quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

ChatGPT não passa de ano

 por *


ChatGPT não passa de ano  
Imagem: Reprodução

Só se fala do ChatGPT. É o assunto do momento no mundo tecnológico. Os apocalípticos temem que ele destrua a escola. Os deslumbrados tecnológicos garantem que graças a ele tudo será melhor e mais fácil no futuro. A corrente dos éticos de plantão permanente denuncia o potencial dessa nova faceta da Inteligência Artificial para as fraudes escolares. Os conspiracionistas levantaram a lebre: tudo isso não passaria de uma farsa para vender às universidades programas de detecção do uso de inteligência artificial. Melhor testar. O robô é cauteloso. Avisa de cara: “Embora tenhamos salvaguardas em vigor, o sistema pode ocasionalmente gerar informações incorretas ou enganosas e produzir conteúdo ofensivo ou tendencioso. Não se destina a dar conselhos”. No filme “A montanha dos sete abutres”, o editor do pequeno jornal interiorano era tão cauteloso que usava cinto e suspensório. O robô mais badalado do momento faz o mesmo. Next.

Fui testar. Perguntei a ele: Quem descobriu o Brasil? A resposta foi curta e seca: “O Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500”. Certo ou errado? Os povos originários cravam errado. Em frente: José de Alencar era escravista? Resposta do GPT: “Não há informações confiáveis de que José de Alencar fosse escravista. No entanto, como ele viveu em uma época em que a escravidão era comum no Brasil, é possível que ele tenha tido contato com a escravidão e a tenha retratado em suas obras de forma realista, sem necessariamente apoiá-la”. GPT não leu as cartas de José de Alencar a D. Pedro II em defesa da escravidão. A resposta dada é típica de quem não estudou e tenta dar uma boa enrolada no professor.

Mais uma: o escritor José de Alencar foi político? GPT se quebra feio: “Não, José de Alencar não foi político. Ele era um escritor e advogado brasileiro conhecido por suas obras de romance e ficção histórica que abordavam questões sociais e políticas da época. Embora não tenha sido político, suas obras têm sido consideradas influentes na formação do pensamento nacional brasileiro”. Erroooou. José de Alencar foi deputado por vários mandatos pelo Partido Conservador, ministro da Justiça e candidato ao Senado, preterido por D. Pedro II.

Mais uma: José de Alencar votou contra a lei do Ventre Livre? GPT: “Não há informações disponíveis sobre se José de Alencar votou contra a lei do ventre livre. José de Alencar viveu entre 1829 e 1877, uma época em que a participação política era limitada a uma pequena parte da população, e não há evidências de que ele tenha participado de votações ou tenha sido um ator político ativo. A lei do ventre livre, que garantia a liberdade dos filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei, foi aprovada em 1871, durante o período em que José de Alencar estava vivo, mas ele não teve participação direta na votação ou na elaboração da lei”. Que feio, GPT, espalhando fake news. José de Alencar votou contra a lei que libertava os nascituros. Ele defendia que “toda a lei é justa, útil, moral, quando realiza um melhoramento na sociedade e apresenta uma nova situação, embora imperfeita da humanidade. Neste caso está a escravidão”. Nota zero.

GPT vai precisar estudar muito ainda para passar de ano. É sabido, porém, que as inteligências artificiais aprendem rápido a copiar o que ainda não sabem. Troquei de assunto para melhorar o clima. Perguntei de boa: o Grêmio de Porto Alegre é campeão do mundo? Na primeira resposta, GPT quase acertou, mas fez uma grande confusão: “Não, o Grêmio de Porto Alegre, um clube de futebol brasileiro, não é campeão do mundo. O Grêmio tem uma forte tradição no futebol brasileiro e já venceu vários campeonatos nacionais e regionais, mas a competição de campeonato do mundo de futebol é disputada por seleções nacionais e o Grêmio não disputa essa competição”. Tem lógica. Kkkkk.

Na segunda tentativa, foi um fiasco: “Sim, o Grêmio de Porto Alegre é campeão do Mundial de Clubes da FIFA em 2017. Eles venceram o campeonato ao derrotar o clube espanhol Real Madrid na final. Este foi o primeiro título mundial de clubes da história do Grêmio e um dos mais importantes títulos da equipe até hoje”. Como se diz em bate-boca sobre futebol, GPT viu literalmente outro jogo. Uau! Vai estudar.

* Jornalista. Escritor. Prof. Universitário

Fonte: https://www.matinaljornalismo.com.br/matinal/colunistas-matinal/juremir-machado/juremir-chatgpt-nao-passa-de-ano/  06/02/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário