quinta-feira, 8 de março de 2012

Vídeo da Comissão Europeia tem circulação suspensa. Peça publicitária mostra Europa atacada por chineses, brasileiros e indianos.
Uma bela mulher (usando o macacão amarelo imortalizado nas telas do cinema por Bruce Lee em O Jogo da Morte, e homenageado por Quentin Tarantino em Kill Bill) caminha sozinha por um galpão abandonado. Subitamente ela é ameaçada pela presença de três homens. O primeiro, um ninja com traços orientais. O segundo, um homem de turbante e portando uma ameaçadora espada. O terceiro é um capoeirista acrobático e musculoso. Sem se intimidar, a mulher se concentra, e se multiplica em vários clones que formam um círculo ao redor do trio. As três figuras se tornam menos ameaçadoras, e os clones se sentam em posição de lótus, antes de se transformarem na bandeira da União Europeia.
O final do comercial que promove a expansão da União Europeia termina com a seguinte mensagem: “quanto maiores formos, mais fortes seremos”. A mensagem pode até ser verdadeira, mas o comercial foi retirado do ar às pressas, graças a uma enxurrada de comentários que acusaram a Comunidade Europeia de racismo e xenofobia.
Recebemos muitas mensagens sobre nosso último vídeo, incluindo algumas que se mostraram preocupadas com a mensagem que estava sendo passada.
O vídeo era uma experiência viral, visando atingir por meio de redes sociais e novas mídias, jovens entre 26 e 24 anos, familiarizados com artes marciais e vídeo games. As reações dentro dessa faixa etária foram positivas, assim como as dos grupos de testes nos quais o vídeo foi testado.
O vídeo apresenta personagens típicos do gênero das artes marciais: mestres de kung fu, kalripayattu e capoeira. Tudo começa com uma demonstração de suas habilidades e termina com todos os personagens demonstrando seu respeito mútuo, numa posição de paz e harmonia. O gênero foi escolhido para atrair os jovens e aumentar sua curiosidade a respeito de uma importante política da União Europeia.
O vídeo não tinha intenção alguma de promover o racismo, e nós obviamente lamentamos que ele tenha sido encarado desta maneira. Pedimos desculpas a qualquer um que tenha se ofendido. Por causa da polêmica, decidimos interromper a campanha imediatamente, e retirar o vídeo de circulação.
A mensagem acima é assinada por Stefano Sannino, diretor-geral do programa de expansão da Comissão Europeia. Nos tempos de crise, é natural que a União Europeia queira se fortalecer, e nada mais natural do que vender essa ideia aos jovens. Artes marciais e vídeo games são uma boa forma de atrair essa faixa etária, além de serem uma linguagem universal (algo importante quando o bloco em questão concentra um número gigantesco de idiomas e dialetos).
No entanto, a mensagem de Sannino se não é mentirosa, é, no mínimo, ingênua. Os três mestres, embora sejam muito habilidosos, não estão apenas demonstrando suas habilidades, e sim ameaçando a pobre mulher indefesa. Ou será que há algum outro motivo para que ela se multiplique em dez, formando um círculo ao redor do trio? E não é preciso ser nenhum gênio para ver que os mestres também não são apenas mestres, mas sim um chinês, um indiano e um brasileiro. China, índia e Brasil são integrantes do grupo dos BRICs, os países emergentes da economia mundial, que estão prosperando e crescendo, enquanto a Europa atravessa maus bocados. O quarto país do grupo, a Rússia, não apareceu no vídeo. Para isso existem duas explicações. Ou não foi possível encontrar um mestre de sambo (a mais famosa arte marcial da Rússia) a tempo, ou ironicamente, o país de Putin e Medvedev pode fazer parte dos planos de expansão da União Europeia. Ambas as opções soam absurdas, mas nada é impossível.
A Europa atravessa uma crise criada por ela mesma, e que apenas ela pode resolver. Ao buscar nos países emergentes um bode expiatório, a Comissão Europeia deu o primeiro tiro no pé. E ao apresentar desculpas esfarrapadas e subestimar a inteligência dos espectadores do vídeo, pode ter dado o segundo.
Veja o vídeo: http://youtu.be/nc62SOMYExA
-------------------------- 
Reportagem Por Felipe Varne
Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/video-da-comissao-europeia-tem-circulacao-suspensa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário