Frei Betto*
Em torno da festa cristã de Corpus Christi vale lembrar que uma linha
vertical divide os seres humanos entre vencedores e vencidos, aliados e
inimigos, fiéis e hereges; desce da abstração da linguagem,
consubstanciada em ideologias e crenças religiosas, para atingir seu
ponto mais cruel: a segregação de corpos.
“Uma rosa é uma rosa é uma rosa”, declamava Gertrude Stein. Ninguém
discorda. No entanto, não há consenso de que “uma pessoa é uma pessoa é
uma pessoa”. Nazistas negam a judeus o direito à vida, assim como há
judeus que se julgam superiores aos árabes; e árabes que assassinam
cristãos que não comungam com suas crenças; e cristãos que excomungam
espiritualmente judeus, muçulmanos, comunistas, homossexuais e adeptos
do candomblé.
Uma pessoa é o seu corpo. Vive ao nutri-lo e faz dele expressão de
amor e gera novos corpos. Morto o corpo, desaparece a pessoa. Contudo,
chegamos às portas do Terceiro Milênio num mundo dominado pela cultura
necrófila da glamourização de corpos aquinhoados por fama, beleza e
riqueza, e a exclusão de corpos condenados pela pobreza.
Na lista telefônica de Santa Mônica, EUA, consta o número da Fundação
Elizabeth Taylor contra a aids. Não há nenhuma fundação contra a fome.
Esta mata muito mais que aquela. Por que a aids mobiliza mais que a
fome? Porque não faz distinção de classe. A fome é problema dos
oprimidos, e ameaça 1/3 da humanidade. Os premiados pela loteria
biológica, nascidos em famílias que podem se dar ao luxo de comer menos
para não engordar, são indiferentes aos famintos ou dedicam-se a
iniciativas caridosas, com a devida cautela de não questionar as causas
da pobreza.
Clonam-se corpos, não a justiça. Açougues virtuais, as bancas de
revistas exaltam a exuberância erótica de corpos, sem que haja igual
espaço para ideias, valores, subjetividades, espiritualidades e utopias.
Menos livrarias, mais academias de ginástica. Morreremos todos esbeltos
e saudáveis; o cadáver, impávido colosso, sem uma celulite…
A política das nações pode ser justamente avaliada pela maneira como a economia lida com a concretude dos corpos, sem exceção.
Num mundo em que o requinte dos objetos de luxo merece veneração
muito superior ao modo como são tratados milhões de homens e mulheres; o
valor do dinheiro se sobrepõe ao de vidas humanas; as guerras funcionam
como motor de prosperidade; é hora de nos perguntarmos como é possível
corpos tão perfumados com mentalidades e práticas tão hediondas? E por
que ideias tão nobres e gestos tão belos floresceram nos corpos
assassinados de Jesus, Gandhi, Luther King, Che Guevara e Chico Mendes?
O limite do corpo humano não é a pele, é a Terra. Somos células de
Gaia. Resta fazer esta certeza implantar-se na consciência, lá onde o
espírito adquire densidade e expressão.
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* Frei Betto é escritor e autor, em parceria com Marcelo
Gleiser e Waldemar Falcão, de “Conversa sobre a ciência e a fé” (Agir),
entre outros livros. www.freibetto.org - Twitter: @freibetto.
Fonte: http://mercadoetico.terra.com.br/04/06/2012
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