segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Educadores questionam avaliação

POLÊMICA NA ESCOLINHA
Imagem da Internet
Criado nos Estados Unidos, exame para crianças de até cinco anos de idade em teste no Rio pode ser aplicado em todo o BrasilEspecialistas em Educação Infantil abriram fogo contra uma proposta do governo federal de implantar testes para avaliar crianças de até cinco anos em creches e pré-escolas públicas. Os educadores criticam o método escolhido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e importado dos EUA.
Conhecido como ASQ-3, o modelo de avaliação americano está sendo utilizado experimentalmente na rede infantil pública do município do Rio, em parceria com a SAE. A prefeitura carioca aplicou os questionários em cerca de 50 mil crianças e pretende abranger outras 150 mil nos próximos meses. A SAE estuda levar a técnica para o resto do país.
Os adversários do método afirmam que classificar essa faixa etária com base em critérios como comunicação e coordenação motora pode criar estigmas nas crianças que não atingirem os resultados previstos. Para os educadores, os reprovados poderiam sofrer preconceito e bullying. Entidades como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) já enviaram ao Ministério da Educação (MEC) notas de repúdio à técnica. Para o especialista em Educação Infantil Vital Didonet, da Rede Nacional da Primeira Infância, o ASQ-3 não é adequado para avaliar o desenvolvimento infantil:
– Essa ferramenta até pode auxiliar na identificação de fatores de risco do desenvolvimento. No entanto, é preciso muito cuidado para não marcar as crianças.
Criador do programa Primeira Infância Melhor (PIM), o ex-secretário da Saúde e deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS) defende os testes. Para o parlamentar, é imprescindível que o poder público avalie o mais cedo possível o desenvolvimento da primeira infância. Aguardar que a criança ingresse na escola para começar a monitorar sua evolução poderia dificultar a assistência.
– A turma que é contra o método não quer ser avaliada. São os mesmos especialistas que criticam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) – dispara Terra.
Proposta ainda não foi analisada por MEC e Ministério da Saúde
Além da polêmica, há também uma falta de diálogo entre os ministérios envolvidos com o tema. Apesar do esforço da SAE para oferecer o instrumento a Estados e municípios, os ministérios da Educação e da Saúde – responsáveis pelo atendimento à primeira infância – ainda não aderiram à iniciativa.
Em reunião de especialistas na última semana – com a presença da educadora americana Jane Squires, uma das autoras dos testes –, o Ministério da Saúde informou desconhecer o ASQ-3. Segundo a representante da pasta no encontro, a área técnica de saúde da criança tem as mesmas preocupações dos educadores a respeito da técnica americana. No MEC, o setor de políticas públicas para a primeira infância revela não estar envolvido na negociação para adaptar os testes ao Brasil.

O QUE É ASQ-3?

Criado em 1997 nos EUA, o ASQ-3 é um instrumento de triagem que classifica as crianças em três categorias:
1) necessita ser avaliada em profundidade,
2) recomendado monitoramento e estímulos adicionais e
3)  desenvolvimento dentro da expectativa.

São cinco as áreas do desenvolvimento infantil avaliadas nos testes:
 comunicação,
coordenação motora ampla,
coordenação motora fina,
resoluçãode problemas e
contexto pessoal/social de cada criança.

A partir dos resultados, as crianças são classificadas conforme o grau de desenvolvimento.
Os diagnósticos, afirmam dirigentes da Secretaria de Assuntos Estratégicos, irão subsidiar políticas públicas para a primeira infância e investimentos nas crianças que apresentarem déficit de desenvolvimento.

O que é o ASQ-3

Perguntas e respostas

Como é aplicado o AS Q-3?
A técnica, baseada em questionários, pode ser aplicada por pais ou educadores que tenham completado o 4º ano do Ensino Fundamental.

Qual é o público alvo?
Os testes podem ser aplicados em crianças com idade entre um mês e cinco anos e meio.

Onde já é usado?
O ASQ-3 vem sendo utilizado em 31 Estados americanos e em países como Quênia, Zâmbia, Equador e Chile. No Rio, foi aplicado a 46 mil crianças de creches (de zero a três anos) e agora será testado nas pré-escolas que atendem crianças entre quatro e cinco anos.
Crianças com idade entre um mês e cinco anos e meio são o alvo dos testes
-Glaicon Covre, BD, 07/04/2008
------------------------------
fabiano.costa@gruporbs.com.br
REPORTAGEM POR FABIANO COSTA
BrasíliaMultimídia
O que é o ASQ-3anteriorlista
Fonte: ZH on line, 12/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário