quarta-feira, 21 de março de 2012

Senha do Facebook é exigida em entrevista de emprego

Ex-promotor federal diz que a prática é 'uma flagrante violação de privacidade'

Várias empresas norte-americanas vêm causando polêmica ao exigirem que os candidatos a vagas informem durante as entrevistas de emprego suas senhas do Facebook.
A prática de solicitar a senha de um candidato vem sendo mais adotada por órgãos públicos, principalmente entre policiais e serviços de atendimento a emergências.

‘Violação de privacidade’

O ex-promotor federal Orrin Kerr, que é professor de direito da Universidade George Washington, diz que a prática é “uma flagrante violação de privacidade”. “É como exigir as chaves da casa de alguém”, argumenta o professor.
A legalidade desta prática vem sendo questionada e alguns projetos de lei nos estados de Illinois e Maryland querem proibi-la.

Acordo impede funcionários de criticarem o empregador

Há também casos de empresas que não exigem as senhas do Facebook dos candidatos, mas solicitam que eles adicionem funcionários do departamento de recursos humanos da companhia como seus “amigos” ou mesmo que acessem a rede social na frente do entrevistador.
Quem já está empregado também vem sendo obrigado a cumprir algumas regras. Alguns profissionais estão sendo obrigados a assinar um acordo que os impede de criticar o empregador nas redes sociais.
Há ainda casos de companhias que utilizam programas para vasculhar as informações disponíveis nos perfis dos candidatos no Facebook.
--------------------------------
 http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/senha-do-facebook-e-exigida-em-entrevista-de-emprego/ 
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário