domingo, 18 de fevereiro de 2024

Estranho ofereceu-se para remover a caneta do meu rosto. Não era tinta.

História de Redação • 

 
  Fornecido por Sports24 BR
 
 Abrindo o aplicativo de namoro, a esperança surgiu. As fotos do homem mostravam que ele era atraente e ele havia dito em seu perfil que era cirurgião plástico. Mas quando comecei a ler suas palavras, meu coração afundou. À medida que ele começou a detalhar que cirurgia ele recomendaria, fechei a mensagem revirando os olhos. Embora tenha doído um pouco, não deixaria que ele arruinasse meu dia – mas, uma vez, comentários como esse teriam me deixado magoada, chateada, até mesmo com raiva. Demorou a maior parte da minha vida, mas agora percebi que não tenho controle sobre o que as pessoas dizem para mim. A única coisa que tenho controle é a minha resposta. Saber disso mudou minha vida drasticamente.

Eu nasci com uma marca de nascença que se estende pela minha bochecha esquerda, subindo pelo lado do meu nariz. Quando era bebê, era relativamente pálido, mas ao longo dos anos, ficou mais escuro e, como era de se esperar, atraiu muita atenção.

Quando eu estava na idade da escola primária, as perguntas vinham de crianças que eu não conhecia, no parque ou em passeios, e eram relativamente simples. Eles perguntavam o que estava no meu rosto, eu explicava que era uma marca de nascença e isso seria o fim disso. Quando fui para a escola secundária, os comentários se tornaram mais maldosos. Uma garota me chamava de ‘Pat’, abreviação de ‘vaca suja’, o tempo todo que a conheci. E foi a pior hora para o filme Austin Powers, Goldmember, ser lançado – quando o personagem de Mike Myers não consegue parar de olhar para a marca de nascença no rosto de The Mole. Querendo me encaixar, eu apenas ria junto, esperando que meus colegas logo se entediassem e seguissem em frente. Mas aos 14 anos, notei que os pelos que cresciam dela haviam se tornado mais grossos e escuros. Então, pela primeira vez, pedi aos meus pais que me levassem a um consultor para ver se poderia ser removida. Ele explicou que não seria capaz de remover a parte do meu nariz, pois não havia pele ou tecido suficiente por baixo. Além disso, ele disse que mesmo que removessem a marca de nascença da minha bochecha, os pelos continuariam a crescer. Parecia sem sentido. Eu esperava que, em algum momento, as pessoas parassem de me provocar e a vida se tornasse mais fácil.
 
Uma garota me chamou de ‘Pat’, abreviação de ‘cowpat’ (Foto: Katie Stanton). De certa forma, quando fui para a universidade, isso mudou. As pessoas eram muito mais aceitadoras. Mas sair com pessoas bêbadas, que perderam todos os filtros e inibições, era uma batalha completamente diferente. Uma noite ainda está gravada vividamente na minha memória. Eu e meus amigos estávamos conversando com um grupo de rapazes na fila de uma boate. Mais tarde, eles me chamaram, mas quando fui até eles, me cercaram e começaram a tirar fotos. Foi horrível. As perguntas, os comentários, as observações… eles eram constantes. Sempre que saía de casa, podia sentir-me tenso, me preparando para o que poderia acontecer. E embora em algumas ocasiões eu pudesse ir trabalhar ou fazer compras sem que ninguém dissesse nada – na maioria das vezes, eles diriam. ‘Com licença’, eu ouvia do outro lado do vagão do trem. ‘Você borrô sua maquiagem.’ Ou ‘Você tem caneta no rosto.’ Uma vez, alguém até mesmo cuspiu em um lenço e tentou esfregar minha bochecha.

Quando fui para o ensino médio, os comentários se tornaram mais cruéis (Foto: Katie Stanton). Eu explicava brevemente que era uma marca de nascença, e então voltava para o meu livro, desesperada para que a conversa terminasse. Mas então eles tentavam se desculpar ou explicar, prolongando a situação e chamando ainda mais atenção. Quando descia do trem, estaria chateada e furiosa. Em uma festa, alguém que eu nunca tinha conhecido me disse que eu tinha uma mancha no rosto. ‘Eu conheço todo mundo nessa festa’, gritei com raiva. ‘Você não acha que alguém teria me dito, se fosse isso?’ Uma vez, um colega tentou explicar que se eu mudasse minha dieta, a marca desapareceria. Durante as férias em Barbados, uma mulher me encurralou em um bar. Ela me disse que trabalhava em um departamento de dermatologia e me questionou sobre o que poderia ser feito. A vida era exaustiva. Em 2018, descobri a Changing Faces, uma instituição de caridade que apoia pessoas com diferenças visíveis, e participei de uma sessão. Foi a primeira vez que conheci outras pessoas na minha situação e, ao olhar ao redor, fiquei atordoada.

Para mim, minha marca de nascença era algo que eu não desejava para ninguém. Havia tantas pessoas com diferenças visíveis que estavam confortáveis e confiantes com a forma como pareciam. Isso me surpreendeu e abriu meus olhos.

Para mim, minha marca de nascença era algo que eu não desejava para ninguém. Quando tive meu filho em 2020, a primeira coisa que fiz foi examiná-lo de cima a baixo para ter certeza de que ele não tinha uma. Suspirei aliviada quando vi que ele não tinha.

“Seria terrível se ele tivesse”, disse a alguém que conheci na Changing Faces, cuja esposa também estava grávida.

“Mesmo?” ele respondeu surpreso. “Minha marca de nascença me tornou quem eu sou – e acho que sou uma pessoa muito boa.”

Novamente, suas palavras me fizeram parar e pensar. Será que era assim que eu deveria me sentir em relação à minha marca de nascença? Será que eu me sentia assim?

A conversa me inspirou a pensar de forma diferente. Eu já estava sendo infeliz com a atenção indesejada, então não tinha nada a perder ao mudar minha abordagem nessas interações com estranhos.

As pessoas sempre iriam mencionar minha marca de nascença. Isso simplesmente não ia parar.

Um colega tentou me explicar uma vez que se eu mudasse minha dieta, ela desapareceria. Talvez, porém, eles não estivessem sendo cruéis ou maliciosos. Talvez suas suposições fossem apenas erros genuínos ou seus comentários fossem movidos pela curiosidade.

Além disso, eles provavelmente esqueceriam de ter falado comigo em alguns minutos, enquanto eu era a única que estava se machucando e deixando isso arruinar meu dia.

Então decidi tentar reagir a essas situações com mais paciência, levando tempo para engolir minha raiva e frustração.

E isso realmente ajudou – assim como começar a trabalhar como embaixadora da Changing Faces, onde, pela primeira vez, falei sobre minha marca de nascença e como ela impactava minha vida.

Eu estava tomando o controle das conversas sobre minha aparência em um momento em que estava preparada.

É claro que ainda há dias em que comentários me pegam desprevenida e me deixam em desvantagem.

Mas na maioria das vezes, consigo responder às pessoas sem ficar irritada ou magoada. Vou dizer a elas que é uma marca de nascença – não uma mancha ou caneta – e aceitar suas desculpas quando elas se desculparem.

Então, por favor, se você ver alguém com uma diferença visível, tire um momento antes de dizer algo. Porque é o que está por dentro, não o exterior, que importa – e é por dentro que suas palavras realmente podem machucar profundamente.

* De acordo com a fonte metro.co.uk

Fonte:  https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/beleza/estranho-ofereceu-se-para-remover-a-caneta-do-meu-rosto-n%C3%A3o-era-tinta/ar-BB1iq6Eg?ocid=nl_article_link

Nenhum comentário:

Postar um comentário