sexta-feira, 7 de março de 2008

NAVEGAR É PRECISO...

"Nem CAetano nem Pessoa. A frase é bem mais antiga.

"Navegar é preciso, viver não é preciso." Os versos de Os Argonautas, de Caetano Veloso, são uma homenagem a Fernando Pessoa e seu poema "Navegar é preciso", de 1914. A frase, porém, não é do poeta português. Ele se inspirou em Roma.

Pessoa cita "navegadores antigos" marujos sob comando de Pompeu, general que viveu numa época de instabilidade, com guerras e ataques piratas. Por volta de 70 a.C., Pompeu foi enviando à Sicília para escoltar uma frota com provisões para Roma, que passava fome diante de uma rebelião de escravos liderada por Espártaco. Com os navios prontos para partir, o comandante da frota anteviu uma tempestade e sugeriu a Pompeu que adiassem a partida. Segundo o historiador romano Plutarco, foi nessa hora que o general disse: "Navigare necesse, vivere non necesse".

Ao chegar a Roma, Pompeu foi eleito cônsul com o apoio das camadas mais populares, que o viam como herói. Depois, comporia o primeiro triunvirato, governando Roma com Crasso e Júlio César. (Celso Miranda - Dito e Feito - Revista Aventuras na História, ed. 56, março 2008, p.19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário