sábado, 14 de janeiro de 2017

Usando algoritmos, inteligência artificial deve formar cartel do futuro


Mulher à frente de cartazes de filmes em Xangai, na China

Eugene Hoshiko/Associated Press
Mulher à frente de cartazes de filmes; executivo manipulou preços de produto na Amazon
David Topkins não é John Rockefeller. Mas, como o famoso barão da indústria, esse executivo de comércio eletrônico -um nome quase desconhecido- despertou preocupações fundamentais sobre as leis de concorrência econômica na era digital. 

No primeiro processo criminal antitruste desse tipo, Topkins se declarou culpado em 2015, diante de um tribunal federal americano em San Francisco, de manipular os preços de cartazes clássicos de cinema vendidos no mercado on-line da Amazon. 

Mesmo que o crime não parecesse assim tão notável, o método que ele usou foi revolucionário: Topkins admitiu manipular o mercado ao programar algoritmos específicos com a missão de manter preços artificialmente elevados. 

Quando seus rivais aderiram ao plano, os algoritmos mantinham o que os promotores descreveram como "preços conspiratórios e não competitivos" para os cartazes. 

A sentença contra Topkins ainda não saiu, mas as autoridades dos EUA e da Europa estão começando a considerar as implicações das ferramentas on-line cada vez mais poderosas que estão disponíveis. As modestas vendas de cartazes de Topkins empalidecem diante do truste petroleiro de Rockefeller, cuja fatia de mercado de 90% conduziu à promulgação da primeira lei antitruste dos EUA, em 1890. 

Mas, ao expor tecnologias capazes de distorcer mercados de modos ainda inéditos, o processo contra ele é um marco na economia digital. 

Mas as leis antitruste existentes, cuja premissa é a intenção e ação humana, podem se provar inadequadas para impedir que empresas abusem de seu poder de mercado na era digital, dizem alguns especialistas. 

Mercados dominados por "vendedores robôs", ou bots automáticos para cálculo de preços, não responderão aos mesmos incentivos ou operarão da mesma maneira que mercados administrados por pessoas. 

As preocupações sugerem que a promessa de preços mais baixos e escolha maior para os consumidores surgida com a economia digital pode evaporar. A ascensão da inteligência artificial e de poderosos algoritmos pode em lugar disso criar cartéis mais duradouros, capazes de manter preços mais altos em detrimento dos consumidores e em desafio aos regimes tradicionais de fiscalização.
"Há muito mais em jogo na economia propelida por dados, em razão do efeito rede", diz Maurice Stucke, ex-promotor público antitruste e professor na Universidade do Tennessee. "A concorrência, na forma pela qual a conhecemos, vai mudar." 

FUTURO
 
Por enquanto, a maioria das autoridades regulatórias ainda considera que essa é uma preocupação para o futuro. Mas, à medida que os sistemas de formação de preços começam a se tornar mais autônomos, aspirantes a monopolista como Topkins poderão fazer seu trabalho de manipulação de preços sem ao menos conversar com os concorrentes. 

Os computadores cuidarão do conluio em seu lugar, quer por meio do uso de um mesmo algoritmo, quer aprendendo com suas interações com outras máquinas -e tudo isso sem deixar uma trilha de mensagens de voz e e-mail incriminadoras. 

"Encontrar maneiras de impedir conluios entre algoritmos de aprendizado automático pode ser um dos maiores desafios que as autoridades de defesa da competição já enfrentaram", diz um recente relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). 
 -----------------
Tradução de PAULO MIGLIACCI
Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/01/1849859-usando-algoritmos-inteligencia-artificial-deve-formar-cartel-do-futuro.shtml


EXPLICAÇÃO: do meu BLOG.:
 

O que é Algoritmo?

Embora as vezes não percebemos, utilizamos algoritmos no nosso dia-a-dia e não sabemos. Para a execução de alguma tarefa ou mesmo resolver algum problema, muitas vezes inconscientemente executamos algoritmos. Mas o que é Algoritmo? É simplesmente uma “receita” para executarmos uma tarefa ou resolver algum problema. E como toda receita, um algoritmo também deve ser finito. Se seguirmos uma receita de bolo corretamente, conseguiremos fazer o bolo. A computação utiliza muito esse recurso, então se você pretende aprender programação, obviamente deve saber o que é algoritmo.

Exemplo de Algoritmo

Imagine o trabalho de um recepcionista de cinema, ele deve conferir os bilhetes e direcionar o cliente para a sala correta. Além disso, se o cliente estiver 30 minutos adiantado o recepcionista deve informar que a sala do filme ainda não está aberta. E quando o cliente estiver 30 minutos atrasado o recepcionista deve informar que a entrada não é mais permitida (Nota: Essas regras não são 100% verdade, eu as defini neste artigo apenas para fins didáticos). Vamos escrever um algoritmo para descrever a atividade do recepcionista.
Algoritmo Recepcionista de Cinema
Inicio
1 – Solicitar ao cliente o bilhete do filme.
2 – Conferir a data e o horário do filme no bilhete.
Se data/hora atual > data/hora do filme + 30 minutos Então
3 – Informar ao cliente que o tempo limite para entrada foi excedido.
4 – Não permitir a entrada.
Senão Se data/hora atual < data/hora do filme – 30 minutos Então
5 – Informar ao cliente que a sala do filme ainda não foi liberada para entrada.
6 – Não permitir a entrada.
Senão
7 – Permitir a entrada.
8 – Indicar ao cliente onde fica a sala do filme.
Fim-Se
Fim
Qualquer pessoa que seguir esses passos executará a função do recepcionista do cinema. Concorda? É importante notar que o algoritmo tem um fluxo que pode seguir diferentes caminhos dependendo da situação em que se encontra. Outro aspecto interessante é que o algoritmo é finito, uma hora ele tem que acabar! Vejamos outro exemplo, dessa vez com uma representação visual: Como trocar uma lâmpada?
Fluxograma
Fluxograma (Representação gráfica de um algoritmo)

Esta representação gráfica do algoritmo é chamada de fluxograma. Os losangos representam as decisões que são tomadas para executar um ou outro passo. Ao final, a lâmpada tem que estar funcionando.

Algoritmos na computação

Todas as tarefas executadas pelo computador, são baseadas em Algoritmos. Logo, um algoritmo deve também ser bem definido, pois é uma máquina que o executará. Uma calculadora por exemplo, para executar a operação de multiplicação, executa um algoritmo que calcula somas até um determinado número de vezes. Abaixo, um exemplo do algoritmo de multiplicação. Para facilitar, consideremos que os fatores da multiplicação são positivos.
Algoritmo Multiplição de números positivos
Declaração de variáveis
numero1, numero2, resultado, contador: Inteiro
Inicio
ler(numero1)
ler(numero2)
resultado <- 0="" p="">
contador <- 0="" p="">
Enquanto contador < numero2 Faça
resultado <- numero1="" p="" resultado="">
contador <- 1="" contador="" p="">
Fim-Enquanto
escrever(resultado)
Fim
Este algoritmo pode ser considerado complexo por iniciantes, mas algoritmos deste tipo, utilizando variáveis e controle de fluxo, é muito comum em programação. Se você quer aprender programação, é necessário entendê-lo, se não conseguiu, leia-o novamente com mais atenção. Para ajudar, vamos definir algumas coisas importantes sobre o algoritmo:
  • Variável é um espaço alocado na memória para armazenar dados. No algoritmo, foram criadas 4 variáveis.
  • O símbolo “<- strong="">” representa uma atribuição de valor a uma variável. Por exemplo, (resultado <= resultado + numero1) atribui à variável resultado, o valor da própria variável resultado, acrescido do valor da variável numero1.
  • O comando “ler(numero1)“, significa que o algoritmo está lendo o que o usuário digita e armazenando na variável numero1.
  • O comando Enquanto é uma estrutura de controle de fluxo do tipo “Estrutura de repetição”.
  • O comando escrever(resultado) exibe na tela o valor da variável resultado.
Com o tempo, a leitura e criação de algoritmos passa a ser uma coisa muito simples para um programador. Mas para isso é preciso bastante prática! Então, você pode começar fazendo um exercício, crie algoritmos para as suas tarefas do dia-a-dia a partir do momento em que você acorda. Essa é a melhor forma de aprender a criar algoritmos. - 
FONTE: http://www.dicasdeprogramacao.com.br/o-que-e-algoritmo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário