quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Progressismo verdadeiro

article image

Uma nova forma de centrismo político radical é necessária para enfrentar a desigualdade sem prejudicar o crescimento econômico

A política contemporânea precisa passar por uma nova “era progressista” a fim de desenvolver maneiras de mitigar a desigualdade sem prejudicar o crescimento econômico. Eis a nossa sugestão para um plano Realmente Progressista, que rouba ideias tanto da esquerda quanto da direita para enfrentar a desigualdade de três maneiras sem prejudicar o crescimento.

Competição, meta e reforma

A prioridade deveria ser atacar monopólios e interesses protegidos, sejam eles empreendimentos estatais chineses ou grandes bancos em Wall Street. Os países emergentes, em particular, precisam incorporar mais transparência em contratos governamentais e leis antitruste eficientes.
Em seguida, é necessário voltar os gastos governamentais para os pobres e jovens. Nos países emergentes, recursos demais são direcionados para subsídios universais a combustíveis, o que favorecem desproporcionalmente os ricos (na Ásia), e aposentadorias absurdas, que em geral favorecem os relativamente ricos (na América Latina). No entanto, o maior alvo de reformas é o estado de bem estar social do mundo rico.
Por último, os impostos devem passar por reformas: não para punir os ricos, mas para arrecadar dinheiro de modo mais eficiente e progressivo. Em economias mais pobres, onde a sonegação de impostos é comum, o foco deveria se voltar para alíquotas mais baixas e uma supervisão melhor. Nas ricas, os principais ganhos adviriam da eliminação de descontos que beneficiam particularmente os ricos.
--------------------------
 http://opiniaoenoticia.com.br/economia/progressismo-verdadeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário