segunda-feira, 2 de setembro de 2019

O ÓDIO


FRANCISCO MARSHALL*
 Resultado de imagem para ódio
Nos mitos clássicos e nas pinturas renascentistas, Afrodite (Vênus/amor) triunfa sobre Ares (Marte/guerra), selando a vitória da doçura sobre a violência. É o sonho das almas sensíveis, que artistas deleitam-se em nos entregar, com belas imagens, que inspiram e nos dão o necessário alimento do pensar. Na literatura mais popular da história, porém, o protagonista é um personagem virtuoso, que espalha mensagem estoica, de amor abnegado, mas ao final é perseguido por ódio coletivo e divino, para ser, no clímax trágico, condenado em tribunal injusto e também para a saciedade de seu pai, que lhe impõe cálice amargo e toma seu sofrimento e seu sangue em sacrifício. A mensagem de amor contrasta com o cenário de triunfo do ódio, e uma laje removida da tumba não é suficiente pra suprimir a memória trágica da descomunal violência, praticada contra personagem amoroso. Será o ódio mais forte que o amor?

Vizinha do ódio, a cólera tem o poder de provocar a revelação das entranhas, quando a possessão furiosa supera barreiras do decoro e o sujeito diz o que estava reprimido, ou comete o que o juízo interdita. É assim na tragédia Édipo Tirano, de Sófocles, quando o soberano ataca ao vidente Tirésias, até que este, agastado, revela o que ocultava, a verdade da identidade do rei parricida e incestuoso. A cólera tem o condão de revelar intimidade terrível, com certo grau da verdade, usualmente insuportável no convívio social. Quando esta revelação libera o que estava reprimido, produz-se um prazer associado à sensação de alívio, poder e triunfo.

A cultura, todavia, desde a era da tragédia grega, no século V a.C., dispõe de recurso eficiente para purgar o ódio pela arte, projetando-o ritualmente nas tensões do palco, a certa distância e proximidade do espectador, e provocando o que Aristóteles chama, com vocabulário médico, de catarse. Desde então, a representação de paixões odiosas é matéria potente da arte - que o digam também Shakespeare e Nelson Rodrigues.

Deu-se no Brasil que o ódio mimetizado nas ruas e mídias ocupou o lugar da arte, e fez aflorar o horror íntimo de milhões de pessoas. Assim liberado, o ódio premia e cativa a libido, de modo irresistível. Eis porque é quase impossível despertar aos que entraram nesse transe, mesmo diante dos fatos hediondos que ora assombram nosso cotidiano; estão reféns de um tipo de prazer que já parecia impossível. Por anos, milhões de pessoas preconceituosas reprimiram seu ódio sob a luz de um novo pacto cultural. Hoje atacam sem pejo ao politicamente correto, a ética contemporânea de respeito, que recusa todos os preconceitos. Descartada a ética e consagrado o ódio, avança-se para trevas em que Eros está ausente e a irracionalidade campeia contra cultura, educação, ciência, dignidade humana e meio ambiente.

Eis como o Brasil se tornou teatro do ódio, com todas as suas fúrias. Para que Vênus novamente dome Marte, precisamos de teatro e pensamento, capazes de purgar com arte os monstros que ora assombram nosso tempo.
--------
* Professor Universitário e pesquisador.
Fonte: https://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/acessivel/materia.jsp?cd=449813ff3f5a8a8d9fbc3fc03edce90b 30/08/2019
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário