sexta-feira, 6 de outubro de 2023

O Fosse convertido ganha o Prêmio Nobel de Literatura: do álcool à mística... e ao poder da graça.


Fosse
Na primavera de 2012, Fosse bebeu sem parar por dois meses seguidos, até que ele entrou em colapso. Em um e-mail, ele escreveu: "Eu tomei a decisão de parar de beber".

O escritor norueguês Jon Olav Fosse foi premiado nesta quinta-feira, 5 de outubro, com o Prêmio Nobel de Literatura 2023, "por sua prosa inovadora e por dar voz ao que não pode ser dito".

Nascido em 1959 no pequeno município de Haugesund, na costa ocidental da Noruega. Fosse cresceu no belo Strandebarm, à beira do fiorde, onde ele passava sua infância entrando em uma bicicleta e colado à sua guitarra inseparável. Desde criança, ele vislumbrou uma alma artística e rebelde. Aos onze anos, ele usava cabelos tão longos que nenhum vizinho se lembrava de nada disso.

Seu pai trabalhou como diretor em uma cooperativa e sua mãe era uma dona de casa. Em Strandebarm ele viveu anos muito felizes, mas Jon nunca teve nostalgia por sua aldeia, na verdade, ele sempre se importava mais com a "Costa Oeste da Noruega" que estava dentro. De fato, o personagem principal de Septologia, seu trabalho, senta-se e contempla as ondas. "Eu observo minhas próprias ondas internas do coração da Europa", diz o protagonista.

Trabalho extensivo e bem sucedido

Fosse cresceu crescendo e tornou-se cada vez mais interessado no mundo das letras, matriculado na Universidade de Bergen, onde estudou literatura comparada, e tornou-se anos mais tarde um dos grandes escritores noruegueses do habitual. Nos últimos quarenta anos de vida, ele escreveu romances, poemas, peças de teatro, livros infantis, ensaios... e seu trabalho foi traduzido para mais de cinquenta idiomas.

Desde sua estréia em 1983 com Red, Black recebeu inúmeros prêmios, tanto em sua Noruega natal e no exterior. Um exemplo é a Ordem Nacional do Mérito da França ou mesmo o lendário Grotten, uma residência honorária localizada no complexo do Palácio Real em Oslo. Além disso, o Daily Telegraph incluiu-o em sua lista de 2007 de gênios vivos.

Quando ele completou cinquenta anos, Jon Fosse estava exausto. Ele escreveu trabalhos em um ritmo incrível por muitos anos. Ele passou a escrever duas peças no mesmo verão. Como ele não gostava de ser o centro das atenções, ele tomou a decisão de se aposentar. Eu não queria mais viajar ou escrever, pelo menos por enquanto.

Aposentado em Hainburg an der Donau, uma pequena cidade perto de Viena, Fosse sempre foi muito atraído pela Áustria, um país de profundas tradições e um lugar onde a música clássica, o teatro e a fé católica ainda são muito fortes.

“Uma das vantagens de viver em Hainburg é que eu só tenho contato com minha família mais próxima. Eu vou à missa e faço as compras uma vez por semana. É calmo e tranquilo. Eu vou para a cama às nove horas e me levanta às quatro ou cinco da manhã”, explica o escritor.

Fosse 

Fosse escreveu romances, poemas, peças de teatro, livros infantis, ensaios... e seu trabalho foi traduzido para mais de cinquenta idiomas.

No entanto, a vida de Fosse nem sempre foi tão idílica quanto é agora. Por muito tempo ele bebeu demais. Embora ele nunca o fez quando escreveu, uma vez que ele precisava estar sóbrio para dar sua melhor versão. Ele bebeu para combater a ansiedade. O álcool veio a ser completamente dominado e precisava beber para encontrar "normal".

Na primavera de 2012, Fosse bebeu sem parar por dois meses seguidos, até que ele entrou em colapso. Em um e-mail, ele escreveu: "Eu tomei a decisão de parar de beber". Ele sofria de delírios graves e era muito ruim. Esse ano seria um ponto de viragem na vida de Fosse. Além de deixar o álcool, ele se converteu ao catolicismo e se casou com Anne (ele tem seis filhos, o mais novo é um bebê). "Eu assumi e mudei o curso do navio", diz ele em uma entrevista.

Seu grande trabalho é a Septologia - dois dos quais foram finalistas do International Booker em 2020 e 2022. Nele, Fosse é a favor de traduzir um misticismo da vida comum. “Tudo o que escrevi pode ser considerado uma espécie de ‘realismo místico’. A septologia, especificamente, é um realismo tão claramente místico que tem referências reais e componentes ensaísticos, está completamente ligada à maneira como o narrador do romance pensa”, diz este admirador declarado de Federico García Lorca.

A septologia é um romance de sete volumes que exemplifica o que Fosse descreveu como sua vez em direção à “prosa lenta”. O narrador é um pintor chamado Asle, um convertido ao catolicismo afligido pela morte de sua esposa. Na noite anterior à véspera de Natal, Asle encontra seu amigo inconsciente morrendo de álcool em um beco. Suas memórias são dobradas, repetidas e gradualmente turvas em uma voz, uma consciência difusa capaz de existir em muitas vezes e lugares ao mesmo tempo.

“Era importante para mim não morrer antes de terminar este trabalho. Pode parecer uma loucura, mas eu estava com medo de não chegar à linha de chegada. Vamos todos desaparecer e eu estava com medo de que minha saúde e minhas forças não se aguentassem mais. Afinal, eu experimentei o que eu experimentei”, diz Fosse em referência aos seus problemas com álcool.

Sua história de conversão

A vida de seu personagem Asle é muito semelhante à de Fosse, que se converteu ao catolicismo em 2012. “Eu tive uma espécie de reviravolta religiosa na minha vida que tinha a ver com entrar no desconhecido. Eu era ateu, mas não conseguia explicar o que estava acontecendo quando escrevia. Você sempre pode explicar o cérebro de uma forma científica, mas você não pode entender o que essa luz ou esse espírito consiste”, diz ele.

Fosse 

“Eu era ateu, mas não conseguia explicar o que estava acontecendo quando escrevia.”

Asle, seu personagem, pensa algo muito semelhante ao que Fosse pensa sobre Deus: "Eu decidi que o personagem principal se assemelha a mim, por exemplo, nesta ideia de que Deus é tão próximo que você não pode experimentá-lo e tão distante que você não pode pensar nele."

No entanto, a ideia de Deus em Fosse é mais uma reunião do que uma crença. Se você é um verdadeiro crente, você não acredita apenas em dogmas ou instituições. Se Deus é uma realidade, você acredita em outro nível. Isso não significa que dogmas e instituições religiosas não sejam necessários. Se o mistério da fé sobreviveu por dois mil anos, é porque a Igreja se tornou uma instituição”, explica.

Graça por Fosse é também um elemento importante. “Quando eu escrevo alguma coisa, vejo isso como um grande presente, como uma espécie de graça. Mesmo quando faço uma produção de alguns dos meus trabalhos que requer muito trabalho; para que os atores aprendam o texto, prendam o palco... Tenho muitas pessoas para fazer muito, e não mereço isso. É mais do que eu mereço”, ele reconhece.

“Sabendo como escrever e escrever bem, isso é engraçado. Acho que a própria vida pode ser divertida. Embora eu às vezes entenda as pessoas que querem deixar esta vida, é um lugar tão horrível em muitas ocasiões. Você também pode pensar na morte como uma graça. Estar aqui o tempo todo deve ser horrível”, diz ele.

Para Fosse, o que acontece é que muitos desses conceitos transcendentes são paradoxais. “Este mundo caído é uma espécie de dom, mas então tudo se torna muito paradoxal. Por vezes sinto-me tão cheio de contradições que não sei como posso ficar junto, de ser um. Tenho certeza de que Deus está presente o tempo todo, mesmo que às vezes ele não sinta isso”, diz o escritor.

Se houve um católico importante na vida de Fosse, esse tem sido o teólogo dominicano medieval Eckhart. "Comecei a ler o meister Eckhart em meados dos anos 80. Foi uma grande experiência. Eu li muito depois de terminar a faculdade, junto com Martin Heidegger. Eu me senti como Heidegger, mas de uma maneira muito mais profunda. Eckhart é o escritor que mais me influenciou”, reconhece.

Comecei a acreditar em Deus, mas como Eckhart, não tinha dogmas. Eu senti a necessidade de compartilhar essa maneira de acreditar com outra pessoa, então eu fui para os Quakers, mas, algum tempo depois, eu parei de ir. Durante anos fui um simples escritor e não tinha ninguém com quem compartilhar minhas crenças. Em meados da década de 1980, fui à missa para uma igreja católica em Bjirgvin e gostei, a ponto de começar a participar de um curso para me tornar católico. Muitos anos depois, decidi entrar na Igreja Católica. Eu não poderia ter feito isso se não fosse pelo Mestre Eckhart e sua maneira de ser católico e místico ao mesmo tempo”, diz ele.

Você pode ver aqui o momento em que ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura 2023.

“Meu próprio lado remonta a quando eu tinha sete anos e estava prestes a morrer em um acidente. Eu me vi do lado de fora, em uma espécie de luz brilhante, em paz, em um estado muito feliz. Tenho certeza de que este acidente, essa experiência de quase-morte, me formou como escritor. Essa experiência abriu meus olhos para a dimensão espiritual da vida, apesar de ser marxista, tentei negá-la o máximo que pude”, conclui.

Fonte:  https://www.religionenlibertad.com/cultura/736764943/converso-gana-nobel-literatura-2023-acohol-a-poder-gracia.html##STAT_CONTROL_CODE_3_736764943## - Tradução Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário