sábado, 18 de agosto de 2012

O impacto da rede na vida real

CULTURA VIRTUAL

 

Encontro em Porto Alegre reúne estrelas da internet e público ávido por informação e diversão obtidas no ciberespaço

Se todos parecem felizes e bonitos no Facebook, é na vida real que se constroem as memórias que não cabem em megabytes. Com experiência de mais de 15 anos na internet, Rene de Paula Jr. abriu o YouPix ontem inspirando a plateia a valorizar mais a desconexão do que a ansiedade de parecer online e atualizado.

Munidos de celulares, tablets – e até papel e caneta – jovens que lotavam o auditório e sentavam até pelo chão pareciam ligados na mensagem. Estudantes ou profissionais recém-formados, da área de comunicação digital em sua maioria, chegaram ávidos por informação e por diversão. O que receberam de Rene foi um choque de realidade:

– Viver em telinhas, onde todo mundo quer parecer mais ou melhor, é tentador, mas na hora de pagar para ver, não importa. Todo mundo diz que quer fazer algo para tornar o mundo melhor, mas como e para quem? É preciso refletir para poder responder.

Em três palcos paralelos lotados, o YouPix é uma concretização dessa proposta: um encontro real e tumultuado de quem trabalha, quer saber como ganhar dinheiro ou simplesmente se diverte e se informa na internet.

Quem não está familiarizado com os conteúdos que fazem sucesso e as gírias da rede talvez se sentisse por fora. Brad Kim, editor do site Know Your Meme, atração internacional que participa hoje do evento, é especialista nessa linguagem. Pesquisa memes, conteúdos que se disseminam e são transformados. Kim percebe que os memes se transformam ferramentas para facilitar conversas:

– Em vez de dar uma longa explicação, colar uma imagem no lugar de um comentário já passa a mensagem.

No YouPix, palavras e expressões que surgiram como memes já são parte da língua corrente. Se o mundo online possibilita convivências entre culturas de todo o mundo, é nos encontros reais que a conexão verdadeira ocorre, insistiu Rene:

РSe a vida real ṇo fosse ṭo legal, voc̻s ṇo estariam todos aqui espremidos.
----------------
barbara.nickel@zerohora.com.br
BARBARA NICKEL
Fonte: ZH on line, 18/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário