Luis Fernando Veríssimo*
Depois de ver Silêncio, vi, por acaso, Os Dez Mandamentos na televisão. Charlton Heston é Moisés, Yul Brynner é o faraó Ramsés, Cecil B. DeMille é o diretor. Impressionam os efeitos especiais e as cenas de multidão no filme, tudo feito – inclusive a repartição do Mar Vermelho, é mole? – sem computador, que não existia na época. E no filme Deus fala com Moisés, além de lhe passar as tábuas dos mandamentos. Me lembro que na época discutiu-se de quem deveria ser a voz de Deus. DeMille chegou a dizer que nada – inclusive, supõe-se, a passagem pelo Mar Vermelho – dera tanto trabalho quanto a escolha de uma voz para Deus. Cogitou-se chamar o ator e cantor Paul Robeson. Dois problemas: Robeson era negro, o que sugeriria que Deus também era, e comunista – que Deus, que se saiba, não é –, e estava sendo investigado. Uma boa escolha teria sido o James Earl Jones, se estivesse disponível então. Anos mais tarde, Jones faria a voz de Darth Vader. Outro bom papel.
A voz de Deus em Silêncio é igual à voz de Deus em Os Dez Mandamentos. Uma voz impecável de locutor. Inglês perfeito. Scorsese e DeMille obviamente se inspiraram no mesmo Deus, branco e bem articulado.
La La
Também peço perdão a quem ainda não viu La La Land, se é que ainda existe alguém, porque vou contar o fim. É curioso que, comparando o filme com outros musicais, ninguém tenha se lembrado daquele musical do Woody Allen com a dança na beira do Sena em que a Goldie Hawn literalmente voa e que é, ao mesmo tempo, uma gozação e uma homenagem ao surrealismo dos musicais, que se repete na dança do observatório em La La Land. O filme não tem um final feliz como os musicais clássicos. Quando se encontram anos depois do fim do seu romance, ele e ela trocam um olhar e um sorriso que elevam a história a um plano de melancolia inédita em filmes do gênero. O olhar e o sorriso dizem que a vida é assim, o tempo passa e os romances acabam, mas que foi bom, foi bom. E até nunca mais.
------------
* Jornalista. Escritor.
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a9752121.xml&template=3916.dwt&edition=30849§ion=70
Nenhum comentário:
Postar um comentário