sábado, 7 de setembro de 2019

Armadilha para o leitor

Lya Luft*

Nestes tempos contraditórios, tumultuados, às vezes incríveis, outras horríveis, sempre é bom recorrer à arte: belos quadros, esculturas, livros, dança, não importa.

Talvez a arte nos ajude a respirar ares mais puros, quando aqui perto neste planeta ou neste país as coisas ficam meio escuras, agitadas, aflitivas, incompreensíveis. Uma das surpresas que a idade me reservou foi continuar a me surpreender, maravilhar ou assustar com muitos acontecimentos. Ou falta de acontecimentos...

Nessas horas, tenho meus prediletos, quase sempre poesia. Aqui, como já fiz e gostaram, alinho alguns poemas meus em forma de prosa, isto é: simplesmente encadeando versos, porque a poesia está por toda parte.

Assim, esta coluna é uma armadilha, para que alguns de meus leitores leiam poesia, sem perceber.

O que não posso dizer, o que não cabe em palavras, o que não é para olhares profanos; o que é calado e remoto, meu mais secreto destino, como o reverso das ilhas; ar marinho, maremoto, algo calado, alado e sonoro: águas que, mais que navego, imagino.

Com as perdas só há um jeito: perdê-las. Com os ganhos, o proveito é saborear cada um como uma fruta boa da estação. A vida, como um pensamento, corre à frente dos relógios. O ritmo das águas indica o roteiro e me oferece um papel: abrir o coração como uma vela ao vento, ou pagar sempre a conta já vencida.

Não somos nem bons nem maus: somos tristes. Plantados entre chão e estrelas, lutamos com sangue, pedras e paus, sonho e arte. Nem vida nem morte: somos lúcida vertigem, glória e danação. Somos gente: dura tarefa. Com sorte, aqui e ali a ternura faz parte.

Do pai, a retidão e certa melancolia: o olhar sobre o que vem atrás do espelho. Da mãe, a alegria. Da remota linhagem, o novelo de fios que tramam alma e imagem, ninguém sabe quando e onde. Mais os trabalhos e a dor, a fantasia, a obstinada procura, alguma sorte, muita esperança na bagagem.
(Dissabores fazem parte: maior foi a celebração da vida.)

Havia um mar e ali brotava uma ilha cercada de lobos e de pensamentos. Havia um fundo escuro e belo onde vagavam os afogados, os náufragos dançavam com sereias. Havia ansiedade e abraço. Havia âncora e vaguidão. Brinquei com peixes e anjos, fui menina e fui rainha, acompanhada e largada sempre a meia altura do chão.

A vida um barco, remos ou asas, tudo real e tudo ilusão.

Bela Dama, nas mãos discretas esconde a fita, o metro, a medida da nossa vida. Bela Dona, aguarda com paciência a hora de nos botar no colo: tudo estará consumado nesse dia. (Também o não compreendido.)

Velhas palavras nos lábios, nos olhos novas paisagens, seremos poupados, seremos absolvidos, seremos isentados.

Mas nós, nos daremos anistia?
----------
* Escritora
Fonte: https://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/acessivel/materia.jsp?cd=918b125ddf1d5a3cb59506ab88f181c9 07/09/2019
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário