quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Os desafios da conexão cada vez mais precoce das crianças brasileiras com a internet

Por Caroline De Tilia*

Crianças e tecnologia: os desafios dessa relação - Forbes

Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023 mostrou um crescimento de 13% no número de acessos a ambientes digitais na primeira infância



“Não devemos proibir o contato de crianças com tecnologia depois dos dois anos de idade, mas é preciso ter consciência de que tudo em excesso é ruim”, afirma Dr. Eduardo Jorge Custódio.

Ver crianças de diferentes idades usando aparelhos eletrônicos durante almoços de família, passeios ao ar livre, entre outras atividades cotidianas, virou uma cena comum. E, embora haja um certo receio por parte de pais, médicos e especialistas, o relacionamento entre infância e tecnologia se desenvolve em ritmo constante.


A pesquisa TIC Kids Online Brasil de 2023, que entrevistou pessoalmente 2.704 famílias com crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos em todo Brasil, registrou que 24% dos jovens tiveram seu primeiro acesso à internet na primeira infância (antes dos seis anos de vida) – um aumento de 13% em relação a 2015. De acordo com dr. Eduardo Jorge Custódio, neurologista pediátrico e membro do Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o dado é preocupante, pois crianças não devem ter acessar nenhum tipo de tela antes dos dois anos de idade.


“Não devemos proibir o contato de crianças com tecnologia depois dos dois anos de idade, mas é preciso ter consciência de que tudo em excesso é ruim. E não há dúvidas que o uso precoce acarreta danos futuros e atrapalha no desenvolvimento cognitivo e social da criança”, afirma Custódio.

No manual “#MaisSaúde #MenosTelas”, atualizado em 2021, a Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que etapas de desenvolvimento infantil são inibidas com o uso excessivo de aparelhos eletrônicos: “A distração de uma tela ou a experimentação de um objeto de consumo, como um jogo de videogame, passa a ser uma solução rápida para lidar com sentimentos perturbadores e emoções difíceis, ocasionando dependências com as quais as crianças e os adolescentes ainda não aprenderam a lidar.”
Qual o tempo de tela ideal para cada idade?


Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/11/criancas-brasileiras-estao-conectadas-a-internet-mais-cedo-quais-os-desafios-dessa-relacao/#foto5

Nenhum comentário:

Postar um comentário