segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nobel de Medicina 2010

Criador da inseminação artificial ganha Nobel de Medicina

Robert Edwards desenvolveu a técnica ao lado de Patrick Steptoe,
que morreu em 1988
O britânico Robert Edwards foi agraciado com o
Prêmio Nobel de Medicina de 2010 pelo
desenvolvimento da fertilização in vitro, um avanço
que ajudou milhões de casais inférteis a ter filhos.

Alastair Grant/APEm foto de 1988,
Edwards brinca com dois 'bebês de proveta' que nasceram graças a suas descobertas"

Suas conquistas tornaram possível tratar a infertilidade, uma condição médica que aflige uma grande proporção da humanidade, incluindo mais de 10% de todos os casais do mundo" , disse o comitê responsável pelo prêmio a fazer o anúncio, em Estocolmo.
Edwards, que tem 85 anos, começou a trabalhar com fertilização in vitro, ou IVF, um procedimento no qual o óvulo é fertilizado fora do corpo da mulher, nos anos 50. Ele desenvolveu a técnica em conjunto com Patrick Steptoe, que morreu em 1988.
Em julho de 1978, a britânica Louise Brown tornou-se o primeiro bebê nascido por meio do procedimento, que revolucionou os tratamentos de infertilidade.
"Aproximadamente 4 milhões de indivíduos nasceram graças à IVF", diz a nota do comitê Nobel. "Hoje, a visão de Edwards é uma realidade que traz alegria a pessoas inférteis de todo o mundo".
A probabilidade de um casal infértil levar um bebê para casa depois de um ciclo de IVF é, atualmente, de 20%, mais ou menos a mesma que um casal saudável tem de conceber uma criança naturalmente.
Steptoe e Edwards fundaram a primeira clínica de IVF em Bourn Hall, em Cambridge.
Em nota, a clínica disse que um dos momentos de maior orgulho de Edwards foi ficar sabendo que 1.000 bebês gerados por inseminação artificial haviam nascido em Bourn Hall desde Louise Brown e levar a informação a Steptoe, que se encontrava gravemente doente, pouco antes de sua morte.
"Nunca esquecerei a expressão de felicidade em seus olhos", disse Edwards. Segundo a nota, Edwards "não está bem o suficiente para dar entrevistas".
O Nobel de Medicina ou Fisiologia é o primeiro dos prêmios de 2010 a ser anunciado. A ele se seguirão Física, na terça-feira; química, na quarta; Literatura, na quinta; Paz, na sexta e Economia, na segunda-feira, 11 de outubro.
Os prêmios foram criados pelo inventor e empresário sueco Alfred Nobel e entregues pela primeira vez em 1901, cinco anos após sua morte. cada prêmio inclui cerca de 10 milhões de coroas suecas (Cerca de US$ 1,5 milhão) um diploma e uma medalha de ouro.
___________________
Fonte: Estadão online, 04/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário