quarta-feira, 26 de junho de 2019

Internet já traz mais problemas aos jovens que o álcool ou a droga

A maioria dos jovens portugueses passa até 3 horas por dia a jogar na internet

As conclusões são do serviço do Ministério da Saúde que avalia os comportamentos aditivos e dependências.

Esta é uma das conclusões do relatório "Comportamentos Aditivos aos 18 anos - Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional - 2018" que ouviu 66 mil jovens.

A percentagem de jovens que relata problemas com a internet (25,9%) aumentou em relação ao último inquérito realizado em 2017 (22,9%) pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) do Ministério da Saúde. Os casos mais comuns, a afetar 15,9% dos jovens, envolvem "problemas de rendimento na escola ou no trabalho" por causa do tempo online. Com 11,5% seguem-se as situações de mal-estar emocional e problemas com comportamentos em casa (9,6%).

Internet
25.9
Consumo de álcool
21
Consumo de drogas
9


O número de jovens de 18 anos com problemas pelo uso da Internet (25,9%) é mesmo superior ao número de jovens que diz que já teve problemas devido ao consumo de álcool (21%) ou drogas (9%).
Por exemplo, a Internet gera mais do triplo de casos de problemas de rendimento na escola ou no trabalho do que o álcool (15,9% vs. 4,4%) ou quatro vezes mais que o consumo de substâncias ilícitas (2,9%).

Nos comportamento tidos em casa, a Internet também é um fator bem mais problemático do que o álcool ou as drogas, com a presença online a perder, apenas, para o álcool nas situações de mal-estar emocional junto dos jovens de 18 anos.

Parte do tempo em que os jovens estão na internet é passado a jogar, com o estudo a revelar que "a maior proporção de jovens joga até 3 horas por dia, seja durante a semana ou ao fim de semana (por exemplo, 23,5% jogam 1 hora por dia e 14,7% durante 2 a 3 horas por dia, ao fim de semana; enquanto 18,7% jogam até 1 hora por dia e 14,3% jogam 2 a 3 horas por dia, se for um dia útil)". No entanto, o documento faz questão de sublinhar que "é de salientar como perto de 10% dos jovens mencionam jogar durante 6 horas ou mais por dia".
--------------- 
Fonte: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/interior/internet-ja-traz-mais-problemas-aos-jovens-que-o-alcool-ou-a-droga-11045488.html?utm_term=Ensino+nao+e+igual+para+todos.+Alunos+mais+pobres+ficam+fora+dos+cursos+com+notas+mais+elevadas&utm_campaign=Editorial&utm_source=e-goi&utm_medium=email

Nenhum comentário:

Postar um comentário