Jung Mo Sung*
Um grupo de teólogos viajando pelo interior de um país
africano parou um instante, à beira de uma estrada precária, para descansar. Um
amigo meu que estava no grupo aproveitou para dar uma olhada em uma partida de
futebol jogada por um grupo de meninos em um campo improvisado. Um jogo como
qualquer outro jogado por meninos pobres em muitos lugares do mundo.
Após marcar gol, o "artilheiro” descalço saiu correndo
para comemorar e, ao invés de correr em direção aos companheiros do time, foi
em direção a uma câmera de TV imaginária e fez os mesmos gestos que os
artilheiros europeus fazem quando marcam o gol. Esse pequeno fato foi motivo de
reflexões desse meu amigo teólogo e também objeto de discussão em uma reunião
onde eu e ele tomamos parte.
O que passou na cabeça daquele menino africano quando
marcou o gol? É difícil dizer, mas seus gestos em frente à câmera imaginária
revela que ele está, provavelmente, "realizando” no seu imaginário ou vivendo o
seu sonho de fazer parte daquele mundo com que ele sonha, imitando os ídolos
com que se identifica. O menino negro pobre do interior da África, assim como
também de muitos outros lugares do mundo, tem como seu modelo, como ideal de
vida, a vida que é vivida na Europa.
Precisamos tomar cuidado para não pensarmos que isso
ocorre somente com meninos pobres de países pobres que sonham em ser famosos
jogadores de futebol, ganhar muito dinheiro e usufruir da "boa vida” da Europa
Ocidental ou dos Estados Unidos. Jovens na China que vivem em grandes cidades
também sonham em participar do padrão norte-americano ou europeu de vida e
poder comprar iPhone ou iPad, ou carregar produtos Louis Vuitton e dirigir um
carro esportivo.
Isso é muito mais do que "consumismo”. Ou melhor, a
idéia de consumismo como obsessão pelo consumo não dá conta da profundidade e a
seriedade desse processo. Os indivíduos internalizam um modelo de ser humano,
aquilo que deve ser para se sentir como pessoa, e lutam para chegar a isso. Só
que esse modelo não é do seu mundo, ele é transcendente –está além– à sua
cultura local e suas condições de vida. Por isso, para ser, ele precisar negar
o que é, e também os seus valores culturais, e tornar-se outro. Há um "senhor”
dentro de si negando-o e exigindo que se torne outro.
Esse processo de "colonização da subjetividade” é uma
das características fundamentais do atual Império global. Não o império norte-americano,
mas o próprio sistema capitalista global funcionando como um sistema imperial.
Impérios anteriores dominavam pela imposição da força político-militar. O
desejo dos países colonizados era se libertar do império, sair da sua esfera. O
império atual domina mais pela força de atração da sua economia e pela
colonização da subjetividade. As pessoas e povos desejam fazer parte do
império, desejam ser como a elite do império, querem imitar o modo de ser
deles. A saída desse sistema imperial não é mais visto como "libertação”, mas
como expulsão, como castigo.
O espírito do império conseguiu inverter e perverter as
noções fundamentais que norteiam a vida pessoal e social. Esse mesmo espírito
que move o sistema global em direção a uma acumulação ilimitada de riqueza que
coloca em sérios riscos o meio ambiente e o convívio social. O mesmo espírito
que move as pessoas a buscarem ser o que não são.
Diante desse mundo, a crítica sociológica e política
não são suficientes para desmascarar e criticar radicalmente esse espírito do
império. A crítica teológica é também necessária e indispensável. Parafraseando
Marx, a crítica teológica à idolatria do império e ao seu espírito é a condição
preliminar de toda crítica.
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* Diretor da Faculdade de Humanidades e Direito da Univ. Metodista de S. Paulo.
[Autor, junto com N. Míguez e J. Rieger, de "Para
além do espírito do Império: novas perspectivas em política e religião”,
Paulinas, 2012. Twitter: @jungmosung].
Fonte: Adital on line, acesso 02/10/2012
Imagem da Internet
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