sábado, 14 de setembro de 2019

A mente humana é mais do que rápido e devagar, diz Hamilton Carvalho



 "Inteligência não é sinônimo de racionalidade. São conceitos teoricamente distintos e 
com consequências diversas para a vida social", diz Hamilton Carvalho


 
Sociedades sobrevalorizam inteligência

Praticamente ignoram a racionalidade


Frederico tem QI elevado, mas é conhecido por tomar decisões ruins. Tem um bom emprego, mas costuma se endividar além da sua capacidade de pagamento. Assinou contrato, certa vez, para comprar três imóveis, empolgado com o que ouviu no movimentado stand de vendas. Devolveu os três, com prejuízo. Acredita em teorias da conspiração e não vacina seu filho.


O exemplo é fictício, mas provavelmente os leitores conhecem pessoas com perfil parecido ao de Frederico. Vamos usá-lo para ilustrar um ponto essencial, apontado por um amplo conjunto de evidências científicas: inteligência não é sinônimo de racionalidade. São conceitos teoricamente distintos e com consequências diversas para a vida social.

Em outras palavras, ainda que a inteligência esteja fortemente associada com efeitos como maior renda ao longo da vida, ela nem de longe é garantia contra decisões ruins e comportamentos prejudiciais.

O problema é que nossas sociedades sobrevalorizam a inteligência e praticamente ignoram a racionalidade.

O que é ser racional? Somos racionais na medida em que aumentamos o bem-estar individual e coletivo de longo prazo. Todos nós desejamos ter crenças que reflitam adequadamente o mundo. Queremos que as ações do cotidiano, como a forma com que gastamos nosso dinheiro e tempo, nos aproximem de nossos objetivos de vida. Desejamos que nossas decisões, como vacinar nossos filhos, estejam em linha com as evidências científicas e as melhores práticas.

Há vários obstáculos, entretanto. Fomos preparados pela evolução para lidar com desafios do chamado ambiente de adaptação evolutiva (AAE), em que a comida não era garantida, outros grupos e etnias eram percebidos como inimigos e o destino parecia depender do humor de entidades invisíveis.

Nesse contexto, a evolução nos legou uma tendência ao pensamento mágico, além de nos preparar para decisões rápidas, com o uso de atalhos mentais. Pensar é caro em termos biológicos, usa recursos mentais escassos e depende de conhecimento abstrato. E não há garantias de sucesso, haja vista o alcance de gurus de racionalidade oca nas redes sociais.
 

Três mentes  

 

Quem leu o livro Rápido e Devagar, do Nobel de Economia Daniel Kahneman, ou estudou um pouco de economia comportamental, já ouviu falar de sistemas 1 e 2. Em resumo, a ideia é que somos dotados de dois sistemas na nossa mente. Um, automático, de fundo evolucionário (o sistema 1), que nos leva a decisões rápidas, frequentemente ruins. O outro, o sistema 2, mais lento, que nos leva a ponderar as informações que recebemos antes de dar respostas, em tese, melhores.

Muita gente, todavia, interpreta esse modelo de forma errada. Nem sempre o sistema 1 leva a decisões erradas e nem sempre o sistema 2 produz boas respostas. Para entender isso, vamos buscar ajuda no trabalho de um dos criadores dos conceitos de sistemas 1 e 2, Keith Stanovich, pesquisador da Universidade de Toronto.

Stanovich usa há um bom tempo um modelo mais sofisticado para estudar a racionalidade humana. Trata-se do modelo de três mentes. Acompanhe comigo.

A primeira mente, a autônoma, é aquela moldada pelas necessidades evolucionárias mais básicas. É a mente que dá as respostas rápidas e que é facilmente explorada no mundo moderno – dos apelos sexuais na propaganda ao lixo alimentar e ideológico. Porém, respostas rápidas e corretas podem surgir de experts que, em certas condições de prática, conseguem empregar conhecimento abstrato de forma automática. Cientistas ou cirurgiões experientes, por exemplo.

A segunda mente, chamada de algorítmica, é aquela mais associada com o conceito estrito de inteligência. Quanto mais inteligentes, mais capazes somos de simular soluções diversas na nossa cabeça para os problemas apresentados.

Com um porém. Isso só acontece se percebemos que existe, de fato, um problema. Só que a realidade não é como a escola e os desafios na vida não vêm em forma de prova. Assim, perceber que algo pode estar errado e impulsionar simulações mentais requer a terceira e última mente do modelo, aquela que Stanovich chama de reflexiva.

É a mente reflexiva que comanda os motores da racionalidade. Ela é favorecida por certas características pessoais, como o pensamento crítico e a baixa impulsividade, mas depende muito do nível de conhecimento abstrato que conseguimos efetivamente incorporar ao longo da vida. Lidar, por exemplo, com as diversas ofertas comerciais com que nos deparamos no cotidiano requer conhecimentos básicos de matemática financeira e direito.

Desenvolver a mente reflexiva é, portanto, crucial em um mundo que está estruturado para explorar sem dó as fraquezas humanas. A boa notícia é que, em contraste com a inteligência, a racionalidade pode ser tremendamente melhorada com educação adequada.
----------------
*  Hamilton Carvalho, 47 anos, estuda comportamento humano e sistemas sociais complexos. É doutor em Administração pela FEA-USP, mestre em Administração pela mesma instituição, membro da System Dynamics Society e da Behavioral Science & Policy Association. Escreve para o Poder360 aos sábados.
Fonte:  https://www.poder360.com.br/opiniao/brasil/a-mente-humana-e-mais-do-que-rapido-e-devagar-diz-hamilton-carvalho/ 14/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário