domingo, 5 de agosto de 2018

Representatividade

Luis Fernando Veríssimo*
 Resultado de imagem para selva
Antigamente, bem antigamente, era mais simples. Os machos de uma espécie faziam um torneio de cabeçadas e quem acabasse de pé era o chefe. Tinha o poder - e as fêmeas, claro - pelo menos até aparecer um macho mais macho do que ele. De acordo com Freud, o ato inaugural da civilização foi a revolta dos filhos contra o pai tirano com o monopólio do poder - e das fêmeas. O bando de irmãos parricidas está na origem da sociedade humana, mas Freud diz que só um era eleito para matar o pai, e se tornava o protótipo do herói que, através da História, repetiria o ato, seria festejado, endeusado e finalmente sacrificado (na cruz, por exemplo). 

O herói parricida representava a necessidade de mudança, era a História que o elegia. Nas monarquias, o monarca representava a vontade de Deus, e quem se atrevia a discutir com Deus? A transferência de poder podia ser violenta - um príncipe ressentido com uma adaga no meio da noite, uma poção fumegante no vinho, uma revolução - mas muitas monarquias persistem em existir, apesar do ridículo, porque Deus quer. As ditaduras são arremedos de monarquias porque invejam o patrocínio de Deus, o grande eleitor, e dispensam o incômodo de pleitos, votos, essas bobagens. Na Inglaterra, quando a rainha decidir renunciar e ir viver seus últimos dias na Cote D?Azur, Charles assumirá o poder representando nada mais do que sua paciência. No Brasil da ditadura, a questão da representatividade foi suspensa por 20 anos. Um general elegia outro general para substituí-lo, certo de que Deus o aprovaria, e pronto. O poder militar representa só a si mesmo. 

Como se escolhe um candidato à Presidência e depois um presidente que represente não apenas um bloco de votos mas uma necessidade histórica, já que um torneio de cabeçadas é inviável? Já ouvi a sugestão de que se larguem todos os candidatos anunciados no coração da Amazônia armados com um facão e um cartão de crédito. O primeiro a chegar a Brasília ganha a Presidência. Sem representar nada além da sua própria ambição e da sua saúde para o cargo.
-------------
* Jornalista. Escritor.
Fonte:  http://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/acessivel/materia.jsp?cd=d5e390212ea61535b492b740102df78a
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário