quarta-feira, 1 de maio de 2019

LUIZ HANNS: "O bom exemplo ajuda, mas não resolve para educar"

 Resultado de imagem para escola

Primeiro palestrante da Escola de Pais 018, o psicólogo clínico e escritor Luiz Hanns falará sobre as seis competências que considera essenciais para os filhos lidarem com a vida. Em entrevista concedida a ZH, ele sintetizou o conteúdo que apresentará no dia 27 de maio, no Instituto Ling.


COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

"A primeira competência se refere ao interesse em experimentar e conhecer, à curiosidade, ao engajamento. Permite à criança explorar a vida com entusiasmo e ao adulto encontrar propósito e motivação para se envolver nas atividades. 

A segunda competência se refere à propensão à autonomia: a vontade do nenê de segurar sozinho a mamadeira ou da criança de amarrar os sapatos. Tem a ver com proatividade e autoconfiança para resolver sozinho os problemas. 

A terceira competência se refere à habilidade interpessoal: envolve inteligência emocional, habilidades no trato com o outro. A pessoa sem essa habilidade tende a ser confrontadora e a se envolver em conflitos ou, ao contrário, engole sapos e tem baixa assertividade. 

A quarta competência tem a ver com a garra, a resiliência e a sua relação com o errar. Quem tem medo de errar foge de aprender coisas que lhe são difíceis, evolui pouco, não aprende com o erro, tem menos autocrítica. 

Quinta competência: lidar com frustração e ter flexibilidade. É importante não se frustrar com facilidade, o que é possível se você tiver alta flexibilidade. 

E a sexta competência é a capacidade de planejar a curto, médio e longo prazo. Entender e diagnosticar uma situação, conter o impulso de satisfação imediata em prol de uma satisfação futura.
--------
Fonte:  https://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/acessivel/materia.jsp?cd=b266ebaa0269e2001963b902a6920e50
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário