O início do novo ano também marca
o início da temporada de previsões e 2012
não é diferente. Aqui vai meu comentário
sobre as melhores previsões de tecnologia,
sendo algumas de minha
própria autoria.
1.Previsão da IBM
A IBM é uma empresa inteligente o suficiente para cobrir suas apostas e esticar as suas previsões para os próximos cinco anos. Quero dizer, quem vai lembrar? Ela fez cinco previsões. Em minha opinião, a previsão top da IBM é: “mobilidade: a exclusão digital deixará de existir”.
IBM diz: “Os dispositivos móveis estão a diminuir a lacuna de informações de acessibilidade em áreas desfavorecidas. Em cinco anos, a diferença será imperceptível, assim como o crescente uso da tecnologia móvel em comunidades para fornecer acesso às informações essenciais. Novas soluções e modelos de negócio da IBM estão entrando no comércio de mobilidade e de saúde à distância, por exemplo. Mensagens gravadas podem ser transmitidas para entregar rapidamente informações valiosas sobre o tempo e ajudar usuários remotos ou analfabetos que não tiveram acesso antes”.
Minha opinião: Smartphones devem deixar a funcionalidade dos telefones para trás, assim como as capacidades de reconhecimento de local, sistemas de pagamento, as características de seguro de identidade e capacidades multimídia fazem do smartphone a tecnologia essencial para apagar a exclusão digital. O build-out para infraestrutura de smartphones está ocorrendo em um ritmo febril e certamente apagará essa exclusão nos próximos cinco anos.
2. Previsão de Andreessen
Mark Andreessen tornou-se um dos visionários do Silicon Valley. Recentemente, ele compartilhou algumas previsões para 2012 com a Cnet. Sua previsão de que o modelo de loja física de varejo vai levar uma surra em 2012 já era evidente no final de 2011.
Aqui está Andreessen falando sobre a revolução do varejo, conforme entrevista na Cnet, “eu acho que 2012 será o ano em que as lojas de varejo realmente começarão a sentir a pressão. E eu não digo isso porque eu não gosto de lojas de varejo. Eu adorava ir para Fronteiras. Eu pensei que pudesse ser uma grande experiência como consumidor. E eu era um grande fã de Tower Records.
Mas a pressão econômica é enorme, assim como e-commerce fica cada vez mais viável. Eu acho que eletrônicos e roupas vão ser um ponto de pressão real. Vai ficar cada vez mais difícil justificar o modelo de loja de varejo”.
Minha opinião: Andreessen poderia estar aqui. As grandes lojas mataram os pequenos retalhistas por ter sistemas de inventário e de preços que os pequenos não poderiam igualar. E agora o e-tailers pode levar esse modelo de grande inventário, amarrado com preços em tempo real e combiná-lo com entrega em domicílio para desafiar as grandes lojas.
3. Previsão de Bajarin
Minhas previsões favoritas para 2012 são de Tim Bajarin, que previu o retorno da combinação de tablet e notebook.
A sua previsão: “A combinação dos dispositivos Ultrabook-tablet vai ser um grande sucesso. Ultrabooks com telas destacáveis que se transformam em tablets poderia ser o inesperado sucesso de 2012. Também conhecidos como híbridos, os primeiros modelos deste conceito usaram um ilógico sistema operacional misto; o Windows quando está no modo PC e Android quando está no modo tablet. Mas até o final do ano, o Windows 8 para tablet e Windows 8 para laptops estará fora e esses híbridos serão totalmente compatíveis. Espero ver modelos sólidos deste tipo de híbrido”.
Minha opinião: Sério? Eu não acho que isso faz sentido, mas Tim sabe bem das suas coisas. Ele está colocando muita fé no Windows 8 para reviver um modelo que realmente caiu e se queimou alguns anos atrás. Mas eu sou do grupo que em vez de abandonar o laptop, uma vez que eu também carrego comigo um tablet, simplesmente adiciono um pouco mais de peso na bolsa. Talvez um laptop/tablet facilmente conversível poderia funcionar. Eu gostaria de experimentá-lo.
4. Previsão da Fast
“O negócio social irá decolar em 2012, mas as empresas vão lutar para aprovar. Consultores de gestão serão campeões de iniciativas de “transformação digital”, a fim de ajudar as empresas nos processos de mudança de negócios e comportamento do trabalhador. Mas os ganhos reais serão feitos quando as empresas encontrarem formas de adotar ferramentas de colaboração social sem fazer os trabalhadores mudarem seus hábitos de trabalho diário.”
Minha opinião: Eu gosto da previsão da Fast, que apresenta uma abordagem evolutiva para a criação de um negócio social que pode realmente ser implementado em uma empresa.
E agora aqui estão as três previsões de 2012 feitas por mim:
A. Os tablets vão mudar a sua maneira de trabalhar. Ao invés de sentar em torno de uma sala escura de conferências enquanto faz um duradouro trabalho de tortura em PowerPoint, você poderá reunir-se a qualquer momento. Essas reuniões podem incluir trabalhadores remotos e presenciais, discutindo e passando o conteúdo do tablet de uma forma comum, em vez de fazer encontros como antigamente, que se parecem com palestras de faculdade.
B. Desenvolvimento móvel acontecerá a partir do zero. Um novo ambiente de desenvolvimento irá conduzir novos mercados, a concorrência e as empresas. Novas aplicações que são projetadas para a mobilidade a partir do zero e utilizar conhecimento do local, sistemas de pagamento e acesso a grande data irão forçar as empresas a se reestruturarem em torno da ideia de mobilidade como norma.
C. Bem-vindo à nação consultora. A definição de um empregado está mudando. O ritmo das operações de negócios vai exigir particularmente dos CIOs habilidade para montar grupos de funcionários altamente qualificados e contratados para fornecer novas capacidades corporativas. A capacidade de encontrar, contratar e criar grupos de alta performance em tempo real e depois gerir esses grupos irá desafiar os modelos tradicionais de desenvolvimento e performance.
------------------------------------
Reportagem por Eric Lundquist InformationWeek EUA
Imagem da Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário