terça-feira, 14 de março de 2023

A Campanha da Fraternidade na Quaresma indica o caminho da conversão

Frei Marcos Sassatelli*

Campanha da Fraternidade 2023: veja a história e a programação em Fortaleza
No dia 22 de fe­ve­reiro - quarta-feira de Cinzas - a Con­fe­rência Na­ci­onal dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Cam­panha da Fra­ter­ni­dade 2023, com o tema “Fra­ter­ni­dade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).

De acordo com a Rede Bra­si­leira de Pes­quisa em So­be­rania e Se­gu­rança Ali­mentar e Nu­tri­ci­onal (Rede PENSSAN), em 2022 a in­se­gu­rança ali­mentar grave atingia 33,1 mi­lhões de bra­si­leiros e bra­si­leiras. De­pois de 10 anos, o Brasil voltou a fi­gurar no Mapa da Fome, da Or­ga­ni­zação das Na­ções Unidas (ONU).

É nessa si­tu­ação de emer­gência que a CNBB as­sume, pela ter­ceira vez, a re­a­li­zação de uma Cam­panha da Fra­ter­ni­dade vol­tada para a questão da fome. Como po­demos dizer que somos ir­mãos e irmãs se muitos e muitas entre nós vivem em si­tu­ação per­ma­nente de fome?

“Somos con­vo­cados a con­si­derar a fome como re­fe­rência para nossa re­flexão e nosso pro­pó­sito de con­versão”. Frente ao so­fri­mento hu­mano e - de ma­neira toda es­pe­cial - ao “ver­go­nhoso fla­gelo” da fome, não po­demos ceder à cul­tura da in­di­fe­rença (Texto-Base. Apre­sen­tação). A CF nos in­dica o ca­minho da con­versão.

La­men­ta­vel­mente, a res­peito da CF 2023, temos dois tipos de crí­ticas:

1. Crí­ticas sec­tá­rias e to­tal­mente falsas de pes­soas - que se dizem ca­tó­licos e ca­tó­licas e que - como afirma o pro­fessor da Uni­ver­si­dade Fe­deral de Ser­gipe (UFS), Ro­mero Ve­nâncio - “tem forte pre­sença nas redes so­ciais e nas pla­ta­formas di­gi­tais. Or­ga­nizam-se a partir de lives, cursos, pa­les­tras, di­vul­gação e lei­turas de li­vros tra­di­ci­o­na­listas in­ternos ao ca­to­li­cismo”.

Esses ca­tó­licos e ca­tó­licas “são ra­di­cal­mente contra as re­so­lu­ções pas­to­rais do Con­cílio Va­ti­cano II dos anos 60; são ter­mi­nan­te­mente con­trá­rios às re­so­lu­ções das Con­fe­rên­cias de Me­dellin (1968) e Pu­ebla (1979) e sempre em opo­sição a CNBB no Brasil”.

Nas redes so­ciais as­su­miram “uma crí­tica vi­ru­lenta e de­so­nesta à Cam­panha da Fra­ter­ni­dade 2023” (https://​www.​vio​mund​o.​com.​br/​voce-​escreve/​romero-​ven​anci​o-​extrema-​direita-​cat​olic​a-​faz-​critica-​des​ones​ta-​a-​cam​panh​a-​da-​fra​tern​idad​e.​html). Cui­dado! São os fa­ri­seus de hoje!

2. Crí­ticas ba­se­adas numa visão te­o­ló­gica - cons­ci­ente ou in­cons­ci­en­te­mente equi­vo­cada - de ou­tros ca­tó­licos e ca­tó­licas - entre os quais temos também re­li­gi­osos e re­li­gi­osas, pa­dres e bispos - que não aceitam a re­a­li­zação da Cam­panha da Fra­ter­ni­dade na Qua­resma.

Dizem que a Qua­resma é “o Tempo fa­vo­rável para a con­versão” e que, nesse Tempo, não de­vemos abordar ou­tros as­suntos.

Per­gunto: o que é a con­versão? Não é um pro­cesso de mu­dança de vida e de cres­ci­mento na vi­vência pes­soal, co­mu­ni­tária e so­cial da fra­ter­ni­dade? Na Qua­resma, o des­taque dado à fra­ter­ni­dade, a partir de si­tu­a­ções his­tó­ricas es­pe­cí­ficas - de­su­manas e an­ti­fra­ternas, como o “ver­go­nhoso fla­gelo” da fome - não mostra “o que o pe­cado pode fazer quando não o en­fren­tamos? Por isso, a cada ano, re­ce­bemos um con­vite para viver a Qua­resma à luz da Cam­panha da Fra­ter­ni­dade e viver a Cam­panha da Fra­ter­ni­dade em es­pí­rito de con­versão pes­soal, co­mu­ni­tária e so­cial” (Texto-Base. Apre­sen­tação).

Ob­je­tivos per­ma­nentes da Cam­panha da Fra­ter­ni­dade

• “DES­PERTAR o es­pí­rito co­mu­ni­tário e cristão na busca do bem comum;
• EDUCAR para a vida em fra­ter­ni­dade;
• RE­NOVAR a cons­ci­ência da res­pon­sa­bi­li­dade de todos e todas pela ação evan­ge­li­za­dora, em vista de uma so­ci­e­dade justa e so­li­dária” (Texto-Base, 2).

Ob­je­tivos da Cam­panha da Fra­ter­ni­dade 2023

Ob­je­tivo geral:

“SEN­SI­BI­LIZAR a so­ci­e­dade e a Igreja para en­fren­tarem o fla­gelo da fome, so­frido por uma mul­tidão de Ir­mãos e Irmãs, por meio de com­pro­missos que trans­formem esta re­a­li­dade a partir do Evan­gelho de Jesus Cristo”.

Ob­je­tivos es­pe­cí­ficos - Do Texto-Base des­taco três:

• “COM­PRE­ENDER a re­a­li­dade da fome à luz da fé em Jesus Cristo;
• DES­VELAR as causas es­tru­tu­rais da fome no Brasil;
• ES­TI­MULAR ini­ci­a­tivas de agri­cul­tura fa­mi­liar (e co­mu­ni­tária) agro­e­co­ló­gica”

Acres­cento três:

• DE­NUN­CIAR a ini­qui­dade e per­ver­si­dade es­tru­tural - le­ga­li­zada e ins­ti­tu­ci­o­na­li­zada - do sis­tema ca­pi­ta­lista ne­o­li­beral, que - diz o Papa Fran­cisco - “ex­clui, de­grada e mata”;
• CONS­TRUIR - no res­peito e na va­lo­ri­zação das di­fe­renças - a uni­dade de todas as forças so­ciais po­pu­lares (sin­di­catos de tra­ba­lha­dores(as), mo­vi­mentos po­pu­lares, co­mitês e fó­runs de Di­reitos Hu­manos e da irmã Mãe Terra Nossa Casa Comum, e ou­tras or­ga­ni­za­ções po­pu­lares);
• LUTAR unidos e unidas para dar os passos his­tó­ricos pos­sí­veis na su­pe­ração do Pro­jeto Ca­pi­ta­lista e na im­plan­tação do Pro­jeto Po­pular (ver­da­dei­ra­mente so­ci­a­lista) de So­ci­e­dade.

Ter­mino com o pe­dido da Oração da CF 2023: “Ins­pirai-nos o sonho de um MUNDO NOVO, de diá­logo, jus­tiça, igual­dade e paz”.

*Frade dominicano, assessor e participante das CEBs, Pastorais Socioambientais e Movimentos Populares, membro da Comissão Dominicana.

Fonte:  https://correiocidadania.com.br/2-uncategorised/15398-a-campanha-da-fraternidade-na-quaresma-indica-o-caminho-da-conversao

Nenhum comentário:

Postar um comentário