quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Transfiguração da política

Juremir Machado da Silva*
 Resultado de imagem para “A transfiguração do político, a tribalização do mundo”,
Um livro que precisaria ser lido nestes dias conturbados é “A transfiguração do político, a tribalização do mundo”, de Michel Maffesoli (Sulina), que traduzi há alguns anos. Quem ainda lê livros? Quem, fora das universidades, lê obras sobre filosofia política? O filósofo francês da pós-modernidade mostra que somos comandados mais pela emoção do que pela razão, mesmo em política, e que de nada adianta insultar as pessoas por elas serem assim como de fato são.

Maffesoli resume: “Esse clima emocional é particularmente perceptível na implosão, em cadeia, que atinge o Estado-nação e os grandes impérios ideológicos. Uns e outros estão cedendo lugar a confederações que, de maneira mais leve, cimentam comunidades, de proporções diversas, repousando mais sobre um sentimento de vinculação que sobre a moderna noção de contrato social, ao qual se atrela uma conotação racional ou voluntária”. Se as nações continuam e o nacionalismo renasce, a escolha eleitoral mescla ideologia, temas comportamentais e percepções sobre a personalidade dos candidatos.

O eleitor, sugere o sociólogo, parece se divertir desmentindo, com suas “sinceridades sucessivas” e oscilações, os especialistas: “Os números mudam de uma eleição para a outra; as análises dos cientistas políticos sofrem alterações espetaculares, continuando, porém, perfeitamente racionais. Quanto aos políticos, é outra história: são as suas próprias análises sobre um tema qualquer que deveriam constituir objeto de reflexão”. Ninguém se sente obrigado a ser fiel a um partido. Vota-se em mais de uma sigla, mesclando direita e esquerda e nomes que podem até se opor. Um amigo me mostrou a sua colinha de votos: João Amoedo para presidente; Paulo Paim para senador”.

Eu mesmo votei em candidatos de quatro partidos nestas eleições. Deixemos o mestre falar: “Assim, a versatilidade do povo é uma constante nas histórias humanas e que se manifesta nos períodos de efervescência pelas traições, pelos levantes repentinos, pela apatia de modo algum prevista, por uma súbita euforia ou pelas identificações sucessivas com figuras em oposição. Em períodos calmos acontecem variações eleitorais imprevisíveis; no popular: ‘uma tentativa a direita, outra a esquerda’; ou as súbitas abstenções”. Nada é fixo.

Cansado de um lado, o eleitor não se constrange em guinar para o oposto: “Essa versatilidade, portanto, está aí para perguntar de maneira lancinante: quem te fez rei? Como disse lindamente Michel Foucault a propósito da precariedade dos destinos políticos: ‘Os povos amam retirar os favores que concederam por um momento’”. O político ilude-se pensando que conquistou a fidelidade que ele mesmo não pratica. Mesmo experiente, surpreende-se quando se vê abandonado.

Para Michel Maffesoli se trata de uma maneira instintiva da população lidar com esses representantes que frequentemente se esquecem de representá-la: “Há nisso uma sabedoria bastante rude, uma lucidez fortificante, temperada com um pouco de cinismo, mas que exprime bem, cruamente, o relativismo das massas, as quais, fundamentalmente, não querem ser enganadas, conscientes de que sempre pagam os custos da operação uma vez os chefes instalados no poder”.
--------------
* Sociólogo. Escritor. Prof. Universitário. Jornalista.
Fonte:  http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/2018/10/11257/transfiguracao-da-politica/
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário