O filósofo francês Gilles Lipovetsky:
"As tradições não têm mais poder de organização"
Investir
para refundar a educação é a única possibilidade de enfrentar os desafios do
século XXI, na opinião do filósofo francês Gilles Lipovetsky. Com mais de uma
dezena de livros publicados no Brasil sobre temas diversos - da moda ao luxo,
do individualismo ao vazio, da felicidade à estética -, ele é considerado um
teórico da hipermodernidade.
Em seu livro mais recente, "Plair et Toucher: Essai sur la Société de Séduction" (Prazer e Toque: Ensaio Sobre a Sociedade de Sedução), ainda sem tradução para o português, mas que deve sair aqui em setembro, ela elege a sedução como um motor da vida. "Começamos a envelhecer quando perdemos a capacidade de nos deixar seduzir pelas coisas. A sedução é muito mais do que dizem. É uma energia e, sem ela, a vida não é possÃvel", afirma ele.
Em seu livro mais recente, "Plair et Toucher: Essai sur la Société de Séduction" (Prazer e Toque: Ensaio Sobre a Sociedade de Sedução), ainda sem tradução para o português, mas que deve sair aqui em setembro, ela elege a sedução como um motor da vida. "Começamos a envelhecer quando perdemos a capacidade de nos deixar seduzir pelas coisas. A sedução é muito mais do que dizem. É uma energia e, sem ela, a vida não é possÃvel", afirma ele.
Lipovetsky
tem vindo ao Brasil com frequência. No mês passado, em São Paulo, falou na
palestra "O Imperativo de uma Educação Global: Tecnologias e Realização
Pessoal", no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Para ele, uma educação
abrangente, que inclua cultura geral, ecologia, saúde e arte é a única forma de
encontrarmos respostas para o que chama "sociedade atual do saber" e
para a preservação dos valores democráticos.
De tênis,
camisa florida fora da calça e paletó, falou durante duas horas sem interrupção
para uma plateia predominantemente universitária, de estudiosos de diversas
áreas.
Valor: O senhor diz que
vivemos na sociedade da desorientação e que estamos perdidos. Por quê?
Gilles Lipovetsky: Fundamentalmente pela
perda de força das tradições, das religiões e das grandes ideologias polÃticas.
As sociedades humanas foram sempre estruturadas pelas religiões e tradições
que, de alguma forma, ofereciam respostas. As tradições não têm mais poder de
organização. O mesmo acontece com a religião. Há crenças, mas não organizam
mais a sociedade. No fim do século XIX, quando a religião começou a perder
força, tivemos as grandes ideologias polÃticas: o comunismo, a revolução, a
nação. Elas davam sentido à ação coletiva e ao engajamento pessoal. Agora
vivemos a individualização da sociedade. Isso tem efeitos diversos. Produz
narcisistas e, ao mesmo tempo, a "desnarcisização". Trump, por
exemplo, não tem esse problema. É hipernarcisista. A dinâmica da
hiperindividualização pode produzir efeitos contrários. Pessoas megalomanÃacas
ou completamente perdidas.
Valor: O senhor criticou a
educação pós-68 por considerá-la libertária e, ao mesmo tempo, disse não ter
nostalgia do autoritarismo. Qual é o caminho?
Lipovetsky: É preciso inventá-lo. Eu
odiava a escola até os 15, 16 anos. Tinha medo dos professores, não lia. Isso
mudou depois, com professores abertos, não autoritários, que me fizeram amar a leitura,
a cultura, a literatura, a filosofia. Minha vida mudou e não foi dentro da
famÃlia, foi graças a dois ou três professores rigorosos e exigentes. Um
professor não deve ser um animador, é preciso estabelecer a diferença.
Valor: É preciso refundar a
escola?
Lipovetsky: Em primeiro lugar é
preciso refundar a formação dos professores. A internet requer novas exigências
do professor. Não é mais como antes, que ele trazia todo o conhecimento. Agora
a informação circula. Então, a escola está aÃ, como diria Rabelais [1494-1553],
para formar boas cabeças. Isso é o mais difÃcil, e não temos receitas. Um dos
caminhos é revalorizar a profissão do professor. Há professores com grande criatividade
que obtêm ótimos resultados. Sou a favor de prêmios educativos como há para
livros. Os professores talentosos merecem seus minutos de fama.
Valor: O senhor sempre teve
uma visão aberta com relação ao consumo, às marcas de luxo e prazeres
individuais.
Lipovetsky: Não sou hipercrÃtico nem
religioso. Entendo que o luxo agrade e não concordo que se demonize o consumo.
É fácil o demonizar quando temos todos os benefÃcios, mas os que não têm, os
aspiram. E estão certos de aspirar uma vida melhor, de poder andar de avião,
comprar coisas bonitas, viver melhor. Não dá para todo o mundo ser zen ou monge
tibetano. As pessoas são diferentes, não podemos dar um único modelo ideal de
existência, o ascetismo.
Valor: O fato de as marcas
de luxo serem tão inacessÃveis gera o quê? VÃtimas da moda? A indústria do
"fake"?
Lipovetsky: É impressionante a
onipresença que as marcas de luxo alcançaram. Antes, se restringiam a um
pequeno grupo. Hoje, até os moradores da favela querem marcas. Eles têm as
falsas, e não é um problema. Mas a obsessão por marcas cria problemas, lógico.
Só não sei como será possÃvel fazer recuar esse gosto. As pessoas querem, e eu
compreendo que, se você não tem outros interesses, outras paixões, o consumo
materialista venha preencher esse vazio. Encontre algo mais fácil que o
consumo. Por isso é tão difÃcil superá-lo. Estou deprimido? Saio com meu cartão
de crédito. Compreendo quem critica, mas o que eles propõem? Uma lição de
moral? Não dá, né? Por outro lado, é evidente a pobreza da obsessão por grifes:
você tem uma bolsa Chanel, uma Saint Laurent, outra Gucci...dá para ter dez - e
da� Francamente, não é um grande ideal. É diferente da vida de um diretor de
cinema.
Valor: Que tem paixão pelo
que faz...
Lipovetsky: Sim, ele tem mil coisas para pensar: o
casting, os preços, o roteiro, o desempenho dos atores - é um mundo magnÃfico.
É evidente que todos não podem ser criadores, mas você pode ter paixão numa
empresa. Precisamos dar aos jovens, nas escolas, outros ideais além do consumo.
Lições de moral não servem para nada. Minha mãe me batia para que eu lesse. Não
adiantava. Depois, passei a vida toda lendo. É preciso que as coisas surjam e
cresçam dentro de você. A escola deve abrir as janelas da vida, despertar a
paixão. Veja nosso presidente [Emmanuel Macron], foi um aluno brilhante.
Adorava teatro e aos 15 ou 16 anos conheceu sua mulher, que dava cursos de
teatro.
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Reportagem Por Maria da Paz Trefaut | Para o Valor, de São Paulo
Reportagem Por Maria da Paz Trefaut | Para o Valor, de São Paulo
Fonte: https://www.valor.com.br/cultura/6247549/licao-de-moral-nao-serve-para-nada-diz-filosofo-gilles-lipovetsky
10/05/2019
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