dos radicais islâmicos e judeus. O autor vinha notando
uma ascensão do extremismo religioso pelo mundo e, como fez ao longo da vida,
se opunha a esse tipo de radicalismo em favor de uma atitude moderada - e bem
humorada - na polÃtica e no convÃvio social.
2. Os dramas familiares
“Se tivesse que definir meu
trabalho em uma só palavra, eu diria ‘famÃlias’. Em duas: ‘famÃlias infelizes’.
Em três, seria preciso ler todos os meus livros. (risos) Escrevo sobre a
famÃlia porque acho a instituição mais trágica e cômica do universo. São relações
misteriosas, excitantes e paradoxais.”
Como
contou em entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo em 2011, o
universo familiar era central na obra de Oz, tanto na perspectiva ficcional
como na polÃtica. Isso porque, por vezes, o autor, ao falar de Israel, parece
falar também de uma famÃlia - repleta de conflitos, crises, brigas e recalques.
Um de
seus mais famosos livros, “De amor e trevas”, explora seu próprio universo
familiar, entrelaçado à história de Israel: trata-se de um relato autobiográfico
em que ele examina sua trajetória em paralelo à de seu paÃs.
3. A lÃngua hebraica
“Eu amo a lÃngua hebraica e
minha visão é bem enviesada sobre isso. Eu poderia falar sobre o idioma
hebraico por horas e horas (...) Eu acho que um escritor ou um poeta do hebraico
contemporâneo ainda pode tomar liberdades muito ousadas com a lÃngua, pode até
mesmo legislar sobre a lÃngua, porque o hebraico é como o derretimento da lava,
como um vulcão em erupção, e ainda é possÃvel deixar uma certa marca na
lÃngua.”
Oz era um
cultor da lÃngua. Escrevia em hebraico, que aprendeu em casa. Era um idioma
bÃblico restrito até o começo do século 20 aos ritos litúrgicos, mas que foi
reavivado quando da fundação do Estado de Israel, em 1948. A escolha pelo
hebraico como lÃngua oficial do novo paÃs foi uma solução para não privilegiar
o iÃdiche dos judeus da Europa do leste ou o árabe falado por judeus do Oriente
Médio.
Isso
criou uma situação em que era preciso inventar novas palavras para que o idioma
pudesse descrever a vida moderna, e Oz costumava contar sobre a criação de
alguns vocábulos. Certa vez, como contou em entrevista à revista Tablet, ouviu
um taxista usar uma palavra que havia inventado - um verbo que descrevia o
comportamento conformista. “Era o mais próximo da imortalidade que um mortal
poderia chegar; ter uma palavra que você inventou voltando para você na boca de
um taxista.”
4. Visões sobre a guerra e
a paz
“O conflito
israelo-palestino é uma trágica luta entre duas vÃtimas da Europa - os árabes
foram vÃtimas do imperialismo, do colonialismo, da repressão e da humilhação.
Os judeus foram vÃtimas de discriminação, perseguição e, finalmente, de um
genocÃdio sem paralelo na história”
Em
artigos e ensaios como este, publicado em 2010 na revista The New York Review
of Books, Oz expunha uma visão trágica sobre o conflito entre israelenses e
palestinos, judeus e árabes, olhando para o histórico de espoliação europeia do
Oriente Médio e para o antissemitismo latente no continente.
Ao mesmo
tempo, manteve um notável otimismo, ancorado na percepção de que, para além das
lideranças governamentais e dos extremistas de parte a parte, há pessoas dos
dois lados que querem levar uma vida normal, se relacionar amorosamente,
trabalhar e se divertir.
Nesse
mesmo texto, ele escreveu: “Chegará o dia em que haverá uma embaixada
israelense na Palestina e uma embaixada da Palestina em Israel. E essas duas
embaixadas estarão a uma curta distância uma da outra, porque uma delas será em
Jerusalém Ocidental, a capital de Israel, e a outra será em Jerusalém Oriental,
a capital da Palestina. Extremistas de ambos os lados continuarão a fazer tudo
o que puderem para frustrar um compromisso histórico e a paz — mas a paz virá,
porque a maioria dos dois povos a quer e porque os extremistas são minorias dos
dois lados.”
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Reportagem Por José
Orenstein 28 Dez 2018
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