domingo, 26 de novembro de 2017

FERNANDO HENRIQUE INTERPRETA O BRASIL

Imagem relacionada

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA,o ex-presidente analisa a situação política e econômica do país, avalia a crise de credibilidade dos partidos e dá receitas do que fazer para conquistar o eleitor



Nenhum segurança guarda a entrada do condomínio Chopin, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, onde mora o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na guarita, o porteiro apenas pergunta o nome dos visitantes, liga para o apartamento, e pergunta se podem subir. É a primeira surpresa para quem espera encontrar a postos os seguranças a que têm direito os ex-presidentes da República. A segunda é a aparência do anfitrião. Recém chegado de uma viagem aos Estados Unidos, onde fez conferências em universidades, não demonstra cansaço. A postura ereta, a firmeza nos passos e o raciocínio preciso do sociólogo contrastam com uma de suas primeiras frases:

- Sou um velho de 86 anos.

O ex-presidente que entrou para a história como pai do Plano Real não dá conta dos convites para palestras. A fila de pedidos de entrevistas aumentou com o agravamento da crise política.

Enquanto o fotógrafo Jefferson Bottega instala câmeras e microfones para a gravação em vídeo, fala de seu apreço pelo Rio Grande do Sul e relembra as temporadas passadas no Estado, no início da década de 1960, quando trabalhava na tese de doutorado que resultou no livro Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional.

Orgulhoso, revela que a Brown University está criando um programa de bolsas para jovens interessados em estudar o Brasil. O fundo para financiar o Fernando Henrique Cardoso Fellow- ship começa com US$ 4 milhões, doados por empresários americanos.

A agenda do ex-presidente se divide entre a fundação que leva seu nome e que promove debates sobre temas atuais, as conferências em universidades, as conversas com políticos do PSDB e atividades culturais em companhia da mulher, Patrícia.

- Quando vou ao cinema, as pessoas se surpreendem porque ando sem seguranças. Patrícia dirige o carro, porque meus filhos me proibiram, mas às vezes dirijo escondido deles.

Convencido de que um ex-presidente precisa se desapegar das mordomias do poder, revela que foi esse o motivo de, ao deixar o governo, ter ido passar uma temporada na Europa:

- Fiquei três meses morando num apartamento emprestado por um amigo. Diziam que era meu. Quisera que fosse, mas é de um amigo, já falecido. A filha dele é madrinha de uma das minhas netas. Fomos só eu e Ruth (a primeira mulher, falecida em 2008). Não levei assessor nem segurança. O embaixador me ofereceu um carro, mas recusei. Decidi que ia aprender a andar de metrô. Para me autoeducar. Você foi presidente. Não é mais. É necessário para você não pensar que é o rei da cocada preta.

Fernando Henrique fala sem pressa. Conta histórias de campanhas, analisa a situação política e econômica do Brasil, interpreta o fenômeno do aumento do conservadorismo, avalia a crise de credibilidade dos partidos, incluindo o seu, o PSDB, dá receitas sobre o que os candidatos precisam fazer para conquistar o eleitor.

Na poltrona, a assessora Helena Gasparian, diplomata acostumada à pontualidade britânica, inquieta-se. Pede, por favor, para encerrar, porque ele tem outro compromisso. FHC responde a mais duas perguntas. Helena insiste porque outra pessoa já está à espera.

Gravador desligado, pergunta da situação do Rio Grande do Sul e das chances de Eduardo Leite na eleição para governador. Quer saber se o ex- prefeito de Pelotas se comunica bem. Sem demonstrar pressa, brinca que não está vestido de forma adequada para tirar fotos, mas posa sem resistir ao lado de obras de arte que decoram a sala.

Na despedida, comenta sobre o radicalismo nas redes sociais:
- A raiva está muita grande.

EIS a entrevista:



Fernando Henrique cardoso, ex-presidente da República

O senhor está preocupado com o futuro do Brasil?
Sem dúvida, estou. O mundo está mudando muito. Não é só a questão da globalização e as confusões advindas daí, mas o próprio equilíbrio de poder, com a ascensão da China, o retraimento dos Estados Unidos e a fragmentação da Europa. O Brasil está marcando passo no momento em que deveria estar avançando.

Essa onda de descrédito na política pode levar o eleitor a jogar o Brasil em uma aventura?
Esse descrédito não é só aqui. Tenho estado em várias reuniões sobre a crise da democracia representativa no mundo ocidental. Por quê? Porque houve uma mudança muito grande nas sociedades em razão da dinâmica de classes, da mobilidade social muito intensa, e as pessoas ficaram um pouco soltas diante das instituições. As instituições não correspondem mais à vida das pessoas. Isso vale para os partidos e para os parlamentos. Afeta o conjunto da vida política no mundo ocidental, em grau maior ou menor, dependendo da situação do país. Temos assistido a fatos graves.

Como o sociólogo Fernando Henrique explica o fenômeno de aumento do conservadorismo?
Também não é só aqui. Donald Trump se elegeu com uma linguagem conservadora. Qual é o slogan dele? Retornar a América ao que foi no passado, com uma visão contrária a imigrantes. Em boa parte, a reação inglesa (Brexit) é contra a imigração também. Até no Chile, a imigração foi tema da campanha eleitoral, por causa dos haitianos. É uma onda de medo. E o medo deriva de mudanças muito rápidas na estrutura de produção, das novas tecnologias. As pessoas não têm conhecimento, querem participar, mas não sabem muito bem como. No Brasil, estamos assistindo a isso em certos setores, mas é menos forte do que em outros países.

Aqui, é um conservadorismo mais de comportamento.

Há um pensamento político-social mais do que conservador, reacionário. Os nossos conservadores eram mais atrasados. Os reacionários de hoje têm pensamento que vai contra o modo como o mundo se organiza. Misturam-se aos conservadores e isso atrai a juventude.

Isso lhe surpreende?
Surpreende, sim, mas se explica como consequência da falência dos setores progressistas. Houve tanta aposta no PT, por exemplo, e depois deu no que deu. Isso abre espaço para a desilusão e, quem sabe, para novas ilusões que, em vez de brotarem à esquerda, brotam à direita. Vê-se que é um conservadorismo cultural, de forma de comportamento. Essa questão de museu, de exposição de nus, deu uma reação muito grande. Vieram como se fosse uma coisa para dissolver a família, e a família é uma coisa muito entrincheirada na cultura brasileira.

São as redes sociais que estimulam as visões extremadas?
Rede social cria tribos, pessoas que pensam da mesma forma, uma espécie de junção de segmentos. A rede social, ao mesmo tempo em que abre espaço à participação, forma um tipo novo de participação, que ocorre a distância, pessoas que estão ligadas sem estar presentes. Cria uma dificuldade de entender quem está ligado com quem e para quê. Quando as pessoas se manifestam nas redes, é para protestar.

O senhor teme que aconteça no Brasil uma interferência capaz de influenciar na eleição?
Já houve. Há robôs que podem estar na Europa, nos Estados Unidos, na África, e ficam influenciando aqui. É preciso ter antídotos contra isso. É claro que temos de olhar para a frente. As pessoas vão ter de se adaptar a esse sistema. Verificar que nem tudo o que aparece é verdadeiro, buscar forma de reação quando for falso. As instituições terão de se moldar. Não tenho uma visão pessimista da rede. Pelo contrário, a rede permite o engajamento, e isso é positivo.

Existem movimentos que as pesquisas não captam?
Pode acontecer isso. Talvez a população esteja bastante motivada contra a política, por causa da corrupção. Como destapou a panela e as pessoas se assustaram, isso levou a uma certa desilusão. Houve uma espécie de prestigiamento da Justiça, da polícia e dos procuradores. Agora, estamos em um momento mais confuso. É um estado de fragmentação que corresponde à fragmentação real da sociedade. A sociedade precisa de líderes, de pontos de referência.

Como se explica o resultado das pesquisas, que mostram Lula em primeiro lugar e Jair Bolsonaro em segundo, mesmo sem dizer nada de concreto do que faria se eleito?
A população ainda não está envolvida nesse debate. Não houve nenhum confronto político, qual é a ideia que fulano tem sobre tal coisa. Mas é curioso. De alguma maneira, faz parte desse mundo em que estamos vivendo, criar o contraditório. Quando há uma semente do contraditório, você rega, põe água, para essa contradição subir. Inconscientemente, todos fazemos isso. A mídia também. Cria fantasmas. Mas esse fantasma pode tomar corpo se não houver outros que se ponham na lista e apresentem sua visão.

Como combater os fantasmas?
Esses dias, estava prestando atenção em um programa de TV, desses comandados por um grupo religioso de orientação evangélica, em um templo importante, muita gente. O pastor dizia: "Venham para cá, convertam-se, manifestem a sua crença, que o Senhor vai dar o que lhe corresponde. Você vai ter êxito na vida". E as pessoas davam depoimentos sobre o que conquistaram depois de ter aderido àquela crença. Veja que ele não oferece a glória no céu. Oferece o sucesso na Terra. A política não é muito diferente disso. Lula já estava aí, e a gente sabe o que ele faria. Mais ou menos, porque ele muda. Por enquanto, a gente não sabe o que Bolsonaro vai propor. Se não aparecer quem proponha algo concreto na Terra, qualquer um que prometa o paraíso vai levar. As pessoas querem melhorar. Não sei se os nossos líderes políticos percebem que é preciso não só palavras, mas demonstrar algum caminho para que a pessoa se sinta tocada. Não pode dizer apenas "sou a favor da democracia".

Com frequência, ouve-se dizer que bom mesmo era no tempo dos militares, inclusive por quem não viveu aquela época.
Claro. E porque não viveu, acha fantástico. O passado você refaz. Pode mitificá-lo. Isso não dispensa o que disse há pouco. Em qualquer situação, na política, as ideias valem quando são encarnadas por pessoas. Ideia por ideia é na academia. Fora disso, é você ser símbolo de um sinal de tal coisa. Quem é símbolo de um sinal, negativo ou positivo, segundo o valor de cada um, tem vantagem. Por isso, os polos têm sempre vantagem. É mais difícil organizar o centro. O centro é mais numeroso, mas é preciso que se manifeste concretamente. E não pode ser um centrão, onde cabe tudo. Nunca vou esquecer que, quando fui candidato, o slogan da minha campanha era "As pessoas em primeiro lugar". Tem de falar para que quem está ouvindo pense: é comigo.

Isso favorece o surgimento de um outsider? Luciano Huck, por exemplo, tem experiência de TV, mas há quem diga, como o senador Aécio Neves, que o surgimento do nome dele é indicador da falência da política.
Huck é meu amigo. Portanto, minha avaliação é desviada, no bom sentido. Ele tem essas características. A questão é saber se isso passa para a política? Ele está acostumado a falar com a dona Maria, como ele diz, e a falar sozinho. Não está no debate político. Cogita-se um nome de fora. Às vezes, falam de um juiz, Sergio Moro, Joaquim Barbosa. É sinal de ausência de política. Tenho muito respeito pelos juízes, como tenho pelo Huck. Tenho respeito pelo Sergio Moro. Acho ele equilibrado, não se apresenta como salvador de nada. Mas é juiz. Cada um tem as suas características. Era professor e tive muita dificuldade para falar como candidato. No meu tempo, havia uma certa distância. Na vida pública, não é assim. Você, como professor, não está acostumado a pegar nos outros, nem a ser pegado. Na vida pública, é o contrário, uma entrega corpórea.

Isso que o prefeito João Doria faz hoje não é uma versão moderna de Jânio Quadros?
É um pouco diferente. Não sei julgar Doria, nem quero. Me dou bem com ele. Mas ele usa a linguagem de computação, de redes. É muito hábil. O tempo todo está se comunicando. Não sei se acertou o ponto. Isso as pesquisas é que vão dizer mais adiante. Mas ele tem essa contemporaneidade.

Como analisa Bolsonaro quando se fixa numa ideia só, a da segurança da ordem, com um discurso de que tudo se resolve com as pessoas andando armadas, como se fosse essa solução para o problema da segurança?
Não sei se isso vai ser popular. Nos Estados Unidos, seria. Ele vai ter de entrar em outros temas. E não sei o que pensa sobre outros temas. Agora você tocou num ponto que é central no Brasil de hoje, que é o da segurança. Um dos problemas dos políticos tradicionais democratas brasileiros é que, por causa da ditadura militar, ficou a ideia de que segurança é coisa da direita. Ora, hoje, segurança é coisa do cidadão. As pessoas têm medo. E têm razão de ter medo. Os ricos não têm esse problema. Têm guarda-costas, andam de automóvel blindado, mas o pobre, não. A violência maior não é nos bairros ricos, é nos bairros pobres. Quem quiser ganhar apoio da população, tem de entrar nessa questão da segurança.

Será a pauta central da campanha ou é a economia?
Sempre a pauta econômica é importante. Você estar com o bolso vazio ou cheio faz a diferença. A situação do Brasil está melhorando, mas o povo não sente, porque não chegou ainda no bolso. O número de empregos aumentou. Mas você não sente porque há 12 milhões de desempregados.

A inflação é a mesma coisa: caiu mas as pessoas não sentem.
Exatamente. Caiu bastante. Mas a pessoa não sente. A renda dos mais pobres deve ter melhorado, pelas estatísticas, mas estatística não é a vida. Você leva tempo para sentir. Esse tema vai estar sempre presente, mas vem com outro: não dá para manter essa desigualdade que temos no Brasil. É inaceitável. Você não resolve a desigualdade sem crescimento da economia. Só dividir leva todo mundo para a pobreza. Se você crescer e dividir, melhora. Quem for falar na política tem de prometer o que vai fazer. E fazer. Falta confiança para os empresários. O Brasil tem uma carência de infraestrutura extraordinária. Tem muito dinheiro sobrando no mundo. Por que não vem para cá? Porque não confiam no amanhã. Se tiver alguém que seja capaz de mostrar o caminho e as pessoas acreditarem, haverá investimento. Economia, sim, mas a probidade vai ser tema, a ética. Porque a roubalheira foi muito grande. E pior. Corrupção organizada para financiar a política. Isso é inaceitável e a população descobriu isso.

Essa onda atingiu todos os partidos, inclusive o PSDB.
Todos.

Vários líderes do PSDB foram atingidos, o senador Aécio Neves. Foi uma decepção muito grande para o senhor?
Decepção foi o modo como ele apareceu. Não é a mesma coisa de outros (titubeia). Ele não estava organizando o roubo de uma estatal, não era dinheiro público. Ele estava pedindo dinheiro emprestado, mas o problema é o modo como fez. Isso foi chocante e teve efeito. Quase todos os partidos, em graus diferentes, foram afetados. O grau maior depende de quem está no governo. Ousaria dizer que houve uma frouxidão em todos os níveis. Mas é variável. São Paulo, que eu saiba, nunca houve organização da corrupção pelo PSDB ou pelo governo do Estado. Houve organização da corrupção no Brasil, o que é grave. É uma rede de corrupção. E o que está sendo desmontado é essa rede. Foi isso que chocou e se generalizou na percepção. Precisamos é de força ética para superar a crise. Não se supera sem uma coisa doída: crime tem de ter castigo. O problema é a impunidade.

O senhor não tem a sensação de que está havendo um movimento para abafar a Lava-Jato?
Há mais do que a sensação. Há tentativas, que não têm vencido, mas é preciso ficar atento. Sou muito favorável à Lava-Jato, como um símbolo. Por mais que se queira criticar, nunca houve tanta gente presa. Não gosto de ver ninguém preso. Não é o meu estilo, mormente quando conheço alguns. Mas não tem outro jeito. A lei se aplica a todos. A lei deve ser igual para todos. Essa é a pedra de toque da democracia.

Em muitas passagens dos Diários da Presidência, percebe-se o seu desconforto com a miudeza da política, com as demandas de varejo dos aliados.
Chegamos num ponto em que as pessoas acham que tudo é podridão. É natural, quando se faz uma aliança entre partidos, que haja a divisão de poderes. O que não é natural é que haja esse clientelismo incessante que me irritava tanto quando era presidente. Num país que tem 28 partidos no Congresso, o que o presidente pode fazer? O partido do presidente nunca teve mais do que 20% das cadeiras. Se o governo quer aprovar uma lei, tem de fazer aliança. E se o preço da aliança é nomear pessoas, dá essa desmoralização que está aí. Tem de reduzir o número de partidos. Você não pode governar com 28 partidos, fora os 30 que estão na fila para se formar.

Geraldo Alckmin é o nome de sua preferência no PSDB para concorrer a presidente?
Vamos ter uma convenção no dia 9 de dezembro, mas não sei se vamos escolher o nome nesse dia. Provavelmente, não. No PSDB de hoje ele é o nome que junta mais forças. Geraldo é simples. Não é a única característica importante dele, mas faz parte ser uma pessoa simples. Não acreditar que você manda, que é rei. O político precisa ser mais humano. Num país como o nosso, com tanta desigualdade, ser metido a besta é inaceitável.

A saída do governo Temer é decisiva para livrar o PSDB da imagem de que está sempre no muro e de que os ministros estão agarrados aos cargos?
Não acho que a questão central seja entrar ou sair do governo. Central é o que vai fazer daqui para a frente. Se o PSDB aspira ter candidato, não pode estar amarrado a outro partido. O governo é do PMDB, que deve ter seu candidato. Mas podemos discutir alianças.

Aliança com o PMDB?
A estratégia do PMDB sempre foi ter uma grande bancada. Sempre se fragmentou e procurou ter uma grande bancada. O PSDB, primeiro, precisa ganhar confiança própria. O que sou? O que proponho? Quais são os interesses em jogo? Tem de haver sinceridade. O PSDB precisa voltar a ter uma linguagem coerente com o que faz. Voltar a fazer o que diz. Cuidar do crescimento da economia, do combate à desigualdade, da educação, da democracia. Precisa valorizar as instituições, oferecer o que o povo precisa: saúde, educação, habitação. Coisas simples. Tudo isso na ótica de um comportamento decente. Hoje, o objetivo mais importante do nosso país é ter uma sociedade decente. Não só que não rouba, mas uma sociedade em que as pessoas tenham maior igualdade, chances de subir na vida. Para isso, precisa ter crescimento e expressar que o Brasil faz parte de um mundo que está mudando. O que vamos fazer? Vamos olhar para os nossos vizinhos e dar as mãos? Vamos entender que a China e os EUA estão num jogo de poder e que podemos não optar e tirar vantagem da relação com os dois? Vamos afirmar que somos democratas e que não acreditamos em aventureiro? O candidato do PSDB deve dizer isso com clareza e simplicidade e, sobretudo, inspirar confiança. Hoje, a crise maior, ao lado da econômica, é de confiança. Tem de simbolizar: "esse cara é sério". É isso.
--------------
Reportagem por  ROSANE DE OLIVEIRA
Fonte:  http://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/acessivel/materia.jsp?cd=813b02a0d7aae51c1a84fca601b52cad 25/11/2017
Imagem da Internet
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário