quinta-feira, 6 de junho de 2024

A Fé do Simples

 

FaithXLVII, "Multum in parvo".

A arte de rua da fé XLVII

Faith XLVII é uma artista de rua que vive na Cidade do Cabo da África do Sul e luta por direitos humanos e questões sociais, especialmente africanas. Através de vernizes de pulverização, pinturas a óleo, fotografias e colagens, transforma paredes, especialmente espaços abandonados, em lugares artísticos, que forçam o transeunte a momentos de reflexão, com consciência sobre a complexidade da realidade urbana circundante. O artista já expôs em vários estados, da França à Suécia, da Austrália aos Estados Unidos, à Europa, incluindo a Itália. Em San Benedetto del Tronto pintou um mural intitulado Mysterium Cosmographicum, que imortaliza uma jovem ao lado da qual encontramos a inscrição “Vivimi”: um convite à participação social e individual, ao apego à existência em um sentido amplo e responsável.

Um mundo natural povoado por zebras, tigres, cavalos, mas também por plantas e flores, redesenho e revitaliza áreas periféricas, enfatizando a importância do respeito por uma natureza cada vez mais sufocada. Em seus murais, grande importância é dada ao feminino, como pode ser visto na obra pintada em Miami e intitulada Multum em parvo, para o projeto “Mulheres nas Paredes, nas Muralhas de Wynwood, nas quais podemos observar uma jovem, representada em tons de cinza, ajoelhada em posição de oração, com um rosário muçulmano na mão.

O tema parece ser a busca da espiritualidade em um mundo urbanizado e deserto. O rosto da menina é escondido por seus próprios braços, que são representadas extensões, esguias em direção a uma profundidade infinita. Este aspecto é criado através de linhas que geram uma estrada imaginária, terra colorida, e que vão para cima, empurrando o olho do espectador, além da parede do palácio em que o mural está representado. As mãos, que seguram o rosário em suas mãos, são abertas, como se para acolher aquele vento litiólito que possa tranquilizar, confortar, animar, no que diz respeito à aridez do concreto da cidade. Mas, embora a menina esteja curvando-se, esperando, a graça nela já parece estar presente, como mostra os reflexos de uma luz que ilumina as mãos, a cabeça e as pernas. A luz já está presente e brilha nesse corpo humilde e simples.

Fonte:  https://www.laciviltacattolica.it/abitare/la-fede-dei-semplici/?utm_source=Newsletter+%22La+Civilt%C3%A0+Cattolica%22&utm_campaign=2532e05e1e-CAMPAIGN_ANP_6_2024&utm_medium=email&utm_term=0_9d2f468610-2532e05e1e-85986793&ct=t(CAMPAIGN_ANP_6_2024)&mc_cid=2532e05e1e&mc_eid=2fdb252660

Nenhum comentário:

Postar um comentário