quinta-feira, 18 de julho de 2019

‘Nãopotismo’

Luis Fernando Veríssimo* 
 Resultado de imagem para nepotismo
 Presidente poderia recorrer à ironia 

Não sejamos injustos. A discussão sobre se um presidente da República nomear um filho embaixador constitui nepotismo ou não toma um rumo indesejável, agravado pela ignorância ou a má-fé. Muitos não sabem, ou fingem não saber — ou, ao contrário do filho do presidente, não conhecem outra língua além do português — , que a palavra nepote é italiana, significa “sobrinho” e ganhou conotação política com o costume dos papas antigos de presentear parentes com poder, ou nacos de poder, uma prática que ganhou o nome de “nepotismo”. 

Os críticos do presidente não aceitam os argumentos dos que o defendem lembrando que — como é um presidente diferente, com um estilo só seu e hábitos incomuns como o de treinar tiro ao alvo mirando o próprio pé — não se poderia esperar que fosse um presidente comum. Também não devemos esquecer que o homem que hoje diz que um presidente nomear um filho embaixador não é nepotismo é o mesmo que disse que não houve ditadura no Brasil, uma opinião também ridicularizada, na época, mas que provou ser a mesma de 57,7 milhões de eleitores brasileiros, desagravando o presidente. 

Para responder aos seus críticos, o presidente poderia recorrer à ironia e também ridicularizá-los, lembrando que — como a ditadura — a prática de nomear parentes nunca existiu no Brasil; portanto, o que existe é o que poderia ser chamado de “nãopotismo”. Ou então, já que só pode ser coisa de comunista tentando ressuscitar a esquerda, de “neopetismo”. 

Ou o presidente pode contra-atacar e desafiar seus críticos a encontrar um exemplo, na sua administração — apenas um, em todos os ministérios, em todos os partidos da sua base, entre todos os chefes de gabinetes e auxiliares de escritório, e todos os parlamentares que o apoiam, entre ascensoristas, motoristas, faxineiras, telefonistas, cozinheiras, empregados, animais de estimação, membros da sua família — apenas um sobrinho do Papa. 
------------
* Escritor.
Fonte:  https://oglobo.globo.com/opiniao/naopotismo-23815506?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria 18/07/2019
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário