*
Os ideais do Iluminismo são a base de nossas democracias e universidades
no século 21: a crença na razão, na ciência, no ceticismo, no
secularismo e na igualdade. De fato, nenhuma outro período se compara à
era do Iluminismo.
A Antiguidade é inspiradora, mas está a um mundo de distância das
sociedades modernas. A Idade Média é mais razoável do que sua reputação
sugere, mas ainda assim é medieval. A Renascença
foi gloriosa, mas em grande medida graças ao seu resultado: o
Iluminismo. O romantismo veio como reação à era da razão, mas os ideais
dos Estados modernos não se expressam em termos de romantismo e emoção.
Segundo a história mais contada, o Iluminismo tem origem no "Discurso do
Método" (1637), de René Descartes, continuou por cerca de um século e
meio com John Locke, Isaac Newton, David Hume, Voltaire e Kant e
terminou com a Revolução Francesa, em 1789 —talvez com o período do
terror, em 1793.
Mas e se a história estiver errada? E se o Iluminismo puder ser
associado a lugares e pensadores que costumamos ignorar? Tais perguntas
me assombram desde que topei com o trabalho de um filósofo etíope do
século 17: Zera Yacob (1599-1692), também grafado Zära Yaqob.
Yacob nasceu numa família pobre numa propriedade agrícola perto de Axum,
a lendária antiga capital do norte da Etiópia. Como estudante, ele
impressionou seus professores e foi enviado a uma nova escola para
estudar retórica ("siwasiw" em ge'ez, a língua local), poesia e
pensamento crítico ("qiné") por quatro anos.
Em seguida, estudou a Bíblia por dez anos em outra escola, recebendo
ensinamentos dos católicos e dos coptas, bem como da tradição cristã
ortodoxa, majoritária no país.
Na década de 1620, um jesuíta português convenceu o rei Susenyos a converter-se ao catolicismo, que não tardou a virar religião
oficial da Etiópia. Seguiu-se uma perseguição aos livres-pensadores,
mais intensa a partir de 1630. Yacob, que nessa época lecionava na
região de Axum, havia declarado que nenhuma religião tem mais razão que
outra —e seus inimigos o denunciaram para o rei.
Yacob fugiu, levando apenas um pouco de ouro e os Salmos de Davi. Viajou
para o sul, para a região de Shewa, onde se deparou com o rio Tekezé.
Ali encontrou uma área desabitada com uma "bela caverna" no início de um
vale. Construiu um muro de pedra e viveu nesse local isolado para
"encarar apenas os fatos essenciais da vida", como Henry David Thoreau descreveria uma vida também solitária, dois séculos mais tarde, em "Walden" (1854).
Por dois anos, até a morte do rei, em setembro de 1632, Yacob permaneceu
na caverna como ermitão, saindo apenas para buscar alimentos no mercado
mais próximo. Na caverna, ele alinhavou sua nova filosofia
racionalista.
Ele acreditava na primazia da razão e afirmava que todos os seres
humanos, homens e mulheres, são criados iguais. Yacob argumentou contra a
escravidão, criticou todas as religiões e doutrinas reconhecidas e
combinou essas opiniões com sua crença pessoal em um criador divino,
asseverando que a existência de uma ordem no mundo faz dessa a opção
mais racional.
Em suma: muitos dos ideais mais elevados do Iluminismo foram concebidos e
resumidos por um homem que trabalhou sozinho em uma caverna etíope de
1630 a 1632.
LIVROS
A filosofia de Yacob, baseada na razão, é apresentada em sua obra
principal, "Hatäta" (investigação). O livro foi escrito em 1667 por
insistência de seu discípulo, Walda Heywat, que escreveu ele próprio uma
"Hatäta" de orientação mais prática.
Hoje, 350 anos mais tarde, é difícil encontrar um exemplar do trabalho de Yacob. A única tradução
ao inglês foi feita em 1976 pelo professor universitário e padre
canadense Claude Sumner. Ele a publicou como parte de uma obra em cinco
volumes sobre a filosofia etíope, que foi lançada pela nada comercial
editora Commercial Printing Press, de Adis Abeba.
O livro foi traduzido ao alemão e, no ano passado, ao norueguês, mas
ainda é basicamente impossível ter acesso a uma versão em inglês.
A filosofia não era novidade na Etiópia antes de Yacob. Por volta de
1510, "The Book of the Wise Philosophers" (o livro dos filósofos sábios)
foi traduzido e adaptado ao etíope pelo egípcio Abba Mikael. Trata-se
de uma coletânea de ditados de filósofos gregos
pré-socráticos, Platão e Aristóteles por meio dos diálogos
neoplatônicos, e também foi influenciado pela filosofia arábica e as
discussões etíopes.
Em sua "Hatäta", Yacob critica seus contemporâneos por não pensarem de
modo independente e aceitarem as palavras de astrólogos e videntes só
porque seus predecessores o faziam. Em contraste, ele recomenda uma
investigação baseada na razão e na racionalidade científica,
considerando que todo ser humano nasce dotado de inteligência e possui
igual valor.
Longe dele, mas enfrentando questões semelhantes, estava o francês
Descartes (1596-1650). Uma diferença filosófica importante entre eles é
que o católico Descartes criticou explicitamente os infiéis e ateus em
sua obra "Meditações Metafísicas" (1641).
Essa perspectiva encontra eco na "Carta sobre a Tolerância" (1689), de Locke, para quem os ateus não devem ser tolerados.
As "Meditações" de Descartes foram dedicadas "ao reitor e aos doutores
da sagrada Faculdade de Teologia em Paris", e sua premissa era "aceitar
por meio da fé o fato de que a alma humana não morre com o corpo e de
que Deus existe".
Yacob, pelo contrário, propõe um método muito mais agnóstico, secular e
inquisitivo —o que também reflete uma abertura ao pensamento ateu. O
quarto capítulo da "Hatäta" começa com uma pergunta radical: "Tudo que
está escrito nas Sagradas Escrituras é verdade?" Ele prossegue pontuando
que todas as diferentes religiões alegam que sua fé é a verdadeira:
"De fato, cada uma delas diz: 'Minha fé é a certa, e aqueles que creem
em outra fé creem na falsidade e são inimigos de Deus'. (...) Assim como
minha fé me parece verdadeira, outro considera verdadeira sua própria
fé; mas a verdade é uma só".
Assim, ele deslancha um discurso iluminista sobre a subjetividade da
religião, mas continua a crer em algum tipo de criador universal. Sua
discussão sobre a existência de Deus é mais aberta que a de Descartes e
talvez mais acessível aos leitores de hoje, como quando incorpora
perspectivas existencialistas:
"Quem foi que me deu um ouvido com o qual ouvir, quem me criou como ser
reacional e como cheguei a este mundo? De onde venho? Tivesse eu vivido
antes do criador do mundo, teria conhecido o início de minha vida e da
consciência de mim mesmo. Quem me criou?".
IDEIAS AVANÇADAS
No capítulo cinco, Yacob aplica a investigação racional a leis
religiosas diferentes. Critica igualmente o cristianismo, o islã, o
judaísmo e as religiões indianas.
Ele aponta, por exemplo, que o criador, em sua sabedoria, fez o sangue
fluir mensalmente do útero das mulheres, para que elas possam gestar
filhos. Assim, conclui que a lei de Moisés, segundo a qual as mulheres
são impuras quando menstruam, contraria a natureza e o criador, já que
"constitui um obstáculo ao casamento e a toda a vida da mulher,
prejudica a lei da ajuda mútua, interdita a criação dos filhos e destrói
o amor".
Desse modo, inclui em seu argumento filosófico a perspectiva da
solidariedade, da mulher e do afeto. E ele próprio viveu segundo esses
ideais.
Fabio Zimbres | ||
Ilustração de capa da Ilustríssima, por Fabio Zimbres |
Depois de sair da caverna, pediu em casamento uma moça pobre chamada
Hirut, criada de uma família rica. O patrão dela dizia que uma empregada
não estava em pé de igualdade com um homem erudito, mas a visão de
Yacob prevaleceu. Consumada a união, ele declarou que ela não deveria
mais ser serva, mas seu par, porque "marido e mulher estão em pé de
igualdade no casamento".
Contrastando com essas posições, Kant (1724-1804) escreveu um século
mais tarde em "Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime"
(1764): "Uma mulher pouco se constrange com o fato de não possuir
determinados entendimentos".
E, nos ensaios de ética do alemão, lemos que "o desejo de um homem por
uma mulher não se dirige a ela como ser humano, pelo contrário, a
humanidade da mulher não lhe interessa; o único objeto de seu desejo é o
sexo dela".
Yacob enxergava a mulher sob ótica completamente diferente: como par intelectual do filósofo.
Ele também foi mais iluminista que seus pares do Iluminismo no tocante à
escravidão. No capítulo cinco, Yacob combate a ideia de que "possamos
sair e comprar um homem como se fosse um animal". Assim, ele propõe um
argumento universal contra a discriminação:
"Todos os homens são iguais na presença de Deus; e todos são
inteligentes, pois são suas criaturas; ele não destinou um povo à vida,
outro à morte, um à misericórdia e outro ao julgamento. Nossa razão nos
ensina que esse tipo de discriminação não pode existir".
As palavras "todos os homens são iguais" foram escritas décadas antes de
Locke (1632-1704), o pai do liberalismo, ter empunhado sua pena.
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E a teoria do contrato social de Locke não se aplicava a todos na
prática: ele foi secretário durante a redação das "Constituições
Fundamentais da Carolina" (1669), que concederam aos homens brancos
poder absoluto sobre seus escravos africanos. O próprio inglês investiu
no comércio negreiro transatlântico.
Comparada à de seus pares filosóficos, portanto, a filosofia de Yacob
frequentemente parece o epítome dos ideais que em geral atribuímos ao
Iluminismo.
ANTON AMO
Alguns meses depois de ler a obra de Yacob, enfim tive acesso a outro
livro raro: uma tradução dos escritos reunidos do filósofo Anton Amo (c.
1703-55), que nasceu e morreu em Gana.
Amo estudou e lecionou por duas décadas nas maiores universidades da
Alemanha (como Halle e Jena), escrevendo em latim. Hoje, segundo o World
Library Catalogue, só um punhado de exemplares de seu "Antonius
Guilielmus Amo Afer of Axim in Ghana" está disponível em bibliotecas
mundo afora.
O ganês nasceu um século após Yacob. Consta que ele foi sequestrado do
povo akan e da cidade litorânea de Axim quando era pequeno,
possivelmente para ser vendido como escravo, sendo levado a Amsterdã,
para a corte do duque Anton Ulrich de Braunschweig-Wolfenbüttel
—visitada com frequência pelo polímata G. W. Leibniz (1646-1716).
Batizado em 1707, Amo recebeu educação de alto nível, aprendendo
hebraico, grego, latim, francês e alemão —e provavelmente sabia algo de
sua língua materna, o nzema.
Tornou-se figura respeitada nos círculos acadêmicos. No livro de Carl
Günther Ludovici sobre o iluminista Christian Wolff (1679-1754)
—seguidor de Leibniz e fundador de várias disciplinas acadêmicas na
Alemanha—, Amo é descrito como um dos wolffianos mais proeminentes.
No prefácio a "Sobre a Impassividade da Mente Humana" (1734), de Amo, o
reitor da Universidade de Wittenberg, Johannes Gottfried Kraus, saúda o
vasto conhecimento do autor, situa sua contribuição ao iluminismo alemão
em um contexto histórico e sublinha o legado africano da Renascença
europeia:
"Quando os mouros vindos da África atravessaram a Espanha, trouxeram com
eles o conhecimento dos pensadores da Antiguidade e deram muita
assistência ao desenvolvimento das letras que pouco a pouco emergiam das
trevas".
O fato de essas palavras terem saído do coração da Alemanha na primavera
de 1733 ajuda a lembrar que Amo não foi o único africano a alcançar o
sucesso na Europa do século 18.
Na mesma época, Abram Petrovich Gannibal (1696-1781), também sequestrado
e levado da África subsaariana, tornava-se general do czar Pedro, o
Grande, da Rússia. O bisneto de Gannibal se tornaria o poeta nacional da
Rússia, Alexander Pushkin. E o escritor francês Alexandre Dumas
(1802-70) foi neto de uma africana escravizada e filho de um general
aristocrata negro nascido no Haiti.
Amo tampouco foi o único a levar diversidade e cosmopolitismo a Halle
nas décadas de 1720 e 1730. Vários alunos judeus de grande talento
estudaram na universidade. O professor árabe Salomon Negri, de Damasco, e
o indiano Soltan Gün Achmet, de Ahmedabad, também passaram por lá.
CONTRA A ESCRAVIDÃO
Em sua tese, Amo escreveu explicitamente que havia outras teologias além
da cristã, incluindo entre elas a dos turcos e a dos "pagãos".
Ele discutiu essas questões na dissertação "Os Direitos dos Mouros na
Europa", em 1729. O trabalho não pode ser encontrado hoje, mas, no
jornal semanal de Halle de novembro de 1729, há um artigo curto sobre o
debate público de Amo. Segundo esse texto, o ganês apresentou argumentos
contra a escravidão, aludindo ao direito romano, à tradição e à razão.
Será que Amo promoveu a primeira disputa legal da Europa contra a
escravidão? Podemos pelo menos enxergar um argumento iluminista em favor
do sufrágio universal, como o que Yacob propusera cem anos antes. Mas
essas visões não discriminatórias parecem ter passado despercebidas dos
pensadores principais do iluminismo no século 18.
David Hume (1711-76), por exemplo, escreveu: "Tendo a suspeitar que os
negros, e todas as outras espécies de homem em geral (pois existem
quatro ou cinco tipos diferentes), sejam naturalmente inferiores aos
brancos". E acrescentou: "Nunca houve nação civilizada de qualquer outra
compleição senão a branca, nem indivíduo eminente em ação ou
especulação".
Kant levou adiante o argumento de Hume e enfatizou que a diferença fundamental entre negros e brancos
"parece ser tão grande em capacidade mental quanto na cor", antes de
concluir, no texto do curso de geografia física: "A humanidade alcançou
sua maior perfeição na raça dos brancos".
Na França, o mais célebre pensador iluminista, Voltaire (1694-1778), não
só descreveu os judeus em termos antissemitas, como quando escreveu que
"todos eles nascem com fanatismo desvairado em seus corações"; em seu
ensaio sobre a história universal (1756), ele afirmou que, se a
inteligência dos africanos "não é de outra espécie que a nossa, é muito
inferior".
Como Locke, Voltaire investiu dinheiro no comércio de escravos.
CORPO E MENTE
A filosofia de Amo é mais teórica que a de Yacob, mas as duas
compartilham uma visão iluminista da razão, tratando todos os humanos
como iguais.
Seu trabalho é profundamente engajado com as questões da época, como se
vê em seu livro mais conhecido, "Sobre a Impassividade da Mente Humana",
construído com um método de dedução lógica utilizando argumentos
rígidos, aparentemente seguindo a linha de sua dissertação jurídica
anterior. Aqui ele trata do dualismo cartesiano, a ideia de que existe
uma diferença absoluta de substância entre a mente e o corpo.
Em alguns momentos Amo parece se opor a Descartes, como observa o
filósofo contemporâneo Kwasi Wiredu. Ele argumenta que Amo se opôs ao
dualismo cartesiano entre mente e corpo, favorecendo, em vez disso, a
metafísica dos akan e o idioma nzema de sua primeira infância, segundo
os quais sentimos a dor com nossa carne ("honem"), e não com a mente
("adwene").
Ao mesmo tempo, Amo diz que vai tanto defender quanto atacar a visão de
Descartes de que a alma (a mente) é capaz de agir e sofrer junto com o
corpo. Ele escreve: "Em resposta a essas palavras, pedimos cautela e
discordamos: admitimos que a mente atua junto com o corpo graças à
mediação de uma união natural. Mas negamos que ela sofra junto com o
corpo".
Amo argumenta que as afirmações de Descartes sobre essas questões
contrariam a visão do próprio filósofo francês. Ele conclui sua tese
dizendo que devemos evitar confundir as coisas que fazem parte do corpo e
da mente. Pois aquilo que opera na mente deve ser atribuído apenas à
mente.
Talvez a verdade seja o que o filósofo Justin E. H. Smith, da
Universidade de Paris, aponta em "Nature, Human Nature and Human
Difference" (natureza, natureza humana e diferença humana, 2015): "Longe
de rejeitar o dualismo cartesiano, pelo contrário, Amo propõe uma
versão radicalizada dele".
Mas será possível que tanto Wiredu quanto Smith tenham razão? Por
exemplo, será que a filosofia akan tradicional e a língua nzema
continham uma distinção cartesiana entre corpo e mente mais precisa que a
de Descartes, um modo de pensar que Amo então levou para a filosofia
europeia?
Talvez seja cedo demais para sabermos, já que uma edição crítica das
obras de Amo ainda aguarda ser publicada, possivelmente pela Oxford
University Press.
COISA EM SI
No trabalho mais profundo de Amo, "Treatise on the Art of Philosophising
Soberly and Accurately" (tratado sobre a arte de filosofar com
sobriedade e precisão, 1738), ele parece antecipar Kant. O livro trata
das intenções de nossa mente e das ações humanas como sendo naturais,
racionais ou de acordo com uma norma.
No primeiro capítulo, escrevendo em latim, Amo argumenta que "tudo é
passível de ser conhecido como objeto em si mesmo, ou como uma sensação,
ou como uma operação da mente".
Ele desenvolve em seguida, dizendo que "a cognição ocorre com a coisa em
si" e afirmando: "O aprendizado real é a cognição das coisas em si. E
assim tem sua base na certeza da coisa conhecida".
Seu texto original diz "omne cognoscibile aut res ipsa", usando a noção latina "res ipsa" como "coisa em si".
Hoje Kant é conhecido por seu conceito da "coisa em si" ("das Ding an
sich") em "Crítica da Razão Pura" (1787) —e seu argumento de que não
podemos conhecer a coisa além de nossa representação mental dela.
Mas é fato sabido que essa não foi a primeira utilização do termo na
filosofia iluminista. Como diz o dicionário Merriam-Webster no verbete
"coisa em si": "Primeira utilização conhecida: 1739". Mesmo assim, isso
foi dois anos depois de Amo ter entregue seu trabalho principal em
Wittenberg, em 1737.
À luz dos exemplos desses dois filósofos iluministas, Zera Yacob e Anton
Amo, talvez seja preciso repensarmos a Idade da Razão nas disciplinas
da filosofia e da história das ideias.
Na disciplina da história, novos estudos comprovaram que a revolução
mais bem-sucedida a ter nascido das ideias de liberdade, igualdade e
fraternidade se deu no Haiti, não na França. A Revolução Haitiana
(1791-1804) e as ideias de Toussaint L'Ouverture (1743""1803) abriram o
caminho para a independência do país, sua nova Constituição e a abolição
da escravidão.
Em "Les Vengeurs du Nouveau Monde" (os vingadores do novo mundo, 2004),
Laurent Dubois conclui que os acontecimentos no Haiti foram "a expressão
mais concreta da ideia de que os direitos proclamados na Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, eram de fato universais".
Nessa linha, podemos indagar se Yacob e Amo algum dia serão elevados à posição que merecem entre os filósofos da Era das Luzes.
*
Este texto foi publicado originalmente no site Aeon.
DAG HERBJORNSRUD, 46, é historiador de ideias e fundador do SGOKI (Centro de História Global e Comparativa de Ideias), em Oslo.
CLARA ALLAIN é tradutora.
FABIO ZIMBRES, 57, é quadrinista, designer e artista visual.
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Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/12/1945398-os-africanos-que-propuseram-ideias-do-iluminismo-antes-de-locke-e-kant.shtml
Muito bom...
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