quarta-feira, 2 de outubro de 2019

A grandeza de Mahatma Gandh


Nandini Singla* 
 Estátua de Mahatma Gandhi em museu de Nova Délhi
 Estátua de Mahatma Gandhi em museu de Nova Délhi
"Ele praticou tudo o que pregou e em que acreditou. 
Ele viveu de tal maneira que a sua 
vida foi a sua mensagem".

Disse Albert Einstein sobre Mahatma Gandhi: "As gerações vindouras dificilmente acreditarão que um ser como este andou na Terra em carne e osso". O dia 2 de outubro, quando comemoramos os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi, é um bom momento não apenas para prestar homenagem ao Mahatma (Grande Alma), mas também para recordar que as suas mensagens intemporais são hoje ainda mais relevantes para nós.

A grandeza de Mahatma Gandhi reside em ter galvanizado sozinho milhões de indianos para exigirem e obterem a liberdade do domínio colonial britânico sem violência, como uma questão de direito moral. Mas, a meu ver, a sua verdadeira grandeza reside em algo ainda maior: ele praticou tudo o que pregou e em que acreditou. Ele viveu de tal maneira que a sua vida foi a sua mensagem. Uma mensagem que perdura hoje e sempre, porque consiste em verdades e valores intemporais que refletem o melhor da humanidade e mostram o caminho de como o mundo pode e deve ser um lugar melhor para todos. Quais são essas mensagens intemporais que continuam a servir de bússola para a humanidade?

A verdade: A chave de Gandhi para a autotransformação e a mudança social e política era a verdade, a que chamou "a substância de toda a moral". Disse ele: "A verdade é Deus e Deus é a verdade. Se uma pessoa está certa e sabe disso, deve falar. Mesmo que seja uma minoria de um, a verdade ainda é a verdade". Gandhi acreditava que "A verdade é muito mais poderosa do que qualquer arma de destruição em massa" e disse às pessoas: "De uma maneira gentil, vocês podem abanar o mundo". Foi essa crença que tornou este homenzinho frágil em alguém suficientemente colossal para derrubar o poderoso império britânico na Índia sem o recurso a uma única arma. Hoje, quando vemos crianças em idade escolar tornarem-se os defensores mais poderosos e pacíficos do meio ambiente no combate às mudanças climáticas, percebemos a verdade por trás disso. Se todas as pessoas de bem se unissem para defrontar os desafios que o mundo enfrenta hoje, seja o desenvolvimento sustentável, a pobreza ou o terrorismo, tudo isso seria resolvido de maneira rápida e oportuna.
Disse ele: "A verdade é Deus e Deus é a verdade. Se uma pessoa está certa e sabe disso, deve falar. Mesmo que seja uma minoria de um, a verdade ainda é a verdade"

A honestidade consigo próprio e o desenvolvimento pessoal: Transcender de um ser humano imperfeito que admitiu roubar, mentir, ficar enraivecido e bater, comer carne e fumar cigarros para se tornar um "Mahatma" (Grande Alma). Gandhi acreditava que a jornada da existência humana consiste em trabalhar constantemente para eliminar as deficiências e tornarmo-nos as melhores versões possíveis de nós mesmos. Disse ele: "Viva como se fosse morrer amanhã, aprenda como se fosse viver para sempre". Ele acreditava que se cada um de nós pudesse assumir a responsabilidade individual de se tornar um ser humano melhor, o mundo seria automaticamente um lugar melhor. É famosa a sua frase: "Como seres humanos, a nossa grandeza não é tanto sermos capazes de repensar o mundo como sermos capazes de nos refazermos a nós mesmos. Seja a mudança que quer ver no mundo". No mundo de hoje, onde tendemos a culpar o mundo, a economia, o governo, os nossos empregos e até as pessoas nas nossas vidas pela nossa falta de felicidade e satisfação, a mensagem fundamental de Gandhi lembra-nos que precisamos de assumir a responsabilidade pelas vidas que criamos para nós mesmos e incumbirmo-nos de como nos sentimos por dentro, percebendo que, embora não possamos controlar as circunstâncias externas, podemos sempre escolher como lhes responderemos. "Um homem é apenas o produto dos seus pensamentos; ele torna-se naquilo que pensa". "O futuro depende do que você faz hoje", disse ele. Se cada um de nós respondesse consciente e sabiamente, em vez de reagir instintivamente com base nos nossos preconceitos pessoais e bagagem emocional decorrentes das nossas próprias experiências de vida limitadas, o mundo seria desprovido da maioria dos conflitos que vemos hoje!

Não-violência: a forma de Gandhi para perceber a verdade era a não-violência (Ahimsa). Ele acreditava que a verdade última era que todo o universo era feito da mesma energia e éramos todos um. Então, como pode alguém ser violento com o outro sem se magoar a si mesmo? Disse ele: "Existem muitas causas pelas quais estou preparado para morrer, mas nenhuma causa pela qual estou preparado para matar". No mundo de hoje, onde o terrorismo, o extremismo e o ódio irracional estão a dividir nações e povos, os seus pedidos de paz e ahimsa têm o poder de unir a humanidade.

Espiritualidade na política: Os conceitos de Gandhi como Amor Universal e Unidade de Todas as Religiões eram profundamente espirituais em essência. Ele acreditava que todas as religiões eram verdadeiras porque a Moralidade era a sua essência. Ele disse: "Onde há amor, há vida. No dia em que o poder do amor anular o amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz". Embora a Índia sempre tenha sido uma terra de espiritualidade, a grandeza de Gandhi foi que ele elevou a espiritualidade a um nível em que isso impregnava a sua política, economia e pensamento social. Isso incluiu ideias como Ramarajya (Estado Ideal), Satyagraha (perceber a verdade e a justiça pela "força da alma"), Sarvodaya ​​(Elevação dos Pobres), Swaraj (Nacionalismo e Autossuficiência), Jan Bhagidari (Participação Pública e Movimentos de Massas), Crescimento Igual e Inclusivo, Autossuficiência da Aldeia e Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável. Hoje, ao lidarmos com questões como o défice democrático, a desigualdade dos 1% mais ricos, a urbanização não planeada e os problemas de superlotação, tráfego e poluição; êxodo de migração das aldeias para as cidades, aquecimento global etc. O modelo de governança e desenvolvimento de Gandhi parece mais relevante do que nunca. Enquanto o mundo hoje está preocupado com as alterações climáticas, há mais de 100 anos, Gandhi via o meio ambiente como uma curadoria da humanidade e dizia: "A terra fornece o suficiente para satisfazer a necessidade de cada homem, mas não a ganância de cada homem" e avisou: "O que estamos a fazer às florestas do mundo é apenas o reflexo num espelho do que estamos fazer a nós próprios e aos outros". Ele pediu respeito pelo meio ambiente e liderou pelo exemplo limpando as casas de banho do ashram de Sabarmati, garantindo desperdício mínimo de comida e água e garantindo que a água usada não se acabasse no rio Sabarmati. Mahatma Gandhi também foi um bastião de integridade. Disse ele: "A felicidade é quando pensamos que o que dizemos e o que fazemos estão em harmonia". Gandhi acreditava numa abordagem cosmocêntrica espiritual da vida em que os seres humanos não eram o centro do universo, mas apenas uma parte do cosmos mágico maior. Ele acreditava, portanto, que o mundo não estava aqui para atender às nossas necessidades e que a humanidade só pode prosperar numa coexistência harmoniosa com o universo. Ele acreditava que se destruirmos a natureza, destruir-nos-emos.

Para Gandhi, tanto o comunismo quanto o capitalismo estavam errados, em parte porque o primeiro deificava o estado com poder ilimitado de violência, enquanto o segundo deificava o capital. Portanto, Gandhi via a democracia como mais do que um sistema de governo, ela significava promover a individualidade e a autodisciplina da comunidade. Democracia significava resolver disputas de maneira não violenta, exigia liberdade de pensamento e expressão. Para Gandhi, a democracia era um modo de vida. Ele incentivou o Modelo Económico Sarvodaya para a "Elevação de todos" pela produção de massas em vez da produção em massa. Gandhi opôs-se veementemente a uma constituição que dava diferentes direitos a diferentes religiões e castas porque temia que ela dividisse a Índia e desviasse a atenção da luta pela liberdade. Ele jejuou até a morte depois de o governo britânico ter concedido aos Intocáveis um eleitorado separado. Ele afirmou que a teoria do mandato da democracia majoritária não deve ser levada a extremos absurdos, as liberdades individuais nunca devem ser negadas e nenhuma pessoa deve jamais ser escrava social ou económica da "resolução de maiorias".

Líderes inspirados: Gandhi tem sido um grande farol de esperança para as pessoas lutarem pelos seus direitos e liberdade através de meios pacíficos e não violentos, o que provou ser uma alternativa melhor à guerra. Líderes como Nelson Mandela, Martin Luther King Jr, Julius Nyerere, da Tanzânia, foram proeminentes na luta pelos direitos civis e pela liberdade de uma forma pacífica.

Gandhi tem sido um grande farol de esperança para as pessoas lutarem pelos seus direitos e liberdade através de meios pacíficos e não violentos, o que provou ser uma alternativa melhor à guerra.

Para nos recordar as suas ideias, o governo da Índia lançou um programa mundial de comemorações durante dois anos. O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, consentiu amavelmente em ser membro da Comissão Organizadora, a convite do primeiro-ministro Modi, e também escreveu uma peça intitulada: "O que Gandhi significa para mim", para uma antologia lançada a 2 de outubro. Em Portugal, exibimos imagens e mensagens de Gandhi na histórica Praça do Comércio, no seu aniversário a 2 de outubro, na presença do presidente da câmara de Lisboa; e estamos a organizar várias atividades como palestras sobre Gandhi em escolas e universidades, vamos lançar um selo de Gandhi, fazer plantações de árvores e eventos de bicicleta para disseminar as suas mensagens. Ao homenagearmos a sua memória hoje, resolvamos fazer o que somos capazes de fazer. Se cada um de nós fizer o melhor que puder, o mundo será o melhor que puder ser. Gandhi disse: "A diferença entre o que fazemos e o que somos capazes de fazer seria o suficiente para resolver a maioria dos problemas do mundo". Ele também nos lembrou: "A satisfação reside no esforço, não no sucesso; o esforço total é a vitória total". Vamos fazer todo o nosso esforço, a vitória seguir-se-á.

* Embaixadora da Índia
---------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário