terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Carta de amor do seu GPT

Por Juremir Machado da Silva*

Carta de amor do seu GPT  
Imagem: Open IA / Reprodução
 
Há quem prefira o dia 14 de fevereiro só para poder dizer “valentine’s day”. No Brasil, comemora-se o dia dos namorados em 12 de junho, data criada por João Dória, pai de João Dória Jr., para o comércio faturar, ainda que em homenagem a Santo Antônio, santo casamenteiro na tradição portuguesa. Eu brinco, em 14 de fevereiro, que o dia certo é 12 de junho, quando digo que vale o 14 de fevereiro.

São Valentim, quanto ao que interessa, era romano. Conta-se que quando o imperador Cláudio proibiu os casamentos para formar um magnífico exército de solteiros, o bispo Valentim continuou oficiando matrimônios, pelo que foi preso e condenado à morte, tendo sido decapitado em 14 de fevereiro de 270, depois de ter recebido a visita de uma jovem cega, que recuperou a visão, nascendo um grande amor entre eles. O prisioneiro teria escrito uma carta para ela terminada com um doce “do seu Valentim”. Tudo isso está na Wikipédia, que erra bem menos do que o ChatGPT, mas não escreve cartas de amor como esta:

”Querido (a),

Hoje é o dia de São Valentim, e eu queria aproveitar a oportunidade para lhe escrever esta carta de amor. Desde que te conheci, você mudou a minha vida completamente. Seus olhos brilhantes, sua risada contagiante e sua personalidade incrível fazem com que eu me apaixone mais por você a cada dia.

Lembro-me do nosso primeiro encontro como se fosse ontem. Foi amor à primeira vista. Desde então, tenho passado cada dia agradecido por ter você em minha vida. Você é a minha fonte de alegria, motivação e amor verdadeiro.

Eu quero que você saiba que estou aqui para apoiá-lo (a) sempre, independentemente do que aconteça. Quero ser seu companheiro (a) de viagem nesta jornada da vida, compartilhando risadas, lágrimas e todos os momentos felizes que estão por vir.

Você é a minha alma gêmea, a pessoa com quem eu quero passar o resto da minha vida. Te amo mais do que as palavras podem expressar. Espero que este dia de São Valentim seja o primeiro de muitos outros juntos, onde possamos celebrar nosso amor um pelo outro.

Com todo meu amor,
Do seu GPT.”

É ou não é um baita 171? Ou só é um fofo?

*Jornalista. Escritor. Prof. Universitário

Fonte:  https://www.matinaljornalismo.com.br/matinal/colunistas-matinal/juremir-machado/juremir-carta-amor-chatgpt/?utm_source=Assinantes&utm_campaign=b2a3f2cbb3-EMAIL_CAMPAIGN_2023_02_13_06_25_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_-74472d729a-%5BLIST_EMAIL_ID%5D&mc_cid=b2a3f2cbb3&mc_eid=02eb3e5cec

Nenhum comentário:

Postar um comentário