sábado, 26 de abril de 2008

CULTO PELA JUVENTUDE UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA

1) Hebreus – 3.000 a. C.
Os idosos eram cultuados como sábios. Não tinham o monopólio do saber mas possuíam experiências para julgar. Matusalém é o exemplo do velho sábio.

2) Gregos – 2.000 a. C.
Havia na Grécia Antiga um Templo dedicado à velhice. Mas essa foi uma das primeiras civilizações a cultuar a juventude. Surgem as Olimpíadas e a revolta contra a concentração de poder nas mão dos idosos.

3) Romanos – Séc. VIII a. C.
Ocorre uma clara disputa política. Os jovens queriam mais espaço e poder decisório. A luta de gerações se torna mais evidente.

4) Idade Média - Séc. V ao Séc. XV
O velho pobre, sem condições de ajuda na agricultura, era desprezado. Se era nobre podia ser considerado um sábio, um velho mesquinho sedento por poder ou uma pessoa ultrapassas.

5) Ano 30 e 40
Surgem esteticistas, massagistas e maquiladores para as mulheres comuna. As vendedoras de cremes de marcas Helena Rubinstein espalham-se pelo mundo. Bonito era parecer madura, sedutora e rica.

6) 1918
Marco na história do tratamento de beleza Surgens os primeiros peelings,para renovar a pele de soldados queimados na Primeira Guerra Mundial. Logo o tratamento passou a ser usado pelas estrelas do cinema mudo.

7) 1960
Nos países ricos, jovens de 14 a 22 anos criam uma cultura de grupo e entram num período de “ócio”. Querem estudar e se divertir. As mulheres fazem plásticas para parecer jovens. Querem ter a boca de Brigitte Bardot.

8) 1970
Surge o fenômeno do poder jovem. A indústria promove um culto a juventude. As mulheres queriam ter o corpo magérrimo da modelo Twiggy. Faziam plástica para reduzir os seios. A moda era usar camiseta sem sutiã.

9) 1980
Ocorre a “medicalização” da beleza. Dermatologistas oferecem métodos de rejuvenecimento. O personagem Mulher Maravilha representa o ideal de beleza: seios grandes, músculos definidos e cabelos compridos.

10) 1990
O modelo de beleza perde corpos perfeitos. A adolescência começa aos 10 anos e se estende por um período maior . Cremes faciais se tornam mais eficazes. O Botox começa a ser usado com fins estéticos.

11) 2000
Parece jovem é mais importante do que parecer rico, como no passado. A aplicação de Botox é o procedimento estético mais usado em todo o mundo.

(http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG83341-8055-519,00-A+ARTE+DE+ENVELHECER.html Revista EPOCA 25/04/3008 –Ed. N.519)

Nenhum comentário:

Postar um comentário