segunda-feira, 19 de maio de 2008

MANIFESTO CONTRA A ETIQUETINHA


SOMOS PESSOAS educadas. Mesmo. Nossas mães fizeram um bom trabalho. Não gritamos com os outros. Sabemos dar bom dia, agradecer, comer de boca fechada. Mas odiamos a obrigação de ser educado por etiqueta. Se a sua mãe te obriga a telefonar para aquela amiga de quem você nem gosta muito (e que nem gosta de você) só para agradecer ao convite de uma festa porque o código social manda que sim, rebele-se.Na boa? Para que ligar? Para ser falsa? Sim, a etiqueta é amiga da falsidade. Assim como o bom caráter é amigo da educação. Por outro lado, às vezes a falsidade pode demonstrar uma certa educação. Expliquemos.
Quando somos contra a etiquetinha
Nós, os educados contra a etiquetinha, quando ligamos para alguém, é porque realmente queremos falar com aquela pessoa. Quando agradecemos, é porque de fato ficamos gratas. Basicamente, seguimos a etiqueta do coração e cada dia mais achamos que devemos fazer o que temos vontade. Se não estamos com a menor vontade de ir a uma festa, não vamos só porque vai pegar bem. Porque vai ser falta de educação faltar a uma festa que nós iríamos odiar.
Quando somos a favor da falsidade
Ao mesmo tempo, odiamos pessoas sincerinhas sem necessidade. A situação: você está tendo devaneios por um sujeito qualquer. Um devaneio frívolo, tipo "ele me ama, e vamos nos agarrar a qualquer momento". E vai passar, talvez dentro de três dias. Então, chega seu amigo "sincero". Você não pediu conselho, você não está se afundado na lama por causa do sujeito, só está curtindo uma ilusão. E ele joga a verdade na sua cara: "Ele não está a fim de você". Alguém perguntou? Inclusive os sincerinhos sem necessidade podem ser facilmente identificados porque começam as frases com "eu sei que você não perguntou mas... sua franja está uó".
Ou seja, uma ECE (educada contra etiqueta) jamais é grossa e não gosta de magoar pessoas. Ela só não tem paciência com quem finge que se magoa com qualquer coisa. Ou com quem acha que nada magoa. Por isso, se você receber um convite nosso, não precisa responder. Se a gente quiser mesmo saber se você vai, a gente, que não segue etiqueta nenhuma, vai telefonar ou perguntar pelo MSN. Ou escrever no e-mail RESPONDA PELOAMORDEDEUS. E quando você receber um telefonema ou um e-mail nosso, tenha certeza, foi de coração. Não que isso seja grande coisa. Mas aquilo foi sincero. Saiba disso.
Momento de histeria
Sai para lá, Pinóquio!
(Texto da FSP on line - dois Neurônios - , 19/05/2008-Jô Hallack,Nina Lemos eRaq Affonso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário