Vladimir Safatle*
GERALDO ALCKMIN
Governador do Estado de São Paulo (PSDB)
Governador do Estado de São Paulo (PSDB)
Ao
invés de melhorar o sistema, ouvindo seus professores e alunos, Alckmin
resolveu diminui-lo para que ele caiba em um orçamento em queda. Em
outros lugares do mundo, os governos lutam para abrir escolas.
Aqui, o governo briga para fechá-las.
O governador Geraldo Alckmin governa São Paulo como se aqui fosse um imenso cafezal adquirido por herança.
Sua lógica não é muito diferente daquela própria aos antigos barões do
café que tomavam decisões sobre a província de São Paulo em salões
fechados, viam manifestações e greves como crime produzido por
"arruaceiros" a quem a única resposta era o porrete da polícia e estavam
mais preocupados sobre o que saia nos jornais do que como a população,
de fato, recebia suas "medidas administrativas".
O
governador pode vestir trajes de barão do café porque é beneficiário da
"manemolência midiática" vinda de certos setores da imprensa. Isso
significa que seu governo poderá ser:
- julgado em processos no exterior por casos de corrupção no metrô,
- sua incompetência poderá produzir crises hídricas e racionamentos de água,
- seu governo poderá criar uma situação educacional classificada por seu próprio secretário da Educação como vergonhosa,
- mas nada disso se transformará em investigação implacável, como vimos várias vezes quando se trata dos desmandos do governo federal.
Como um grande barão, ele irá pairar acima de suas próprias catástrofes.
Neste
exato momento, seu governo aprova decretos que lhe permitirão fechar
escolas, deslocando alunos para salas superlotadas e eliminando "salas
ociosas", resultantes da fuga de professores e alunos do sistema
estadual com sua qualidade falimentar. Há anos os profissionais de
ensino público procuram denunciar os resultados de uma política que
afugenta bons professores devido aos baixos salários, que não garante
condições mínimas de ensino em escolas sucateadas, sem bibliotecas e
infraestrutura.
Ao
invés de melhorar o sistema, ouvindo seus professores e alunos, ele
resolveu diminui-lo para que ele caiba em um orçamento em queda. Em outros lugares do mundo, os governos lutam para abrir escolas. Aqui, o governo briga para fechá-las.
Estudantes de escolas estaduais de São Paulo protestam contra medida que reformula o ensino no Estado, fechando escolas e transferindo alunos. |
Como
nosso barão do café assustou-se com o fato de os alunos não agirem
passivamente como gado, sua Secretaria da Educação declarou preparar-se,
vejam só vocês, para uma "guerra".
Esta guerra envolveria, entre outras coisas, o esforço estatal em
reverter o quadro negativo de notícias. Assim, enquanto decide o futuro
de centenas de milhares de alunos soberanamente por decreto saído da
cabeça de seus tecnocratas, sem sequer enviar seu projeto à Assembleia
Estadual, o governo diz que são os alunos que "não querem dialogar".
Enquanto manda sua polícia prender alunos, espancar professores e
receber adolescentes com spray de pimenta, ele afirma que os
manifestantes são violentos. Neste exato momento em que você lê este
jornal, há alunos sendo tratados pela polícia como criminosos por se
recusarem a aceitar a "reformulação" de suas escolas. Mas temo que nada
disso irá realmente sensibilizar muita gente. Para um certo setor da população paulistana, como bem disse Jean Wyllys [deputado federal pelo PSOL-RJ], fechar a [avenida] Paulista é mais preocupante do que fechar escolas.
Como
não poderia deixar de faltar, sobrou também para as universidades
paulistas: "Não há nada mais corporativo do que a USP, Unicamp e Unesp",
disse nosso governador nesta semana, talvez com medo dos professores
universitários começarem campanhas para se solidarizar com os
estudantes. Ou seja, se a situação das universidades de São Paulo é
deplorável, não é porque elas triplicaram de tamanho com a mesma dotação
orçamentária, nem porque seu partido impôs um reitor à USP que foi
capaz de produzir déficits bilionários. A culpa, é claro, só poderia
ser do "corporativismo" que não enxerga o maravilhoso trabalho de
melhoria da educação pública feito por seus tecnocratas no Tucanistão. O
filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard costumava dizer que o pior defeito do ser humano é a transferência de responsabilidade. Meditemos.
Se
me permitirem, gostaria apenas de lembrar ao governador que há sim algo
mais corporativo do que nossas universidades. Basta que ele olhe para
dentro de seu palácio de governo. Afinal, não seria seu partido algo
mais parecido a uma corporação que acredita ter o direito censitário e
eterno de nos governar sem nunca ter que ouvir, abrir a circulação
efetiva de informações, responder por suas decisões equivocadas e rever
processos a partir da pressão da população? Bem, mas para quem vê o Estado de São Paulo como um cafezal, as práticas de governo são outras.
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* Filósofo e Professor de Filosofia na FFLCH/USP
Fonte: Folha de S. Paulo – Colunistas – Sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 – 02h00 – Internet: clique aqui.
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