Por Carlos Rosa*
Imagem: D.R. / Carlos Rosa
Ou então não. Ou então tudo isto que escrevi está errado. É uma falsa premonição. Falsa! Mas baseada em dados reais. Desculpem-me a escolha das palavras, reais não, existentes. Dados que existem, mas que são falsos. E só sabemos que o são, porque alguém fez por desmascará-los.
Num primeiro estudo mais sério sobre o mundo oco e vazio produzido pela Inteligência Artificial generativa dá conta dos problemas para os quais os especialistas andam a alertar, e que a OpenAI e a Microsoft tendem a ignorar.
Produziu-se um outro estudo que analisou as respostas dadas pelo ChatGPT a 517 perguntas sobre programação e estas revelaram que 52% das respostas do ChatGPT contêm informações incorretas. Mas mais grave ainda é que os utilizadores não detetaram que havia erros em 39% dessas respostas incorretas.
Tive também acesso a um artigo científico que prova que o “ChatGPT é bullshit”, ou seja, estas plataformas de IA na verdade não mentem, porque quando não têm a informação, inventam-na. Aldrabam-na! Por isso, dizer que a informação vomitada pelas plataformas de IA é mentirosa, é mentira. É sim, aldrabada. É caso para dizer que o ChatGPT está apenas preocupado em parecer que é, convincentemente, inteligente.
Veja-se o caso de um advogado norte-americano que preparou recentemente o seu caso utilizando o ChatGPT e descobriu, para seu desconforto, que a maioria dos casos citados não eram reais.
Veja-se também a quantidade de imagens geradas por IA, que se lhes dedicarmos uns breves segundos da nossa atenção, vamos perceber que são imagens falsas.
Isto é delicioso, porque afinal as plataformas de IA estão cada vez mais humanas... ou seja, falham, aldrabam e alimentam a mentira, tal como nós! Chegam a ser ignorantes... também como nós!
Por isso, caros escritores, jornalistas, designers e ilustradores, o futuro é risonho. Não vamos conduzir, não, isso não. Mas vamos continuar a criar belos textos e belas imagens para gáudio da nossa sociedade.
* Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia
Fonte: https://www.dn.pt/5297251070/a-era-da-ia-que-e-como-quem-diz-a-era-da-ignorancia-artificial/
Nenhum comentário:
Postar um comentário