A ideia de os robots poderem constituir uma ameaça para a
humanidade anda no ar desde, pelo menos, a década de 1920, apesar de por
essa altura os robots existentes serem máquinas extremamente limitadas e
pouco autónomas. Na verdade, o tema da revolta robótica e o termo
“robot” nasceram juntos: foi na peça R.U.R. (1920), do escritor checo
Karel Čapek (1890-1938), que descreve um futuro não muito distante (anos
50-60) em que os robots, fabricados pela firma R.U.R. (Rossumovi
Univerzálni Roboti = Robots Universais Rossum), são omnipresentes e
executam todo o trabalho, por um quinto do custo de um trabalhador
humano.
A aparente solicitude com que os robots desempenham as suas tarefas
acaba por desvanecer-se e a revolta dos robots – facilitada pela sua
“universalidade”, o que significa que, ao contrário dos humanos, falam
todos a mesma língua – culmina no massacre dos humanos, deixando apenas
um sobrevivente.
R.U.R.
é uma obra fundadora da ficção científica e o mais influente modelo das
distopias robóticas que se seguiram, mas convém precisar que Čapek
empregou o termo robot numa acepção diversa da que se tornou usual: os
robots de R.U.R. não são engenhos mecânicos mas andróides, ou seja,
organismos biológicos artificiais com aparência humana.
Outro equívoco associado a R.U.R. tem a ver com a autoria do termo
“robot”, que costuma ser creditada a Karel Čapek; porém, este deixou
explícito que fora o irmão, o escritor e pintor Josef Čapek, que a
sugerira, tomando como ponto de partida a palavra checa “robota”, que
significa corveia, servidão, trabalho penoso.
R.U.R. conquistou o planeta ainda mais rapidamente do que os seus
robots: tendo estreado em 1921 em Praga, em 1922 chegou a Nova Iorque,
em 1923 a Londres, Chicago e Los Angeles e em 1924 a Paris. Em 1923 já o
livro tinha sido traduzido para 30 línguas.
A revolta das máquinas e da inteligência artificial tornou-se um tema
recorrente da ficção científica, alimentando contos e romances de
autores “clássicos” como Arthur C. Clarke (Dial F for Frankenstein, de
1961), Robert Heinlein (The moon is a harsh mistress, de 1966) e Isaac
Asimov (vários contos da década de 1940) e filmes como Terminator
(1984). O tema continua a fascinar os leitores, a julgar pelo sucesso de
romances recentes como How to survive a robot uprising (2005) e
Robopocalypse, de Daniel H. Wilson (2011) ou A.I. apocalypse (2012), de
William Hertling.
Mas os alertas contra os robots não vêm só de sub-géneros pouco
considerados pela cultura high brow – também cientistas e académicos
respeitados têm vindo a tecer considerações ominosas sobre a ascensão
das máquinas. Numa entrevista de 2014 à BBC, Stephen Hawking advertiu
que “o desenvolvimento sem limites da inteligência artificial poderá
ditar o fim da raça humana”, pois ela “seria capaz de tomar o seu
próprio curso e aperfeiçoar-se a si mesma a um ritmo cada vez mais
rápido”, e “os humanos, que estão limitados pela lentidão da evolução
biológica, não seriam capazes de competir e seriam ultrapassados”.
Stuart Armstrong, investigador do Future of Humanity Institute, da
Universidade de Oxford, avisou, num debate sobre inteligência artificial
(AI) em Londres, em Junho de 2015, que “quando as máquinas se tornarem
mais espertas do que os humanos, tomarão conta do volante”. “Há sempre o
risco de um comportamento malicioso pela parte da AI”, pois embora
julguemos que estamos a fazer concessões limitadas e controladas, pode
acontecer que o que estamos efectivamente a ceder não seja aquilo que
julgamos estar a ceder.
Mas não é necessário que os robots ou a
inteligência artificial escapem ao controlo humano para que se tornem
numa ameaça, como argumenta persuasivamente Martin Ford em Robôs: A
ameaça de um futuro sem emprego (Bertrand, tradução de José Vale
Roberto, 407 pg.), uma obra que apresenta uma panorâmica abrangente,
lúcida e equilibrada sobre uma economia em que as máquinas estão a
tornar supérfluos os seres humanos, até mesmo em áreas que se acreditava
serem domínio exclusivo do “julgamento humano” (ver Robôs: Que fazer com toda esta gente supérflua?).
Antepassados remotos
Os autómatos têm uma longa história que remonta ao período
helenístico, com os órgãos hidráulicos de Heron de Alexandria e o
chamado “mecanismo de Anticítera”, um complexo mecanismo de relojoaria
que se destinava a fazer previsões astronómicas e é considerado “o
primeiro computador analógico”.
Aves capazes de chilrear e bater
as asas, leões rugidores, flautista e outros brinquedos mecânicos foram
frequentemente vistos nas cortes da Pequim e Bagdad. Os relógios das
catedrais medievais, além de marcarem as horas também ofereciam
informação astronómica e entretenimento, sendo dotados de autómatos que
podiam limitar-se a percutir os sinos ou representar elaboradas cenas
bíblicas.
https://youtu.be/ByBz9i9pxyM
[Relógio da catedral de Wells, Reino Unido: a cada
hora, os cavaleiros sobre o relógio disputam um torneio, em que um deles
é derrubado. O relógio e os seus autómatos datam de 1392]
Na
Renascença, os príncipes fizeram questão de adornar as grutas
artificiais nos seus jardins com fontes mecânicas e órgãos hidráulicos e
acolheram nos seus gabinetes de curiosidades todo o tipo de autómatos
Mas
foi no século XVIII que os progressos nos mecanismos de relojoaria
permitiram construir autómatos de subtileza e sofisticação nunca vistas.
Jacques
de Vaucanson (1709-1782) distinguir-se-ia com um tocador de flauta, em
tamanho natural, que criou em 1737 e era capaz de tocar cinco melodias
diferentes. No mesmo ano, apresentou o “canard digérateur”, um pato
mecânico que simulava ingerir alimento, digeri-lo nas suas entranhas e
excretar os resíduos. O pato de Vaucanson também grasnava e batia as
asas, mas a reprodução do processo digestivo era uma mistificação, que
só foi revelada um século depois. Nem por isso deixou de ser uma
admirável demonstração de engenho mecânico.
Vaucanson granjeou fama e fortuna enquanto se confinou à área do
entretenimento – Voltaire nomeou-o “rival de Prometeu” e proclamou que
“sem o pato de Vaucanson nada teríamos que nos lembrasse a glória de
França” – mas quando tentou aplicar o seu espírito inventivo e a sua
inclinação para a mecânica ao mundo real – mais precisamente à
mecanização do fabrico de seda – encontrou a oposição feroz dos tecelões
de Lyon, que logo perceberam que o seu ganha-pão estava ameaçado.
Vaucanson escapou com vida do episódio por um triz.
O relojoeiro
suíço Pierre Jaquet-Droz (1721-1790), o seu filho Henri-Louis
(1752-1791) e Jean-Frédéric Leschot (1746-1824) levaram a arte dos
autómatos accionados por relojoaria ao cume com três mecanismos (houve
um quarto, que se perdeu) construídos entre 1767 e 1774: “A organista”,
“O desenhador” e “O escritor”. Este último, o mais sofisticado dos três,
é constituído por 6000 peças e pode ser “programado” para escrever
diferentes textos, com gestos de admirável elegância.
[“O desenhador”, da oficina Jaquet-Droz] https://youtu.be/bY_wfKVjuJM
Na
Alemanha, o relojoeiro Peter Kintzing (1745-1816) e o ebanista David
Roentgen associaram-se para fabricar relógios e autómatos, e as peças
feitas para a corte francesa valeram a Kintzing o título de “Relojoeiro
da Rainha”.
[“A tocadora de címbalo” foi construída para Maria Antonieta de França em 1772, por Peter Kintzing e David Roentgen] https://youtu.be/75CXFwgslsY
James
Cox (c. 1732-1800) construiu relógios e autómatos elaborados, quase
sempre profusamente ornamentados com pedras preciosas, que disfrutavam
de grande popularidade na China. Uma das suas mais notáveis realizações
foi o Relógio do Pavão, um relógio com três aves mecânicas – um pavão,
um mocho e um galo – oferecido a Catarina a Grande pelo seu amante
Grigory Potemkin, em 1781.
[O Relógio do Pavão, de James Cox]
https://youtu.be/_M3O_A6tmA8
O
mais famoso e enigmático autómato do século XVIII – o Turco Xadrezista
de Wolfgang von Kempelen – não faz parte desta linhagem, pois não
passava de um astucioso embuste.
Embora nenhuma destas máquinas
tivesse qualquer aplicação prática ou produtiva, seria um erro reduzi-la
a uma simples frivolidade – no auge da febre dos autómatos, Samuel
Johnson (1709-1784) escrevia: “pode acontecer que os maiores esforços do
engenho humano tenham sido aplicados a ninharias, mas os mesmos
princípios e expedientes podem ser aplicados a propósitos mais
proveitosos, e os mecanismos que põem em movimento máquinas sem outro
fito que o de suscitar o embasbacamento, podem ser empregues à drenagem
de pauis, ao fabrico de metais, a auxiliar o arquitecto ou salvar o
marinheiro”.
Os homens de lata dão os primeiros passos
Os primeiros robots no sentido que a palavra hoje tem surgiram mais
ou menos pela mesma altura em que a fama de R.U.R., de Čapek, se
espalhava pelo mundo.
Apesar de, aos olhos de hoje, parecer um
projecto de ciências de miúdos do 9.º ano de escolaridade, Herbert
Televox, criado em 1926 pela Westinghouse Electric & Manufacturing
Company e apresentado ao público dois anos depois, representava a
tecnologia de ponta da época e é, em geral, considerado como o primeiro
robot capaz de desempenhar “trabalho útil”.
O conceito de “trabalho útil” tem de ser entendido numa acepção muito
generosa: Herbert Televox era capaz de atender um telefone e cumprir
algumas ordens pré-determinadas que lhe eram dadas através dele,
mediante notas de diferentes alturas e durações que eram captadas por um
microfone instalado na “cabeça” (que era também o que desencadeava todo
o processo ao “reconhecer” a campainha do telefone). Consoante a
combinação de notas, Televox era capaz de ligar e desligar
electrodomésticos ou o aquecimento da casa – um antepassado rudimentar
do ramo da cibernética hoje conhecido como domótica (de “domus”, casa, e
“robótica”.
A Westinghouse tentou que Televox fosse mais fiel ao seu nome e que
fosse capaz de abrir uma porta ao ouvir a ordem “Abre-te Sésamo!”, mas o
dispositivo de reconhecimento de sons mostrou-se demasiado rudimentar
para destrinçar as subtilezas da voz humana – o melhor que se conseguiu
foi que Televox obedecesse a ordens cantadas ou assobiadas no tom certo.
Por sua vez, Herbert Televox era também capaz de emitir um limitado
repertório de sons.
Em 1930, Herbert ganhou uma “irmã”, Katrina van Televox, publicitada
como uma criada doméstica robótica, capaz de accionar comutadores e
ligar e desligar ventoinhas, luzes e aspiradores. Apesar de os anúncios
que enalteciam as capacidades de Miss Katrina mencionarem um preço –
22.000 dólares, uma soma fabulosa para 1930 – o robot não se destinava a
ser comercializado (já que na prática era completamente inútil), antes a
percorrer os EUA em sessões de demonstração que funcionavam como
propaganda para os electrodomésticos Westinghouse. Os panfletos que
publicitavam estas sessões acabavam por, em letras pequenas, mitigar as
promessas bombásticas dos títulos, remetendo a operacionalidade do robot
para um futuro indeterminado, em que “seria tão agradável estar na
baixa da cidade e poder dar início à preparação do jantar, bastando para
tal telefonar a Katrina e dar-lhe ordem para o fazer”.
Se Katrina van Televox perpetuava o estereótipo sexista da mulher
como ser subserviente e devotado ao cuidado do lar (“só faz aquilo que
lhe ordenam”, garantia a Westinghouse), os primeiros passos da robótica
ficariam também marcados pela associação racista do escravo mecânico ao
afro-americano, com Rastus Robot, o Negro Mecânico. A máquina,
apresentada em 1931, saiu, mais uma vez, dos laboratórios da
Westinghouse, e foi criada por Samuel Montgomery Kintner e Philips
Thomas. Apesar da aparência do robot se afastar do aspecto tosco dos
seus antecessores e aspirar à verosimilhança humana mediante recurso a
um revestimento de borracha, as suas capacidades continuavam a ser
tragicamente limitadas. Numa encenação pueril (a raiar a idiotice) de um
célebre episódio associado a Guilherme Tell, um raio de luz emitido por
uma falsa flecha era captado pelo “olho electrónico” do robot, que
inflamava uma pequena carga de pólvora e fazia saltar a maçã equilibrada
sobre a cabeça – uma piada de muito mau gosto, mesmo para a mentalidade
dominante nos EUA em 1930.
Rastus era também capaz de sentar-se, levantar-se, fazer a vénia e
emitir frases pré-determinadas com um máximo de seis palavras,
registadas em película cinematográfica, sendo todas estas acções
desencadeadas por sinais luminosos. Pela mesma altura, S.M. Kintner e
Philips Thomas desenvolveram uma variante, baptizada como Telelux, para
enfatizar que, ao contrário de Televox, que respondia a sinais sonoros, o
comando se processava aqui através de estímulos luminosos.
Mas a
Westinghouse não desistiria de desenvolver robots obedientes à voz
humana e foi assim que, em 1931, surgiu Willie Vocalite, concebido por
Joseph “Barney” Barnett. Ao contrário de Televox, que só respondia a
assobios ou notas, Willie já era capaz de reconhecer algumas instruções
vocais – embora o processo fosse mediado por células foto-eléctricas,
com cada sílaba a accionar uma determinada luz. Os progressos em relação
aos antecessores incluíam ainda um cotovelo articulado e um pescoço que
permitia a rotação da cabeça.
Além dos já usuais truques de ligar e desligar interruptores
(nomeadamente de aspiradores, talvez para dar a ideia de que o robot
poderia vir a ajudar nas tarefas domésticas), Willie Vocalite era capaz
de tocar buzina e fumar cigarros.
Fumar foi um truque que os
engenheiros se esforçaram por adicionar ao repertório destes
proto-robots, talvez por crerem que, aos olhos dos leigos, tal
actividade parecesse mais sofisticada e intrinsecamente humana do que
acender interruptores ou erguer um braço numa saudação. Fumar era também
uma das habilidades de Willie the Robot, um robot em que Andy Bober, um
relojoeiro de Hammond, Indiana, trabalhou durante 15 anos e que revelou
ao mundo em 1933. De acordo com a imprensa da época, Willie era também
capaz de responder a perguntas, tocar harmónica, dançar e disparar uma
pistola.
Na
década de 1930 foram sendo apresentados vários robots, sempre com
propósitos pedagógicos
e publicitários e sem aplicação à vida real.
O meu cérebro é maior do que o teu
A Westinghouse continuou a estar na linha da frente da robótica e em
1937-38 desenvolveu o Elektro, um colosso com esqueleto de aço e “pele”
de alumínio, com 2.10 metros de altura e 120 Kg de peso, formado por 900
peças e exibindo um repertório de 26 “habilidades” activadas através de
ordens verbais, entre as quais estavam caminhar, falar, contar pelos
dedos, distinguir cores (apenas vermelho e verde, na realidade), encher
balões, fazer a vénia e, claro, fumar.
[Demonstração de Elektro na Feira Mundial de Nova Iorque de 1939]
https://youtu.be/AuyTRbj8QSA
O
seu vocabulário de 700 palavras, assente em discos de 78 rpm, lidos por
oito gira-discos, representava um avanço significativo em relação aos
seus predecessores. Uma das suas frases marcantes era “My brain is
bigger than yours”, o que correspondia literalmente à verdade, já que
pesava 25 Kg. As suas capacidades eram, todavia, inferiores às do
cérebro de um insecto.
Elektro foi um sucesso na Feira Mundial de Nova Iorque de 1939, pelo
que regressaria ao certame no ano seguinte, fazendo-se acompanhar pelo
cão-robot Sparko.
Sparko tivera um antecessor em Philidog,
apresentado em 1929, no Salon International de la TSF de Paris, por
Henri Piraux, da Philips francesa. Philidog fora apresentado como “le
chien de garde electrónique” e, a crer na imprensa, era “um cão mecânico
que faz quase tudo o que um cão vivo faz e ainda muitas coisas mais”.
Na verdade, Philidog limitava-se a responder a alguns estímulos
luminosos: estava “programado” para seguir uma fonte luminosa e ladrar
no caso de esta estar próxima.
Sparko era mais sofisticado no aspecto – uma versão encorpada de um
Scottish Terrier – do que o tosco Philidog e exibia maior variedade de
comportamentos: pedia comida, abanava a cauda, sentava-se e “corria”
atrás de pessoas.
Correu o rumor, infundado, de que, ao entrever
por uma porta aberta, as luzes dos automóveis que passavam, Sparko se
lançou na sua perseguição e foi atropelado (aliás, Sparko, ao contrário
de Philidog, não tinha o “instinto” de seguir fontes luminosas).
Elektro passou a II Guerra Mundial, desmontado e encaixotado, na cave
da casa se um dos engenheiros que participara na sua construção, mas na
década de 1950 foi ressuscitado para fazer tournées pelos EUA na década
de 1950, promovendo os electrodomésticos Westinghouse e abrilhantando
feiras locais e inaugurações de lojas de departamentos.
Em 1958,
tornou-se numa atracção residente da Casa do Futuro, um mostruário de
gadgets domésticos futuristas que a Westinghouse montou no parque de
diversões Pacific Ocean Park, em Santa Monica, na Califórnia (que
tentava rivalizar com a Disneylândia), e foi estrela convidada na
(pífia) comédia Sex Kittens go to the college (1960). Está actualmente
em exibição no memorial Museum de Mansfield, Ohio, a cidade onde a
Westinghouse teve a sua principal fábrica de electrodomésticos e onde
Elektro nascera.
Mas
a Westinghouse e os EUA não tinham o exclusivo dos robots: em 1928,
perante a impossibilidade de o Duque de York estar presenta na cerimónia
de abertura da exposição da Society of Model Engineers, em Londres,
William H. Richards arranjou uma “celebridade” para substituir o duque:
Eric the Robot, um autómato de alumínio a quem foi incumbida a leitura
do discurso de abertura (esta é uma área em que até um robot primitivo
consegue ter desempenho comparável ao de um duque ou de um presidente da
República).
[Eric the Robot, na abertura da exposição da Society of Model Engineers, em 1928]
https://youtu.be/lLmohGA19Ek
Foi
também em Londres que Harry May apresentou, em 1932, Alpha the Robot,
um autómato capaz de falar e executar alguns movimentos, em resposta a
instruções verbais.
Depois dos brinquedos, a ameaça
Estes robots pioneiros têm várias características em comum: têm
formas humanóides e autonomia limitada e são incapazes de desempenhar
qualquer função útil – tal como os autómatos dos séculos anteriores, a
sua vocação circunscrevia-se ao entretenimento e propaganda e a sua
esfera de acção confinava-se a feiras e inaugurações. Nenhum trabalhador
sentiria o seu emprego e modo de vida ameaçado por estas engenhocas
frívolas – só a mulher barbuda ou o homem-elefante teriam a recear com a
sua competição.
Mas a revolta dos operários da indústria da seda
de Lyon contra as inovações de Vaucanson e as revoltas dos luditas
britânicos na viragem dos séculos XVIII-XIX mostram que as máquinas
tinham grande potencial para tomar o lugar dos trabalhadores de carne e
osso..
Um passo decisivo foi dado em 1954, quando George Devol
registou a patente do Unimate, o primeiro robot industrial da história,
desenvolvido em conjunto com o seu sócio Joseph Engelberger.
[Mini-documentário sobre George Devol, pioneiro da robótica]
https://youtu.be/HVLbtrlL5_E
O
primeiro exemplar seria instalado em 1961 numa fábrica da General
Motors em Trent, New Jersey, e a sua função era transportar peças
acabadas de fundir, uma actividade que comportava elevado risco para
trabalhadores humanos.
As capacidades do Unimate eram
suficientemente sensacionais para que o robot fosse convidado, em 1966,
do Tonight Show de Johnny Carson, onde jogou golfe e despejou cerveja de
uma garrafa para um copo, mas este seu desempenho como entertainer era
meramente subsidiário e nada tinha a ver com o de autómatos como o
Televox ou o Elektro. Tal como os restantes robots industriais que se
seguiriam, a finalidade do Unimate não era impressionar plateias, mas
desempenhar tarefas da forma mais eficaz, segura e económica possível,
pelo que a sua estrutura fora concebida de forma a optimizar as suas
funções, o que não passava por replicar formas humanas.
Enquanto os dispositivos electromecânicos programáveis substituem o
trabalho humano nos campos e nas fábricas, no sector dos serviços a
ameaça vem sobretudo da inteligência artificial, entrando em competição
com os “empregos de colarinho branco” na área da educação, diagnóstico
médico, análise de dados, tradução e produção de textos não-literários.
Robots do século XXI
Todavia, as máquinas que conquistam mais atenções mediáticas
continuam a ser, como nos séculos passados, as que desempenham funções
de entretenimento e publicidade, não as que constituem reais ameaças aos
empregos humanos. E os desenvolvimentos nesta área da robótica acabam
por privilegiar quase sempre formas humanóides, talvez por mais
facilmente suscitarem a empatia dos espectadores.
No século XXI
registaram-se assinaláveis progressos nesta área, com os robots a
ganharem competências apreciáveis na detecção e reconhecimento de
objectos em movimento, interpretação de gestos e vozes humanas e
reconhecimento de imagens e sons.
[Panorama de robots autónomos: NAO, Asimo, Paul, vários modelos da Boston Dynamics, Actroid, Mars Rover, Bionic Kangaroo]
https://youtu.be/S5AnWzjHtWA
A
Honda revelou em 2000 o ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility),
apresentado como um assistente multifuncional vocacionado para auxiliar
pessoas com mobilidade reduzida, mas que, para já, tem sido sobretudo
uma atracção de feira.
A Toyota desenvolveu o Partner, que foi apresentado em 2005 na
Exposição Mundial de 2005 em Aichi, no Japão, e que entretanto se
ramificou em diversos modelos, alguns deles com competências musicais.
[Quarteto de robots Toyota Partner]
https://youtu.be/Xs_vL9g4IYk
A
Boston Dynamics, quase sempre com financiamento e supervisão da DARPA
(a agência governamental americana responsável por projectos de pesquisa
avançada na área da defesa), tem vindo a desenvolver uma grande
variedade de robots com vista a aplicações militares. Alguns deles são
bípedes humanóides, como o Atlas,
[O robot Atlas, da Boston Dynamics]
outros, quadrúpedes zoomórficos, como o Wild Cat ou o Big Dog.
https://youtu.be/rVlhMGQgDkY
[O robot Big Dog, da Boston Dynamics]
https://youtu.be/cNZPRsrwumQ
Os
cães-robot de hoje representam um considerável progresso em relação ao
Philidog e ao Sparko – é o caso do AIBO, da Sony, que conheceu várias
versões desde que foi revelado em 1999. Enquanto a maioria dos robots do
seu género são protótipos usados apenas para fins de demonstração e
publicidade às proezas tecnológicos do seu construtor, o AIBO
destinou-se a ser comercializado como brinquedo de luxo, mas os
resultados não foram os esperados, pois a produção foi interrompida em
2006.
[AIBO, o “robot de estimação” da Sony]
https://youtu.be/2l2P8Uz0LkA
O
AIBO era publicitado como “o melhor amigo do homem para o século XXI”,
mas até o hamster mais sorumbático providenciaria melhor companhia do
que ele. Apesar de todos os impressionantes avanços registados, os
brinquedos robóticos disponíveis no mercado parecem fracos sucedâneos
para um cão ou um gato de estimação (embora tenham a vantagem de não
apanhar pulgas).
[Cinco brinquedos robóticos: Mecanoid G15KS, The Ringo, JD Humanoid, Vortex e Buddy]
https://youtu.be/Z02p2LKkrbE
Alguns
robots simples estão a fazer caminho para entrar no mercado de massas
como auxiliares da vida quotidiana, embora possam, na prática, não
passar de um brinquedo dispendioso. É o caso dos robots aspiradores: por
enquanto, os mais autónomos e eficazes são absurdamente caros para a
tarefa que desempenham, os mais baratos são tão dependentes de
supervisão que é preferível que seja o humano a fazer a limpeza.
[Comparação de vários robots aspiradores disponíveis no mercado]
https://youtu.be/czJ6X8gBU4A
Claro
que os robots de aspecto humanóide ou zoomórfico são os que mais
despertam a atenção das pessoas, mas os que estão a operar a grande
revolução e que representam a ameaça para o emprego são os robots
industriais, que nada têm de “giro” mas são implacavelmente eficazes no
desempenho das suas tarefas. O seu crescimento tem sido vertiginoso e
tem sido mais expressivo na indústria automóvel e na indústria
electrónica. Só em 2015 as vendas de robots industriais aumentaram 20%
no Japão e 55% na Coreia do Sul, que são também os países onde estes
autómatos já tinham maior implantação – 531 por cada 10.000
trabalhadores na Coreia do Sul e 305 no Japão.
A China tem apenas
49 por 10.000 trabalhadores (não muito longe de Portugal, com 45), mas
foi o maior comprador de robots a nível mundial em 2015 (mais do que
toda a Europa junta) e visa chegar aos 150 por cada 10.000 trabalhadores
em 2020. É difícil perceber como esta aposta do governo chinês na
robotização pode ser conciliada com o objectivo de manter o desemprego
abaixo dos 4.5%.
Estima-se que em 2018 entrem ao serviço em todo o
mundo 1.3 milhões de novos robots (dados da International Federation of
Robotics). Se a robotização continuar a este ritmo, é possível que num
futuro não muito distante, um presidente americano ameace os fabricantes
de automóveis que pretendam abrir fábricas no México, argumentando que
não pode permitir que robots mexicanos tirem o trabalho a robots
americanos.
O derradeiro reduto da humanidade
Hoje, a automatização já tomou a tal ponto conta das nossas vidas que
por vezes nos esquecemos que algumas actividades que achamos
perfeitamente natural que sejam executadas por máquinas já foram
realizadas por humanos. Tome-se um exemplo tão anódino como o bowling:
parecer-nos-ia absurdo que, após cada jogada, os pinos derrubados
tivessem de ser repostos manualmente, mas foi isso mesmo que aconteceu
durante muitas décadas.
É certo que era uma tarefa simples, repetitiva, mal paga e que não
exigia grande discernimento – por isso era desempenhada maioritariamente
por crianças – mas muita gente de origens humildes encontrou aqui um
ganha-pão.
Se a recolocação de pinos derrubados é uma acção
facilmente automatizável – a primeira máquina foi patenteada em 1936 por
Gottfried Schmidt –, já o lançamento da bola de bowling necessitou de
muitos mais anos de pesquisa. Hoje já temos o EARL (Enhanced Automated
Robotic Launcher), um robot concebido para testar diferentes tipos de
bolas, pavimentos e pinos, que tem um desempenho superior ao de um
jogador de bowling mediano, embora ainda não o suficiente para vencer
campeões.
[2010: EARL defronta Chris Barnes, campeão americano de bowling em 2007-08]
https://youtu.be/s8yMFdPD68c
Pode
alegar-se que o bowling é um desporto simples e pouco sofisticado –
pode ser visto como um exercício de cálculos balísticos. Mas foi
precisamente no jogo – o xadrez – que tem a reputação de máxima
sofisticação e de requerer a mais humana das qualidades – o “julgamento”
– que as máquinas primeiro conseguiram impor-se. Foi por o xadrez
parecer ser o jogo em que a mente humana atingia a mais elevada
expressão que Wolfgang von Kempelen o elegeu quando quis deslumbrar o
mundo com um autómato que superasse todos os seus antecessores. Robert
Willis (1800-1875), um dos muitos espíritos inquisitivos que tentou
compreender o funcionamento do Turco de Kempelen, declararia que o
xadrez “é o reino exclusivo do intelecto”.
Não é, mas havia ainda
muito caminho a fazer antes de ser possível construir um autómato
xadrezista sem fazer batota: o pioneiro foi o MANIAC, criado pelo
Laboratório Científico de Los Alamos, que em 1956, conseguiu derrotar um
xadrezista principiante, mas foi preciso esperar mais 41 anos para que o
super-computador Deep Blue, desenvolvido pela IBM, conseguisse derrotar
o campeão Garry Kasparov.
Deep Blue tinha o tamanho de um
guarda-fatos, mas hoje é possível ter um jogador de xadrez electrónico
de nível pouco inferior num telemóvel.
Por outro lado, as máquinas
continuam a ser ineptas na maioria dos desportos de natureza mais
física, tendo mesmo desempenhos miseráveis nos desportos de equipa. A
RoboCup, um campeonato de futebol que se disputa anualmente desde 1997,
envolve universidades e centros de investigação de todo o mundo e
contempla várias categorias de máquinas, tem mostrado que os mais
sofisticados jogadores de futebol robótico estão ainda muito longe de
poder bater-se com crianças de cinco anos.
[Alguns dos momentos mais empolgantes do torneio RoboCup 2012]
https://youtu.be/KfNRXTS55nY
Os pais preocupados com o futuro dos filhos costumam tentar empurrá-los para profissões
que
vêem como “seguras” e “de futuro”, daquelas que requerem diplomas
universitários em áreas técnicas e científicas. Porém, como alerta
Martin Ford em Robôs: A ameaça de um futuro sem emprego, os progressos
vertiginosos na inteligência artificial irão fazer com que até um
diploma em engenharia ou ciência computacional deixe de ser garantia de
emprego – “o número de novos licenciados em engenharia ou em ciência
computacional [nos EUA] é 50% superior ao número dos que conseguirão
encontrar trabalho nestas áreas”.
Atendendo aos desempenhos das máquinas da RoboCup, mais vale encorajar os miúdos a jogar à bola.
Um futuro sorridente (para quem?)
Já o relato futebolístico parece ser área de pouco futuro, se dermos
crédito a Manuela Veloso, “a portuguesa que está a revolucionar a
robótica no mundo” (suplemento de Economia do Expresso de 7 de Janeiro
de 2017), que afirma, em entrevista: “É uma chatice para qualquer
repórter ter de escrever um texto sobre um jogo de futebol, terá de
repetir-se pela milésima vez. Tenho um aluno a trabalhar sobre o tema:
como transformar em linguagem natural as acções que ficaram registadas
em vídeo. Escrever sobre futebol não implica uma linguagem vasta. Uma
máquina poderá fazê-lo e o jornalista terá tempo para investigar outros
temas”. Na verdade, mesmo sem o contributo da equipa de Manuela Veloso,
muito do que se escreve e diz sobre futebol já parece obra de robots,
mas isso seria assunto para outro artigo. O que vale a pena aqui reter é
o optimismo de Manuela Veloso sobre o futuro do emprego face ao
desenvolvimentos dos robots e da inteligência artificial: “A humanidade
sempre soube reinventar-se […] No mundo dos robots, há espaço para os
seres humanos […] Vai haver trabalho, mas pode é não ser das 9 às 18
horas. Vai ser uma economia de talento […] O trabalho passará a ser algo
mais fluido, num intercâmbio de actividades […] os robots farão os
trabalhos mais rotineiros e as pessoas estarão libertas para a
criatividade” (excertos da entrevista ao Expresso de 7 de Janeiro de
2017).
[Kuri, o robot doméstico da Mayfield Robotics, é
descrito como sendo “giro de morrer”, possuindo uma “personalidade
adorável”, trazendo “uma nova centelha de vida e carácter ao seu lar” e
fazendo a vida de cada dia “mais fácil, luminosa e conectada”. Tudo isto
pode ser seu só por 700 dólares]
https://youtu.be/aAi9ASA908Q
O
discurso está alinhado com o dos restantes gurus da automação e
profetas visionários que abrilhantam Web Summits e TED Talks e parece
estar alheado da realidade de quem, mesmo com horário de trabalho
integral, não consegue elevar-se acima do patamar da pobreza; do
contraste crescente entre a ociosidade forçada de quem ficou
desempregado e a sobrecarga de trabalho dos “felizardos” que ainda
conservam o emprego, apesar das “restruturações” sofridas pela empresa;
de que a “fluidez” do trabalho significa, muitas vezes, que o empregador
ganhou o direito de importunar os empregados com e-mails de trabalho a
qualquer hora do dia e da noite, todos os dias da semana; do aumento da
desigualdade na distribuição da riqueza entre o trabalho e o capital que
tem acompanhado a automação; de que a esmagadora maioria dos habitantes
do planeta não possui, mesmo depois de frequentar o ensino superior,
nenhum talento especial pelo qual o Admirável Mundo Robótico esteja
disposto a pagar; de que não há lugar no mundo para mais uma centena de
milhões de criadores de apps, hairstylists caninos, designers de
joalharia para gatos e criadores de chinelos personalizados; da
crescente proletarização de muitas actividades intelectuais e criativas
(entre as quais o jornalismo); de, na lógica vigente hoje nas empresas
de mass media, a aquisição de um programa de inteligência artificial que
redige textos sobre jogos de futebol não significar que o jornalista
que tinha essa atribuição “terá tempo para investigar outros temas” mas
sim que será dispensado.
Os custos do trabalho robótico industrial
estão bem estudados e, embora variem consoante o ramo de actividade e
as tarefas, são em média de 4-5 euros por hora, o que deixa os
trabalhadores industriais humanos a grande distância, pois custam ao
empregador entre 50 (na Alemanha) e 10 euros por hora (na China). Se o
robot-jornalista também custar 4-5 euros por hora, isso significa que,
em muitos países, os jornalistas de carne e osso ainda serão
competitivos durante mais alguns anos, até que os avanços na robótica
consigam tornar o jornalismo robótico mais barato.
Quem não tem
razões para se apoquentar são os arautos humanos do futuro robótico,
pois uns são principescamente pagos para correr mundo em classe
executiva, a anunciar o Admirável Mundo Robótico a plateias reverenciais
de empresários, gestores, autarcas e alunos das Business Schools, e
outros têm emprego vitalício no mundo universitário.
https://youtu.be/lqlyxg1-gE0
[Pepper,
the Friendly Humanoid Robot, da Softbank e da Aldebaran Robotics: entre
as suas funções, todas de utilidade duvidosa, está o de “entreter os
convidados”. Presume-se que estes, que não gastariam dez segundos a
falar com um ser humano deste nível intelectual, terão todo o gosto em
interagir durante meia hora com um idiota mecânico. E, tragicamente, a
presunção é correcta. Custa 1600 dólares mais 360 por mês]
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Fonte:Site de Portugal: http://observador.pt/especiais/ascencao-dos-robos-ate-onde-podem-chegar-as-maquinas/?utm_source=Newsletters+Observador&utm_campaign=4b958d5337-EMAIL_CAMPAIGN_2017_03_31&utm_medium=email&utm_term=0_4e99f7d1e5-4b958d5337-183794629 26/03/2017
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