Fotos: Vanessa Nunes
"Fracassem o quanto vocês puderem,
porque fracassando vocês irão
aprender algo."
Apesar do calorão no Anhembi, em São Paulo, Julien Fourgeaud subiu no palco para sua palestra na Campus Party na noite desta sexta-feira vestindo um moletom (do Angry Birds, claro). Estava tão entrouxado de camisetas por baixo que parecia um dos fofinhos pássaros furiosos do jogo que desenvolve.
Fourgeaud é gerente de produto e desenvolvimento de negócios da finlandesa Rovio, mas ele não palestrou sobre o game que virou febre mundo afora. Quem quisesse saber mais sobre a empresa em que ele trabalha que visitasse o site deles, aconselhou. A palestra focou um motivação pessoal, com Fourgeaud compartilhando um pouco de sua trajetória, saindo de um pequeno vilarejo francês com cerca de 4 mil habitantes, e sua experiência profissional. Ele aconselhou os campuseiros a viajar, ter os amigos por perto e valorizar todos os envolvidos em um projeto.
Foi para valorizar comunidades e startups, aliás, que reuniu as camisetas desses grupos e empresas durante a semana na Campus Party e as vestiu na apresentação. Com ajuda de uma voluntária, foi tirando uma a uma, para delírio da plateia.
Divertido e cativante, Fourgeaud destacou ainda a importância de aprender não só sobre aquilo que se curte, mas também sobre as coisas das quais não se gosta tanto. Falou também sobre a importância de tomarmos controle sobre nossas vidas:
- Não deixe a sua vida liderar você. Você é que deve liderar a sua vida - afirmou.
Ao lembrar de uma amiga que morreu em um acidente de bicicleta, chegou a chorar no palco - Fourgeaud se arrepende de ter perdido uma oportunidade de vê-la no que acabaria se tornando uma despedida.
Questionado sobre qual conselho deixaria aos campuseiros, pensou, pensou e cravou:
- Fracassem o quanto vocês puderem, porque fracassando vocês irão aprender algo.
@@@
Por mais que eu tivesse preferido ouvi-lo falar sobre o Angry Birds e a Rovio, gostei bastante da palestra a ponto de considerada a melhor entre as que assisti na Campus Party deste ano.
"Não deixe a sua vida liderar você.
Você é que deve liderar
a sua vida"
@@@
A apresentação também ficou marcada por uma manifestação (imagem acima). Não eram pássaros furiosos, mas sim "angry campuseiros" reclamando da insegurança no evento, alegando furtos em barracas. Mario Teza, diretor-geral da Futura Networks, a empresa que comanda a Campus Party, interrompeu Fourgeaud para esclarecer a confusão e prometer reforço na segurança. Quando voltou ao microfone, o gerente da Rovio deu um sermão aos campuseiros revoltados, lembrando que ali estavam em comunidade e deviam se ajudar em vez de partir para a violência.
------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário