domingo, 1 de junho de 2008

INTERNET EMBURRECE

O professor MARK BAUERLEIN, diretor de pesquisa e análise da Fundação Nacional para as Artes nos Estados Unidos, que tem sido criticado na imprensa e por internautas, diz que prevalecem na web linguagem pobre e "recreações adolescentes". O ataque começa já no título do livro. É a "geração mais estúpida", anuncia "THE DUMBEST GENERATION: How the Digital Age of Stupefies Young American and Jeopardizes Our Future - Or, don't Trust Anyone Under 30" ("A Geração Mais Estúpida: Como a Era Digital Embasbaca Jovens Americanos e Põe em Risco Nosso Futuro - Ou, Não Acredite em Ninguém com Menos de 30"- lançado nos Estados Unidos, há duas semanas.
Os principais argumentos do livro:
- Aproximação - embora tenham acesso a muita informação, os jovens não têm conhecimento históricos nem interesse por questões internacionais. Na Internet, dedicam-se somente a sites que os aproximam de outros jovens, como o Facebook.
- Leitura de livros - Pesquisas indicam que crianças e adolescentes cada vez menos lêem livros - e cada vez menos acreditam que isso seja algo necessário para a sua formação.
- Dificuldade na escrita - Com a leitura superficial resultante da abundância de informações a que têm acesso na internet, os jovens de hoje têm dificuldade de escrever e de embasar argumentos.
- Passando adiante - Eles não conseguem armazenar informações. Crianças e adolescentes acessam a rede mundial somente para encontrar materiais e passá-lo adiante, "como em um sistema de delivery". (Reportagem do Jornal O Sul, 01/06/2008, pg.7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário