segunda-feira, 8 de abril de 2024

E no momento da nossa morte

 Frederick Boyer, escritor,

Et à l’heure de notre mort

Crônica

Crônica de Frédéric Boyer no Hebdo de 5 de abril de 2024.

Frédéric Boyer Tradução Google

Eu gostaria de ser o mais sincero possível, falando sobre o chamado fim da vida, que é objeto de um projeto de lei detalhando cinco condições a serem cumpridas simultaneamente por “acessar a ajuda para morrer”.

Uma vida requer um começo e um fim, e ainda assim cada vida, a mais precária, começa antes do início. E seu fim nunca é aquele termo seco e frio em que muitas vezes o trancamos. Há, atrevo-me a dizer, uma dimensão cósmica, universal a toda a vida vivida, como uma fraternidade ou uma irmandade de uma escala vertiginosa que, de maneira cega, mas indissolúvel, liga cada uma de nossas vidas aos vivos. A vida humana, mas sem dúvida toda a vida, só está viva para ser a antena da vida.

Leia também ao Live the Time

Toda a vida traz a memória de toda a vida. Eu vi os meus pais a sair. Meu pai, muito doente, desistindo quando tinha que entender com alívio que nós, seus filhos, tínhamos tomado o assunto em suas próprias mãos. E que com ele e a mãe, nós cuidaríamos do que restava a ser feito na vida. E a minha mãe entra numa senilidade pungente.

Eu pensei que ela estava envolvida em uma espécie de peregrinação paradoxalmente protetora, um apaziguamento sombrio em que ela acolheu o absurdo da vida culminante. Um absurdo gentil para nós, mas que expressava o excesso do significado do fim. E alcançar esse extremo era cumprir o frágil limiar de nossa dignidade como vivo até a decadência.

Existem cinco condições simultâneas suficientes para nos libertar desta dignidade? Ou a dignidade exige que nos liberte da insuportável provação do sofrimento e da decadência? Tenho pena daqueles que não duvidam. Se todos nós vamos para os nossos fins, nossa tarefa é interpretar o fim não só como o fim da vida, mas como os confins, tempo fundamental, terra extrema oferecida ao nosso entendimento e amor.

Leia também o Escritório das Trevas

Ao visitar minha mãe em seu Ehpad, com o coração cerrado diante dos sinais de sua grande idade (descredita, senilidade), eu me perguntava se eu não deveria valorizar o fim como um limiar, como uma fronteira extrema, em vez de lamentá-lo. Meu pai ou minha mãe teriam me pedido para ajudá-los a morrer, eu teria sido capaz de aceitar o pedido deles? Sinceramente, não sei.

E quanto àqueles que enfrentam o presente de sua agonia que seriam incapazes de cumprir os cinco requisitos? Não deveríamos primeiro fazer todo o possível para ficar com eles no limiar escuro dessa iminência? O sentido da provação é reconhecer-nos como irmãos “na angústia, na realeza e na paciência” (Apocalipse, 1.9). “Agora e na hora da nossa morte”, disse a oração.

Há um dia em que esses dois momentos importantes se aproximam de maneira assintomática. Pois a hora da nossa morte é sempre diferente, sempre por vir, até mesmo ajuda, ela inevitavelmente nos escapará. Como todos os que nos amam. A morte, que faz fronteira com a vida como um limiar, torna-se assim, através da inversão total, o coração da vida. Poderíamos ter imaginado uma lei que nos ajuda a viver a morte como uma terra extrema da vida. Limiar Cósmico e Fraterno da Criação. Ou uma lei não-legisladora que nos afastaria com amor e atenção à morte.

Morte, sim, meus amigos, a humanidade dá-lhe tanta loucura desde o seu início sombrio sem se preocupar com o lote abjeto de sofrimento que causa. No Parlamento, se eu fosse votar, eu me abstiveria. Perdido, alguns vão dizer. Sem dúvida, mas prefiro ser desarmado e tremendo no limiar escuro do qual eu poderia perceber a fraca luz de uma alma precária e eterna, como vi uma última vez nos olhos perdidos de minha mãe.

Fonte: https://www.la-croix.com/a-vif/et-a-l-heure-de-notre-mort-20240407?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_content=20240407&utm_campaign=NEWSLETTER__CRX_SOIR_EDITO&_ope=eyJndWlkIjoiMmIwZjA0YjAzMTFjYmRkNzdlMWI1YWVmYmQ5MWQ3ZTEifQ==

Nenhum comentário:

Postar um comentário