quinta-feira, 4 de julho de 2024

Cinco avanços tecnológicos para conter as mudanças climátic

Artigo de Arantza García (traança)

 

Ilustração Elcar Gutierrez (estolo)

A tecnologia pode desempenhar um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas. Estes são alguns exemplos de avanços tecnológicos que estão fazendo a diferença na luta contra o aquecimento global.

De acordo com o último relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), há notícias encorajadoras na luta contra as mudanças climáticas. Nos últimos anos, tem havido desenvolvimentos promissores em tecnologias de baixo carbono e os países estão a assumir compromissos mais ambiciosos para reduzir as suas emissões. O problema é que ainda não é suficiente. Mesmo que todos os países do mundo cumpram seus compromissos climáticos atuais, provavelmente não é suficiente manter o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, um limite que os cientistas acreditam ser necessário para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

Diante desse cenário, os seres humanos depositam suas esperanças na ciência. É um fato, como evidenciado pelo último relatório sobre o estado da tecnologia climática, preparado pela PwC, que o investimento em tecnologia climática continua a crescer. A mudança mais notável ocorreu no setor industrial – que gera mais emissões do que qualquer outro, com 34% do total, que viu o investimento em tecnologia climática aplicada à indústria quase dobrou, de 8% para 14%.

Tecnologias com maior potencial para combater as mudanças climáticas incluem energia renovável e captura e armazenamento de carbono. Os veículos elétricos estão transformando o setor de transportes, reduzindo significativamente as emissões de CO2. Essas inovações, juntamente com os avanços na agricultura e na tecnologia espacial para estudar o clima, são essenciais para um futuro sustentável.

Captura e armazenamento de CO2

A captura, armazenamento e uso de carbono (CCUS) é uma tecnologia emergente que captura as emissões de CO2 de fontes industriais e as armazena com segurança no subsolo para ser usada novamente no futuro. De acordo com o Centro de Soluções Climáticas e Energéticas (C2ES), existem atualmente 26 projetos ativos de captura de carbono em grande escala e globalmente, e mais 34 em diferentes estágios de desenvolvimento.

Deve-se notar que algumas associações ambientais levantaram dúvidas sobre essa tecnologia. Embora tenha sido anunciado como uma das principais soluções tecnológicas para a crise climática, a quantidade de CO2 atualmente capturada pelas tecnologias CCS é pequena. As instalações da ACC continuam a se expandir e, embora pretendam atingir 420 milhões de toneladas por ano até 2035, o último número global de emissões de CO2 de combustíveis fósseis (2024) foi de 25 bilhões de toneladas.

Fotossíntese artificial

A fotossíntese artificial é uma tecnologia inovadora que imita o processo natural de fotossíntese para produzir combustível. Através deste método, materiais e dispositivos projetados para capturar a luz solar e convertê-la em energia química são usados, transformando dióxido de carbono e água em hidrocarbonetos ou hidrogênio. Esses combustíveis podem então ser usados em várias aplicações, desde a geração de eletricidade até o fornecimento de veículos. A fotossíntese artificial representa uma solução sustentável e renovável, uma vez que, como na natureza, o processo é limpo e o único subproduto é o oxigênio.

Daniel Nocera e Pamela Silvers, da Universidade de Harvard, desenvolveram uma folha biônica capaz de capturar e converter 10% da energia da luz solar, com um desempenho cerca de 10 vezes melhor do que a fotossíntese de uma planta média.

Tecnologia espacial

Cientistas da NASA e funcionários do estado da Califórnia estão trabalhando juntos no âmbito do Laboratório de Propulsão de Reação (JPL), usando dados de satélite, novas tecnologias de laser e radar e imagens 3D para os sistemas climáticos em mudança da Terra. O objetivo é obter dados suficientes para fornecer soluções científicas e aplicar a experiência da tecnologia espacial contra as mudanças climáticas e o aquecimento global.

Eles também pretendem usar as informações obtidas do estudo de Marte para encontrar soluções para o aquecimento global. Eles estão usando tecnologias de ponta para medir aspectos-chave, como a evolução do status perpétuo de neve ou água subterrânea.

Veículos eléctrico

As emissões dos transportes representam actualmente cerca de 25% das emissões totais de gases com efeito de estufa da UE e continuam a aumentar. A substituição de veículos a combustão por veículos elétricos é uma das melhores alternativas para reduzir as emissões de CO2. Nos últimos anos, o carro elétrico experimentou um avanço tecnológico significativo que não apenas reduziu seu custo, mas o tornou mais eficiente. Os modelos atuais têm entre 200 km e 400 km de autonomia, embora existam marcas que podem até dobrar esses dados.

Embora este tipo de veículo represente atualmente 1,67% do mercado na Espanha, o Plano Nacional Integrado 2021-2030 do Governo para a Energia e o Clima 2021-2030 prevê um parque de 5 milhões de veículos elétricos dentro de 10 anos, o que significaria cerca de 15% do total de automóveis.

Sistemas de irrigação inteligentes

A agricultura consome cerca de 70% da água doce disponível no mundo. Os sistemas de irrigação inteligentes estão revolucionando a gestão da água na agricultura, usando sensores de inteligência artificial e algoritmos para monitorar as condições do solo e do clima, ajustando a irrigação em tempo real para otimizar o uso da água.

Essa abordagem não só reduz o desperdício de água, mas também diminui o consumo de energia associado à irrigação, reduzindo assim as emissões de CO2. Em Espanha, a Federação Nacional das Comunidades Irigadas (Fenacore) trabalha há anos no projeto Life Irriman de sistemas inteligentes de irrigação, que seria capaz de alcançar 30% da economia de energia.

No entanto, deve notar-se também que só através de uma combinação de inovação tecnológica e de acções globais a todos os níveis podemos ter um impacto significativo na luta contra as alterações climáticas.

Fonte:  https://ethic.es/2024/07/cinco-avances-tecnologicos-para-frenar-el-cambio-climatico/ TRADUÇÃO FEITA PELO GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário