segunda-feira, 18 de março de 2024

O que é teologia do domínio. E como ela aparece no Brasil

Por Isadora Rupp

17 de março de 2024(atualizado 18/03/2024 às 18h42)

Teoria é oriunda de movimentos evangélicos dos Estados Unidos. Pesquisadores explicam ao ‘Nexo’ como ela cria desafios à democracia brasileira

 Pessoas andam ao lado de um muro branco, onde está escrito em letras vermelhas a frase "Entrega teu caminho ao senhor". Ao lado, uma bandeira do Brasil verde e amarela.

FOTO: Pilar Olivares /Reuters 27.10.2022 Igreja evangélica Restauração, no Rio de Janeiro

A teologia do domínio, que prega a dominação do mundo pelo cristianismo ultraconservador, tem animado parte do poder político no Brasil e se manifestado em atos públicos. 

Com origem nos movimentos evangélicos dos Estados Unidos das décadas de 1970 e 1980, o conceito, aplicado à política, gera desafios à democracia, segundo pesquisadores ouvidos pelo Nexo

Neste texto, o Nexo explica, com a ajuda de dois teólogos e uma antropóloga, o que é a teologia do domínio, em quais espaços ela está presente no Brasil e como ela afeta o Estado Democrático de Direito. 

Conceito e origem

A teologia do domínio propõe dominar todos os campos da vida social e da esfera pública com a presença e influência do cristianismo ultraconservador. 

Segundo a antropóloga Christina Vital da Cunha, professora da UFF (Universidade Federal Fluminense) e colaboradora do Iser (Instituto de Estudos da Religião), a teologia do domínio tem raízes em interpretações bíblicas. A referência fundamental é o livro Gênesis. 

“Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”

Gênesis (1:28)

trecho do livro

“A característica central dessa teologia advoga a dominação do mundo pelo cristianismo, seus valores e sistemas de crenças. E isso não é novo”, afirmou Cunha ao Nexo.  

O que ocorre de tempos em tempos, de acordo com a antropóloga, é a atualização dessa teologia para atender a necessidades espirituais ou a interesses institucionais e de poder. Isso é algo corriqueiro e presente também em outras formas teológicas. 

Nos Estados Unidos das décadas de 1970 e 1980, houve a ascensão de uma matriz reformada da teologia do domínio, chamada de reconstrucionismo, e uma pentecostal, mais conhecida como batalha espiritual, fundada pelo teólogo americano Charles Peter Wagner. 

Discursos da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, atual presidente do PL Mulher, seguem a linha de Wagner. Na campanha eleitoral de 2022, durante um culto evangélico na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, Michelle afirmou que a disputa com o PT era uma “guerra do bem contra o mal”. 

FOTO: Ricardo Moraes/ReutersJair Bolsonaro está no palco ao lado de sua esposa Michelle Bolsonaro e recebe bençãos do pastor Marcos Feliciano

A teologia do domínio também se expressa na Doutrina dos Sete Montes, disse ao Nexo o pastor pentecostal e professor Kenner Terra, pastor da Igreja Batista Betânia, do Rio de Janeiro e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. 

Criada pelos pelos americanos Loren Cunningham e Bill Bright, a premissa da doutrina é que a fé cristã precisa ocupar as sete áreas da sociedade, consideradas as principais: 

  • Governo
  • Educação
  • Religião
  • Família
  • Economia
  • Artes
  • Entretenimento

“Aparentemente, há certa coerência no entendimento de que o cristão precisa influenciar na cultura. O problema é a forma como isso é tratado, principalmente nos espaços da extrema direita cristã e neopentecostais, com uma postura de imposição”, afirmou Terra.  

A presença nas igrejas

Christina Vital da Cunha explica que há diferenças em como as igrejas Anglicana, Presbiteriana e outras identificadas como reformadas ou protestantes vivenciam a teologia do domínio em relação às igrejas pentecostais e neopentecostais. 

Enquanto presbiterianos preferem um projeto de poder silencioso, contínuo e exercido por influência, pentecostais e neopentecostais  preferem o enfrentamento público, a visibilidade e a perseguição ostensiva aos identificados como inimigos. 

31% da população brasileira se declara evangélica, segundo pesquisa Datafolha de 2020

A antropóloga exemplifica essa diferença observando a postura pública e a estratégia de líderes como o ministro do Supremo Tribunal Federal e pastor André Mendonça e o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, que são presbiterianos, e pastores como Silas Malafaia, o bispo Edir Macedo e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), esses ligados a denominações pentecostais ou neopentecostais.  

“Na prática política é possível que esses atores reúnam forças, mas têm origens sociais e estilos distintos”, disse Cunha.    

Segundo o pastor Kenner Terra, a teologia do domínio não é um discurso potente na maioria das igrejas evangélicas, ou seja, não existe a substituição de outras teologias, como a da prosperidade, por exemplo, pela do domínio, e sim uma intersecção entre elas. 

“As igrejas neopentecostais têm interesse especial na teologia do domínio por causa da lógica de batalha cultural. Nessa lógica, de um lado, há figuras políticas e organizações que querem acabar com os princípios cristão e que estão ocupando espaços de poder. Do outro lado, estão os cristãos para salvar os fiéis, e proteger a moral e a família”, afirmou Terra. 

A Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo bispo Edir Macedo, a Igreja Internacional da Graça de Deus, do pastor R. R. Soares, e a Igreja Batista Lagoinha, liderada pela família Valadão, são alguns exemplos de igrejas que são marcadas pela teologia do domínio. 

FOTO: Caetano Barreira/Reuters - 02.05.2007Fiéis fazem oração em Igreja evangélica em São Paulo. Pessoas estão de pé, de frente para um palco, com as mãos para cima. Ao fundo, um palco com uma imagem de um céu com nuvens, uma pessoa de branco desfocada com um microfone

Fiéis fazem oração em Igreja evangélica em São Paulo

“Mas não há um bloco de igrejas evangélicas com um projeto que leva em conta a teologia do domínio. A coisa é mais fluida. Há um horizonte em que é entendido que agentes políticos precisam dominar as esferas da sociedade. Não tem como aplicar a teologia de forma tão rápida. Não é um ato orquestrado”, disse Terra.  

Segundo o pastor da Igreja Betânia, a teologia do domínio é diferente de uma teonomia, quando se busca a implantação de um sistema legal com bases no texto bíblico, a exemplo do livro “O conto da aia”, romance de Margaret Atwood que trata de uma teonomia totalitária fundamentalista que derruba o governo dos Estados Unidos. 

“A teologia do domínio não chega a isso. Pode ser que algum radical tenha essa expectativa da Bíblia estar acima da Constituição. Em um Estado Democrático de Direito, isso não é possível. Mas o que há é, sim, uma tentativa de inserir e colocar na mesa de discussões perspectivas cristãs para temas que pertencem à esfera pública”, disse Terra. 

A presença na política

A mistura de política com religião foi defendida por Michelle Bolsonaro em diversas ocasiões públicas ao longo do governo do marido, e mais recentemente em seu discurso no ato em defesa do ex-presidente, no dia 25 de fevereiro. A Constituição de 1988 diz que o Estado brasileiro é laico, separado da Igreja e com liberdade religiosa para todas as crenças e denominações.

“Por um bom tempo fomos negligentes ao ponto de dizer que não poderíamos misturar política com religião. E o mal ocupou o espaço. Chegou o momento, agora, da libertação. Porque eu acredito em um Deus vivo. Um Deus todo poderoso que é capaz de restaurar e curar a nossa nação. Não desistam, mulheres, homens, jovens, crianças. Não desistam do nosso país. Continue orando, continue clamando. Eu sei que o nosso Deus, do alto dos céus, irá nos conceder um socorro”

O historiador João Cezar de Castro Rocha, professor de literatura comparada na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), diz que o ato será enxergado por historiadores no futuro como um momento em que o projeto da teologia do domínio tornou-se explícito. 

“Quando Michelle diz que chegou a hora da libertação, o que ela está dizendo é: chegou a hora do Estado civil subordinar-se à fé, não à espiritualidade, mas à crença deles. Pensando nisso, no nosso país tudo começa a ficar bastante claro e muito preocupante”, afirmou Rocha em entrevista à Agência Pública no domingo (10). 

FOTO: Carla Carniel /Reuters 25.02.2024Michelle e Jair Bolsonaro em ato na avenida Paulista. Os dois estão em cima de um trio elétrico, estão abraçados e sorriem. Ele usa camiseta amarela da seleção brasileira. Ela usa camiseta verde e amarela com a frase "ore pelo Brasil"e um boné branco

Michelle e Jair Bolsonaro em ato na avenida Paulista

Ronilso Pacheco, teólogo pela PUC-Rio e diretor do Iser (Instituto de Estudos da Religião), disse ao Nexo que o ato na Paulista não foi um ápice da teologia do domínio. “Os movimentos de extrema direita e ultraconservador evangélico acontecem há muito tempo e de diversas formas, com um intercâmbio educacional e think tanks que financiam várias missões no Brasil.”

Embora o discurso religioso de Michelle e de outros políticos, como o senador Magno Malta (PL-ES), tenha sido direcionado aos evangélicos, a maioria dos presentes não seguiam a religião, de acordo com estudo do Monitor do Debate Político Digital da USP (Universidade de São Paulo).  

Segundo o levantamento, que entrevistou 575 pessoas, em toda a extensão da manifestação na avenida Paulista, 43% dos presentes declararam ser católicos. 

29% dos participantes do ato pró-Bolsonaro na Paulista eram evangélicos, segundo o Monitor do Debate Político Digital da USP

A maioria dos presentes eram homens (62%), brancos (65%), na faixa etária entre 55 e 65 anos (25%). Um perfil distinto da massa evangélica, que é majoritariamente feminina, preta e periférica. 

De acordo com Christina Vital da Cunha, a manifestação pró-Bolsonaro realizada no final de fevereiro revela um comportamento religioso que não é novo, embora venha se fortalecendo com o crescimento da extrema direita como fenômeno político, e buscava blindar a manifestação. 

“Qualquer tentativa de deslegitimá-la [a manifestação] ou impedi-la seria tomada como intolerante, uma afronta à liberdade religiosa. Ao mesmo tempo, ela tinha o objetivo de conduzir emocionalmente as pessoas como se estivessem todos envolvidos em uma guerra do bem contra o mal, na qual a dominação religiosa da política se justificaria”, afirmou a antropóloga. 

Pacheco afirma ainda que a teologia do domínio esteve presente durante todo o governo Bolsonaro, com a presença em ministérios como o da Educação, da Justiça, Direitos Humanos e Relações Exteriores. 

“Isso é teologia do domínio: conquistar o Ministério da Educação para determinar qual é o conteúdo, os livros. Pautar o que são direitos humanos. Isso é teologia do domínio. Na Paulista, é muito mais uma grande caricatura”, disse o teólogo. 

Os danos à democracia

A antropóloga e os dois teólogos ouvidos pelo Nexo concordam que o uso da teologia do domínio pela política traz riscos e desafios para a democracia brasileira. 

Para o pastor e teólogo Kenner Terra, os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 são um exemplo concreto da fragilidade da democracia no Brasil, pois fizeram uma “simbiose perigosa” entre o discurso religioso e a implantação de um golpe de Estado. 

“As instituições do Brasil são fortes, e só um golpe religioso poderia destruir nosso Estado Democrático de Direito para que ele vire um Estado religioso. Mas, mesmo que não se chegue nisso, a postura desses agentes religiosos na esfera pública cria uma dificuldade maior para a promoção de direitos coletivos”, afirmou Terra. 

FOTO: Joedson Alves/Agência Brasil - 08.jan.2023Multidão sobe a rampa de acesso ao palácio

Multidão sobe a rampa de acesso ao palácio em 8 de janeiro de 2023

Ronilso Pacheco avalia que a inserção da ideia é um “risco total” à democracia. “A teologia do domínio compõe a ideia do nacionalismo cristão, de que o Brasil deve ser orientado pelos valores cristãos ultraconservadores e fundamentalistas evangélicos. Ela é uma ameaça porque não tolera diversidade. Não é domínio à toa. Por que ela não tolera pluralidade, o diálogo inter-religioso, só os que se subjugam a seu domínio.” 

A antropóloga Christina Vital da Cunha afirma que “não resta dúvidas” de que a teologia do domínio como orientação espiritual animou a cúpula do poder Executivo no governo Bolsonaro e se mantém animando a prática de um conjunto de políticos no Brasil. 

“Mas não é somente essa forma teológica um desafio à democracia, à diversidade, à superação das desigualdades sociais, mas a ganância econômica e de dominação de classe de muitos poderosos, que não são somente religiosos”, disse Cunha.

Fonte:  https://www.nexojornal.com.br/expresso/2024/03/17/teologia-do-dominio-o-que-e?utm_medium=email&utm_campaign=Nexo%20%20Hoje%20-%2020240318&utm_content=Nexo%20%20Hoje%20-%2020240318+CID_eab7f9dca7afc7e5917fc59bfdc41e96&utm_source=Email%20CM&utm_term=O%20que%20%20teologia%20do%20domnio%20E%20como%20ela%20aparece%20no%20Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário