Por Paulo Moura -
Joe Biden Foto: EFE/EPA/Yuri Gripas / POOL
Artigo escrito por conselho editorial do jornal pede que democratas convençam Biden a desistir
O recente artigo escrito pelo conselho editorial do jornal americano The New York Times sobre o presidente Joe Biden segue repercutindo. No texto, publicado nesta terça-feira (9), o veículo aconselha o Partido Democrata a retirar Biden da campanha presidencial e chega a dizer que o chefe de Estado está “passando vergonha” e “colocando o seu legado em risco”.
– Os democratas que querem derrotar Trump em novembro devem falar claramente com Biden. Eles precisam dizer a ele que seu desafio ameaça entregar a vitória a Trump. Eles precisam dizer a ele que ele está passando vergonha e colocando seu legado em risco. Ele precisa ouvir, claro e simples, que não é mais um porta-voz eficaz de suas próprias prioridades – diz o jornal.
Em outro ponto, o veículo diz que até mesmo líderes democratas têm reconhecido o declínio pessoal de Biden. Um deles, o deputado Don Beyer, da Virgínia, teria dito a colegas no último final de semana que o presidente “realmente tem dificuldade em juntar duas frases”.
Por causa disso, o jornal, que é abertamente alinhado aos democratas, afirma que os colegas de partido do presidente precisam dizer claramente a ele “que a segurança e os riscos para a América são muito altos” para que a legenda o mantenha como o indicado para a disputa contra Trump.
– Se a reticência deles [os democratas] até agora foi em parte uma demonstração de respeito e em parte um cálculo de que Biden seria mais receptivo a aconselhamento privado do que a críticas públicas, está cada vez mais claro que o presidente não está disposto a aceitar a realidade de sua situação – diz o jornal.
Por fim, o veículo resume que Biden “parece ter perdido a noção de seu próprio papel neste drama nacional” e que “não parece entender que agora ele é o problema” e “que a melhor esperança para os democratas manterem a Casa Branca é que ele se afaste”.
Fonte: https://pleno.news/brasil/politica-nacional/the-new-york-times-afirma-que-biden-esta-passando-vergonha.html 10/07/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário