Os últimos anos do varejo vem sendo apelidados de apocalipse.
O crescimento do e-commerce vem trazendo diversas mudanças nos hábitos
de consumo ao redor do planeta, com uma tendência cada vez maior de
lojas físicas perderem a relevância. Mas há um grupo de pessoas que
parecem não ligar muito para o novo, e gostam mesmo é de caminhar, se
mover e ter o produto em mãos na hora de escolher.
A geração Z é
considerada a de pessoas nascidas entre 1994 e 2010, nascida já nativa
na internet e anterior aos tão alardeados millenials. Enquanto o segundo
grupo é considerado o responsável pelo chamado “apocalipse do varejo
físico”, o primeiro pode significar sua salvação.
Para tentar entender como sobreviver neste novo paradigma, o International Council of Shopping Centers fez um levantamento
dos hábitos de consumos em cada geração, e descobriu que a geração Z,
mesmo já tendo “nascido” na internet, é aquela que mais faz questão de
comprar em shoppings ou lojas físicas. Em um período de três meses, 95%
das pessoas destas geração visitaram ao menos um centro comercial ante
75% dos millenials e 58% dos geração X (nascidos entre 1961 e 1981).
O
estudo revelou que os principais motivos deste grupo ainda ir a
shoppings está em questões como sociabilidade – ir ao cinema, comer com
amigos -, poder ver o produto ao vivo – e eventualmente testar ou
prová-los – e conseguir sair de lá com a compra em mãos, mostrando uma
tendência a valorização da agilidade de obter um produto. Justamente por
conta do imediatismo, os geração Z tem preferência por lojas de
departamento, onde conseguem em um único lugar, comprar grande parte de
suas necessidades. A exceção está na compra de eletrônicos, que ainda é
predominantemente online.
-------
Fonte: https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/a-gera%C3%A7%C3%A3o-z-est%C3%A1-salvando-os-shoppings-centers-dos-millenials-e-da-gera%C3%A7%C3%A3o-x/ar-BBWibs5?li=AAggpOs&ocid=NL_PTBR_A1_20190503_7_2 - Acesso 03/05/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário