segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Feminismo do #MeToo é ofensivo aos homens, diz Catherine Millet



Bettina Rheims/Reprodução
Imagem de arquivo mostra Catherine Millet em seu escritório, com a parede recheada de nus dela; abaixo, foto de 2014
Imagem de arquivo mostra Catherine Millet em seu escritório, com a parede recheada de nus dela
Em 2001, a escritora e crítica de arte Catherine Millet lançou um romance autobiográfico no qual conta detalhadamente uma vida sexual regada a orgias, sexo com desconhecidos em meio a bosques e todo tipo de libertinagem.

"A Vida Sexual de Catherine M." foi um best-seller mundial e rendeu a Millet a simpatia de milhares de mulheres, maravilhadas com aquela que parecia levar ao limite a máxima "meu corpo, minhas regras".

Isso até a terça-feira (9), quando assinou, junto a outras cem francesas, um manifesto no jornal "Le Monde" no qual defendem a "liberdade de importunar" dos homens. Um ato contra o que chamam de "puritanismo" do movimento #MeToo.

Millet foi uma das autoras do texto do manifesto. Suas declarações ao longo da semana -como dizer que sente compaixão por homens que se esfregam em mulheres no metrô- rendeu-lhe críticas vindas dos quatro cantos do planeta.

*
Folha - A senhora imaginou que o manifesto publicado no 'Le Monde' teria essa repercussão mundial?
Catherine Millet - Não. O que queríamos fazer era contrabalancear essa onda que consideramos como a afirmação de uma forma de feminismo muito puritano. Na verdade, queríamos dizer "podemos ser mulheres, conscientes dos direitos das mulheres e não ter o mesmo discurso em relação à sexualidade". Em momento algum imaginei que terminaria respondendo a um jornal brasileiro sobre essa questão.

Valeu a pena?
Sim, pela proporção que as reações ao manifesto tomaram. Talvez muitas outras além de nós também estivessem cansadas de escutar apenas um ponto de vista sobre todas essas questões ligadas às relações entre homens e mulheres. Como anunciamos no nosso manifesto, estamos liberando uma outra palavra, um outro ponto de vista.

A senhora se sente sufocada com movimentos como o #MeToo?
Eu vivi isso como um bombardeio midiático. Todos os dias os jornais publicavam artigos nos quais davam a palavra a mulheres que tinham sofrido assédio ou violência. E, sinceramente, muitas vezes essas violências não me pareciam ser graves -havia algumas e eu não nego isso, mas em certos casos não era tão grave. Em outros, o comportamento das mulheres não era tão evidente.

Em que sentido?
No sentido de que podia haver -e eu não condeno isso- uma certa ambiguidade das mulheres antes que o homem passasse ao ato. Isso me chamou a atenção em alguns testemunhos que li e eu me dizia: publicam o testemunho dessa mulher que acusa um homem de tê-la obrigado a uma relação sexual, mas alguém foi perguntar a esse homem seu lado da história? Isso me parece um pouco desequilibrado. Acho que o trabalho do jornalista é tentar ouvir os dois lados, fazer um trabalho de investigação que seja minimamente equilibrado e esse não foi o caso. Foi isso o que me fez reagir.

Joël Saget - 11.jun.2014/AFP
(FILES) This file photo taken on June 11, 2014 shows French writer and jury member for the French literary prize Prix Sade, Catherine Millet posing in Paris. Feminists and one of the women who accused fallen Hollywood mogul Harvey Weinstein of rape turned on French actress Catherine Deneuve on January 10, 2018 after she signed an open letter attacking the #MeToo movement for leading a witch-hunt against men. It was also signed by Catherine Millet, whose explicit 2002 memoir, "The Sexual Life of Catherine M.", was a defence of libertine lifestyles. / AFP PHOTO / Joël SAGET ORG XMIT: 5063
Retrato da escritora francesa Catherine Miller em Paris, em 2014
 
O manifesto começa falando sobre a "cantada insistente e desajeitada". Mas onde termina essa cantada e começa a violência? Qual é o limite?
Eu adoraria que alguém me explicasse.

A senhora nunca passou por esse tipo de situação?
Sem dúvida, se eu procurar na minha memória, posso encontrar exemplos, mas nada que me chocasse tanto ao ponto de eu lembrar de uma maneira precisa. É verdade que nunca fui vítima de violência real, nunca fui estuprada, nem apanhei para ceder a uma relação sexual. Nunca conheci uma situação extrema.

O que uma mulher vai considerar como assédio, eu posso considerar como uma cantada insistente e não dar tanta importância. Acho que nesse domínio cada um de nós tem uma escala de valores, de tolerância. O que me incomoda em particular nessa campanha [#MeToo] é que, de alguma maneira, essas mulheres querem instaurar, como se fosse uma lei universal, uma fronteira precisa a partir da qual existiria assédio. Em uma entrevista recente, por exemplo, eu disse não considerar um homem que toca nas minhas coxas no metrô como um predador.

Essa sua declaração levou a secretária de Estado encarregada da igualdade entre homens e mulheres, Marlène Schiappa, a lhe responder que "o corpo de uma mulher não é depositário da miséria sexual dos homens". A senhora pensa realmente isso?
Acho que em muitos casos esses homens que tocam ou se esfregam em mulheres no metrô ou em lugares públicos são homens que vivem uma miséria sexual. É a minha opinião. Pessoalmente, tenho compaixão por esses homens.

Publicidade
Error setting up player:
Invalid license key
A senhora também criou um escândalo ao falar sobre estupro.
Sim. Antes de mais nada, falei a título pessoal. Além disso, era uma maneira de polemizar e antes de escrevermos esse manifesto. Talvez se tivessem me perguntado a mesma coisa depois, eu tivesse sido mais prudente. Mas acredito que, ao invés de trancar as mulheres nessa posição de vítima, é preciso, ao contrário, ensiná-las a superar o traumatismo.

Penso que se seu corpo sofreu um ultraje, a sua alma não deve sofrer esse mesmo ultraje, e sim permitir a você superar a violência que foi feita ao corpo.

Não é fácil para alguém como a senhora, com uma sexualidade tão forte e pronunciada, falar isso?
Claro que é. Mas eu também tenho o mesmo direito de me expressar que uma mulher que não esteja na mesma posição que a minha. Estou aqui para contar a minha própria história, a maneira como pude viver a minha sexualidade, e espero que isso possa servir às outras, se não como modelo, para refletir sobre as relações que elas têm com sua sexualidade.

Para a senhora um "não" é sempre um "não"?
Existe esse velho discurso machista que consiste em dizer que se uma garota diz "não" é porque ela quer dizer "sim", como se fosse um tipo de manobra, por acreditar ser mais decente não dizer "sim" na hora, ou até como artifício para aumentar o desejo do homem. Evidentemente, não concordo com esse discurso e muitas vezes acho que "não" é "não".

Mas também é verdade que em uma aproximação sexual -e isso de ambos lados, do homem e da mulher- pode existir um momento de confusão, em que não sabemos se temos ou não vontade.

A senhora é vista como uma mulher liberada, forte, independente. De uma certa maneira, na vanguarda de um feminismo que defende esse "empoderamento" do próprio corpo. Esse mesmo feminismo é o que lhe ataca agora. A senhora se considera feminista?
Sim. Mas nunca fui militante. Costumo contar que me tornei "feminista" depois
do lançamento de "Vida Sexual" porque evidentemente esse livro me aproximou muito das mulheres. Eu contei a minha vida, e em troca recebi muitos testemunhos de mulheres.

No entanto, acredito que deveríamos parar de falar de apenas um feminismo e lembrar que existem várias correntes. Na minha opinião, esse feminismo que se manifestou na campanha #MeToo é muito bélico e ofensivo em relação aos homens. Elas acham que são progressistas, mas na verdade são muito retrógradas.

O que mudou no mundo desde o lançamento de seu livro "A Vida Sexual de Catherine M.", em 2001?
Houve uma grande regressão moral. Se você perguntar a outras pessoas da minha geração, todas lhe dirão, com pesar, que essa liberdade que nós acreditávamos ter conquistado regrediu consideravelmente nos últimos 20 anos. E não falo somente da liberdade sexual no sentido de que podemos fazer de nossa vida e nosso corpo o que temos vontade, mas também da liberdade de pensamento, da tolerância relacionada à vida dos outros e seus comportamentos sexuais, das expressões artísticas etc.

Qual é a causa disso?
Quanto mais você libera a sociedade, mais gente que é hostil a essa liberdade vai gritar mais alto e se manifestar. O que está acontecendo é grave. Uma parte liberal da sociedade, por razões complexas, está cedendo espaço a essa minoria que eu considero como retrógrada. E repito e assumo: esse feminismo que se manifestou a favor de #MeToo é um feminismo retrógrado.

Como a senhora define a "liberdade de importunar" defendida em seu manifesto?
Várias pessoas pediram que retirássemos a palavra "importunar" do manifesto. Mas, em francês, "importunar" quer dizer "incomodar" ou, vulgarmente, "encher o saco". Não é algo pior que isso. Existe uma grande diferença entre "importunar" e "assediar".

A senhora foi acusada de pertencer a uma elite cultural e social na qual a realidade dessas violências sexuais não ocorre da mesma maneira que para a maior parte das pessoas.
Isso eu não posso negar. Eu realmente pertenço e tenho a sorte de exercer uma profissão onde o trabalho das mulheres é amplamente reconhecido. E não nego e nem ignoro que existam problemas em outros setores da sociedade.

RAIO-X
 
Idade
69 anos
Origem
Nascida, em Bois-Colombes, na França
Carreira
> Crítica de arte, especialista em Salvador Dalí e fundadora e diretora de Redação da revista "Art Press";
> Como escritora se destacou com "A Vida Sexual de Catherine M." (2001) e "A Outra Vida de Catherine M." (2009)
------------
 Reportagem por  MÁRIO CAMERA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário