segunda-feira, 16 de maio de 2022

O desvalor da multitarefa

 Guilherme

Num mundo que clama por super produtividade e pela suposta capacidade de realização de múltiplas tarefas ao mesmo tempo, devemos relembrar uma regra contra-intuitiva: você deve focar numa atividade de cada vez.

A essa propósito, trago à reflexão trechos do excelente livro Não trabalhe muito: trabalhe certo!, de Tony Schwartz (páginas 174 a 179):

“Nosso cérebro é incapaz de prestar atenção a duas coisas separadas ao mesmo tempo.

Ironicamente, a multitarefa quase sempre faz com que nos sintamos vazios e mais desconectados. Em parte, porque dividir a atenção torna cada interação mais superficial. Assim como você alterna entre múltiplas tarefas, é razoável pensar que o mesmo aconteça com as pessoas com quem está interagindo. A multitarefa envia uma mensagem inequívoca: ‘você não vale 100% da minha atenção’. 

Quando dividimos a atenção, também lembramos e retemos menos. Se estivermos concentrados de forma única, o hipocampo, a chave para desenvolver memória duradoura, está no comando. Quando nossa atenção fica mais dispersa, o corpo estriado, a parte subcortical do cérebro associada às atividades rotineiras, assume. O resultado é nossas memórias terem mais probabilidade de serem vagas e desconexas.

Não conseguimos reconhecer que a atenção é uma capacidade que deve ser treinada de modo deliberado e renovada com regularidade. Quando nos distraímos de maneira reativa ou preguiçosa, diminuímos a capacidade cognitiva, a riqueza de nossa experiência e, por fim, nossa eficácia.

Como diz Maggie Jackson, ‘estamos nos permitindo estar cada vez mais entrelaçados por superficialidades não filtradas da vida. Valorizar uma vida de concentração dividida é, acima de tudo, espremer tempo e potencial para reflexão, que são a verdadeira espada presa na pedra necessária para progredir em um mundo cada vez mais mutante e complexo. Em nome da eficiência, estamos diluindo algumas das qualidades essenciais que nos tornam humanos’. 

Com mais informações para digerir e mais meios de comunicação uns com os outros, temos mais desafios do que nunca para desenvolver nossa capacidade de concentração focal.

‘A atenção totalmente absorvida’, explica Winifred Gallagher, ‘seja para um riacho de truta ou um romance, um projeto próprio ou uma oração, aumenta sua capacidade de concentração, expande os limites internos, eleva o espírito e, mais importante, faz você sentir que vale a pena viver'”.

…………….

Se a atenção, como diz Tony, é uma capacidade que deve ser treinada de modo deliberado e renovada com regularidade, deve ela ser exercitada prestando-se atenção a uma atividade de cada vez.

Enfraquecer sua atenção significa não só perder eficiência: significa, acima de tudo, enfraquecer suas próprias prioridades e, consequentemente, os valores que guiam e norteiam sua vida.

Pense nisso… e boa semana!

Fonte: http://valoresreais.com/2022/05/16/o-desvalor-da-multitarefa/?utm_source=feedburner&utm_medium=email 

Nenhum comentário:

Postar um comentário