segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Impossível perguntar para onde estamos indo sem saber de onde viemos

Resultado de imagem para zeca de mello sinepe RS
Zeca de Mello trata da importância dos valores em tempos de mudança, e do que se deve preservar e fazer durar

O compromisso com nossos valores e a fidelidade que temos a eles foi o norte da fala do doutor em Teologia e professor das disciplinas de Provocações Filosóficas (FDC) e Ética na Sociedade do Conhecimento na Pós-Graduação (UFRJ) Zeca de Mello na conferência "Refletindo sobre nossos valores", que abriu o 14º Congresso do Ensino Provado Gaúcho nesta quinta-feira. 

"Não há instituição que não esteja passando por uma crise. É necessário pensar no que realmente vale", afirmou o professor, mostrando a necessidade da reflexão diante de um momento histórico desafiador, de mudanças constantes. 

 "Achamos que somos livres para fazer escolhas, mas estamos respondendo a estímulos", apontou o conferencista. O foco não está na mudança, de fato, mas sobre a permanência, o que devemos fazer durar quando tudo se acelera e a desorientação invade a vida de todos. Valores, que não são novos valores, não foram criados ao longo dos últimos anos, mas são passados de geração em geração e são imutáveis. 

"A sinceridade continua sendo melhor que a mentira, a generosidade mais relevante que o egoísmo." 

Grandes centros de educação - ele citou a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e a Fundação Dom Cabral, no Brasil, como pioneiras - passaram a dar um cunho de humanidade nos seus cursos de MBA, por exemplo, ao contemplar a sociedade e o autoconhecimento no mundo das organizações.

 "Temos que ter o perfil empresarial e humanista. Em qualquer organização as pessoas querem ser ouvidas. E o papel da liderança assemelha-se ao do educador, ao lidar com a ambiguidade humana." Zeca de Mello falou da dificuldade de mudança: "É fácil profetizar mudança fora, é espontâneo murmurar e apontar o dedo no que não vai bem, precisa ser mudado. No entanto, quando se detecta algo que não vai bem na própria vida, se percebe como é difícil". 

Parar para refletir, segundo o professor, é um luxo. E a reflexão inclui três "dobras": a sociedade, as instituições e nós mesmos. "Vivemos num cenário sombrio e preocupante. Não há dúvida que o mundo conectado é maravilhoso, mas temos que perguntar sobre os riscos, os desafios. Estamos hiperconectados e entediados. Não estamos acelerados para chegar a algum lugar, é apenas nosso modo de estar no mundo", criticou. 
"Por isso a importância de olhar para nossos valores quando não sabemos para onde ir." 
A incerteza leva a dois caminhos: inventar novos valores (será?) ou resgatar os valores que recebemos. 
Ousar fazer previsões, para Zeca de Mello, é inútil. 

O imprevisto é a única lei da história. 

"Para onde estamos indo? Para o futuro! Para onde queremos ir? Para uma vida boa, de qualidade." 
E o contexto não é de uma crise de valores. 

Tanto as empresas tradicionais como startups trabalham missão, valores. Eles, tomaram sim, novas proporções. Tanto em importância quando se fala na imagem da empresa (que pode ser arranhada e gerar grandes perdas financeiras quando há um problema de segurança, por exemplo), como no momento das contratações. 

O conferencista citou jovens diretores de startups mineiras que, ao contratar, dão mais importância ao alinhamento de valores com o candidato do que seus certificados. 
"Não temos uma mudança de valores, mas do estatuto de valores. Eles não estão mais ancorados na religião, mas na visão que se tem mundo." 

Zeca de Mello citou três "pedagogas" que podem orientar nossas ideias e nos ajudam a mudar. 
A primeira delas é a crise, que nos faz pensar com profundidade, olhar as coisas com maior lucidez, com verdade. "Na falta de grandes mestres, são elas as nossas professoras." 

Depois as crianças, que ousam, arriscam, que têm a capacidade de se maravilhar com o que as intriga. "Precisamos do olho espantado e da coceira com as ideias." 

E a terceira é a empatia, o desafio de experimentar a fragilidade humana. "A empatia nos desloca para os lados, nos faz ousar tomar a perspectiva do outro. Nos ajuda a reinventar nossos laços. Faz emergir a nossa consciência e um novo compromisso com nossos valores."
------------ 
Reportagem por Vívian Gamba -SINEPE/RS 
Fonte: http://www.sinepe-rs.org.br/site/home/index.php 
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário