segunda-feira, 30 de junho de 2008

UMA ESTRATÉGIA ÉTICA VIÁVEL

Essa estratégia ética viável e eficiente pode ser resumida nos seguintes pontos:
* Ela deve partir logo do que é mais urgente, de um despertar imediato das consciências e de um projeto de ação organizada, abraçando todos os cidadãos e mtodos os planos da vida pessoal, familiar, social e política.
* Para obter um consenso real e eficiente em torno desse projeto ético, é necessário conciliar valores éticos, de caráter universal, e os interesses particulares, que constituem a motivação mais ampla e atuante da população.
* Semelhante despertar e tal projeto de ação supõem um plano e uma prática de educação, que prolongaria a educação ativa e solidária de Paulo Freire.
* O plano de educação compreenderia as instâncias e os patamares da educação institucional e uma educação permanente, por todos os meios da mídia e orientação da sociedade.
* Toda essa estratégia ecológica estará dependendo de uma vontade política animando os governos, galvanizando a opinião pública e as diferentes formas de organização partidária, profissional, sindical e cultural de cada país e do mundo inteiro. Ao mesmo tempo, ela terá de suscitar e orientar a política, sobretudo a política econômica, educacional e sanitária. (JOSPHAT, CArlos, OP. Revolução univeral do amor, a ética mundial de defesa e promoção da vida, in Revista Convergência- pp. 358-359, CRB, junho/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário