sexta-feira, 1 de junho de 2018

O caminhonaço

José de Souza Matins*
 

O caminhonaço que parou o país nos últimos dias e provavelmente causou prejuízos de bilhões de reais, tanto ao próprio governo quanto à economia privada, é um desses episódios reveladores do que é a crise atual da sociedade brasileira. As revelações são várias, tanto dos seus níveis ocultos quanto dos seus níveis explícitos.

Uma delas é a do vazio do poder. O Estado brasileiro passou por transformações profundas nas últimas décadas: na redemocratização de 1946, no golpe de 1964, no fim do regime militar em 1985 e com a Constituição de 1988. Progressivamente, a representação política popular foi sendo descaracterizada e esvaziada. Os partidos deixaram de representar ideias e doutrinas e decorrentes projetos alternativos de nação. Passaram a representar grupos de interesses, secundarizaram os diferentes grupos de identidade e classes sociais que constituem a diversidade do que é propriamente o povo brasileiro.

O vazio ganhou visibilidade e intensidade nos movimentos de rua de 2013, cujos atores levaram ao mpedimento da presidente da República. Até então, o Partido dos Trabalhadores havia cooptado os movimentos populares surgidos à margem do sistema partidário e lhes servira de mediação política. Permitiu-lhes atuar como sujeitos, ainda que adjetivos, da estrutura política do Estado. A partir de então ficou evidente que a margem vinha para o centro do processo político, escapava do controle do PT e escapava da própria política.

Não obstante, uma pobre concepção binária da política cegou as esquerdas, sobretudo o próprio PT, para a nova realidade social e política do país, complexa, diversificada, povoada de sujeitos com nova cara, novas funções sociais e econômicas, novas modalidades de consciência, novas carências. Enquanto isso, políticos de carreira permaneceram agarrados ao poder e a uma visão de mundo atrasada em meio século ou mais.

Fora o PT o único conglomerado partidário, com função de partido pós-moderno, que compreendeu a nova realidade do país. O que se deveu, em boa parte, a que sua organização política já não era nem é a de verdadeiro partido. Era e é uma colagem. Foi eficaz durante o curto tempo do primeiro mandato de Luiz Inácio, antes do desastre do mensalão, abrindo brecha num sistema político impermeável aos novos sujeitos e dominado por agrupamentos de interesse e de famílias radicados em nosso provincianismo. Ou nas corporações econômicas, como a dos proprietários de terra.

Hoje a proporção de fazendeiros na composição do Congresso Nacional é superior à da sua proporção no conjunto da população brasileira. Extensas parcelas do povo sequer estão representadas no Legislativo e no governo.

Como se vê também na multiplicação de agentes religiosos na representação política, os atributos identitários de segundo plano, extrapolíticos, como os confessionais, emergiram no primeiro plano da ação política para ocupar o vazio e o esvaziamento do Estado e o derretimento da política.
Não é estranho, pois, que em face dos impasses do momento atual, de supressão dessa mediação precária, o governo não tenha conseguido, prontamente, identificar os interlocutores do protesto e estabelecer com eles uma pauta de negociação que superasse a crise. Deixou que o bloqueio se arrastasse, se multiplicasse e, mesmo, se deixasse manipular por interesses e vontades invisíveis, em poucas horas tornando complicado o entendimento.

A tentativa tardia de negociar revelou que se sentaram à mesa da negociação pessoas que pouco ou nada representam, os autônomos do setor de transportes. Eles não falam em nome das forças ocultas que parecem manipular o movimento e suas demandas. O que parecia uma greve ganhou forma de locaute de supostos grupos poderosos, que usurparam a causa dos autônomos. Ficou problemático negociar com as forças ocultas do protesto.

A maior revelação do episódio é a do espontaneísmo dos descontentes que viabilizou o protagonismo explícito dos autônomos, mas também um enigmático protagonismo oculto. Pode-se ver que na disseminação do espontaneísmo político no Brasil a política agoniza, sacrificada tanto pelos próprios políticos quanto pelo povo partidarizado e sectarizado, mas despolitizado.

Nas manifestações destes dias, o apelo explícito à intervenção militar no governo mostra que a militância tosca e ingênua concebe a política como instrumento do retrocesso ao passado, e não como progresso e superação de problemas e de atrasos.

 O caminhonaço é o indício de que, na falta de governo, qualquer grupo pode se apossar do país, impor a todos as suas conveniências e impedir o livre e justo exercício dos direitos de cada qual. Nossa democracia unidimensional anseia por autoritarismo.
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*José de Souza Martins é sociólogo. Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Membro da Academia Paulista de Letras. Entre outros livros, autor de “Moleque de Fábrica” ( Ateliê Editorial)
Fonte: http://www.valor.com.br/cultura/5562929/o-caminhonaco 01/06/2018

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